sexta-feira, 21 de agosto de 2009

EVENTOS DA EMEB FAUSTO PERRI


Apresentação da peça "O leão e o bicho-homem" pelos alunos do 2º ano A, juntamente com a professora responsável pela turma, Valdirene.

Neste ano, temos estimulado o trabalho com as obras de Monteiro Lobato. Nesta encenação realizada pelos alunos da 4ª série, vemos personagens ilustres desse consagrado escritor, como a Boneca Emília. 4ª série D, professora Liliana.

Peça baseada no texto de Monteiro Lobato "E era onça mesmo", trabalhado pelos alunos da 4ª série B sob supervisão da professora Magda.

Alunos da 2ª série B, professora Rosicler, encenando a peça "O imperador e o rouxinol". É interessante observar o envolvimento total dos alunos neste trabalho e também a melhora de rendimento observada com a execução do projeto.

CURSO DE LIBRAS

A Secretaria Municipal de Educação ofertará a partir da segunda quinzena de setembro, curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, a 30 professores da Rede Municipal de Ensino, que preferencialmente possuam alunos com surdez em sala.
O curso terá como principal objetivo o ensino desta língua, facilitando a comunicação e a inclusão dos alunos com surdez na comunidade escolar.
Os professores interessados deverão entrar em contato com o Serviço de Educação Especial, no telefone: 3636 - 1234 (falar com Mara ou Márcia).

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

VIAGEM CULTURAL A OLÍMPIA


A Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo o projeto "Viagens Culturais" com o objetivo de aprimorar a formação do professor. O projeto é coordenado pela profª Cláudia Colli e oportuniza aos professores conhecer pontos históricos de diferentes regiões como: museus, teatros, exposições culturais, assistir a festivais e locais que desenvolvem as diversas manifestções artísticas.
No dia 15 de agosto um grupo de professores da Rede Municipal visitou o "45º Festival do Folclore" na cidade de Olímpia.
Em breve será divulgado o cronograma das próximas viagens culturais.

Museu da cidade de Olímpia - Peças da Tradição Caipira

Marisa Pacheco, Profª Coord. de Educação Infantil e Cláudia Colli, Profª Coord. do
Projeto Viagens Culturais.

Grupo de Dança do Rio GRande do Sul

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AÇÕES DA EJA

A Divisão de Educação para o Trabalho / EJA, começou a articular ações previstas no Projeto "Repensando a EJA em Araçatuba: Vencendo o Analfabetismo". Em 04/08 divulgamos para as Diretoras das escolas municipais a importância da participação das UEs na localização dos analfabetos. Os alunos poderão auxiliar nessa ação, divulgando a necessidade de parentes, conhecidos, vizinhos etc se alfabetizarem. Poderão usar para isso a ficha de localização dessas pessoas ou algum texto feito pela escola. Como exemplo, temos a EMEB Profa. Leda A. Lima Martins que, logos após o I Seminário, localizou 8 interessados em fazer a EJA.
Outro exemplo, foi do PROCON, que, através do atendimento realizado aos munícipes, localizou 45 pessoas que freqüentarão um dos cursos da EJA.
Realizamos em 12/08 outra reunião. Desta vez com os representantes da Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria de Saúde e Higiene Pública, Secretaria de Esporte e Recreação, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura, para a mobilização e sensibilização na localização de analfabetos. Essas secretarias realizam diversos programas com contato direto com milhares de pessoas e poder-se-á, então, contatar grande parte dessas pessoas que queremos atingir.
No dia 25/08 acontecerá outra reunião, desta vez com Instituições da Sociedade ( sindicatos, igrejas, associações de moradores e do comércio e indústria etc) com o mesmo foco: sensibilizá-los para a localização dos analfabetos de Araçatuba
No mês de agosto serão realizadas também visitas à CPFL, DAEA, Diretoria de Ensino, jornais, TVs, rádios, Correio etc para auxiliarem nessas ações.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão...”
Paulo Freire

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

GRUPOS DE ESTUDO

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES DA REDE DO ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PARA OS GRUPOS DE ESTUDO EM "LEITURA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL". OS ENCONTROS ACONTECERÃO ÀS 5ªS FEIRAS, A PARTIR DAS 15H, NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
OS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA TARDE E EFETIVAR SUA INSCRIÇÃO COM O PROF. ANTONIO LUCENI.

CONCURSO DE REDAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE REDAÇÃO
“MEMÓRIAS DE PROFESSOR"

DOS OBJETIVOS
1. O presente Concurso busca valorizar e estimular a relação entre PROFESSOR e seu ambiente de trabalho, por vezes, harmônica e simpática. Busca, ainda, motivar a produção e criação escrita por meio do exercício do olhar para o cotidiano escolar.
DAS INSCRIÇÕES
2. O 1º Concurso de Redação “Memórias de professor” da Secretaria Municipal de Educação, Coordenação de Projetos de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil, destinado única e exclusivamente aos professores em exercício da Rede Municipal de Ensino, terá suas inscrições abertas no período de 10 de agosto a 18 de setembro de 2009, em horário comercial. A inscrição será efetivada mediante a entrega do texto que deverá obedecer às seguintes normas:
2.1. O tema da redação é livre, desde que faça alusão à escola e seu universo. O importante é que o professor descreva sua relação na escola desde seu ingresso como aluno e/ou até os dias atuais.
2.2. Os textos deverão ser originais, digitados em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, com até 2500 caracteres, contando com os espaços, em prosa ou em verso.
2.3. Não serão aceitas inscrições após a data término do Concurso, ou seja, 18 de setembro de 2009. As produções entregues após esta data não serão aceitas, portanto, desclassificadas.
2.4. Os textos deverão ser entregues impressos em papel A4, em 3 vias, em envelope grande lacrado, com pseudônimo por fora, à escolha do professor participante. Num envelope pequeno, lacrado e colocado dentro do envelope maior, devem constar os dados do participante, a saber: Pseudônimo escolhido, nome completo, RG, telefones para contato, e-mail, escola a que pertence.
NÃO COLOQUE NOME por fora dos envelopes, somente pseudônimo. Isso garantirá a lisura e imparcialidade na seleção dos textos.
3. Cada professor poderá participar com apenas 01(um) texto.
4. As produções selecionadas serão divulgadas no blog (www.seceducacaoata.blogspot.com) da Secretaria de Educação. Uma cópia de cada texto ficará nos arquivos da Secretaria de Educação e as demais serão reaproveitadas na reciclagem.
5. Para participar do Concurso, o professor deverá pertencer à Rede Municipal de Ensino de Araçatuba e estar atuando em sala de aula. Não poderão participar deste Concurso os profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.
6. O concorrente deverá entregar seu texto na Secretaria de Educação, à Rua São Paulo, 728, Vila Mendonça, Araçatuba/SP, A/C Prof. Antonio Luceni. No ato da inscrição será entregue um protocolo de inscrição que deverá ser guardado pelo concorrente para fins de comprovação de inscrição.
7. As redações serão julgadas por uma comissão composta por professores e escritores devidamente qualificados para tal fim. A decisão da comissão julgadora será considerada irrevogável, não cabendo por parte do participante qualquer tipo de ação recorrente.
8. A redação será desclassificada caso a comissão perceba que a mesma foi transcrição ou oriunda de fontes determinadas.
9. O texto produzido será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
a) Adequação à proposta solicitada.
b) Progressão discursiva, inventividade, originalidade, criatividade...
c) Coesão (ligação de ideias, substituição...)
d) Coerência (clareza, organização das ideias)
e) Gramática do texto (acentuação, ortografia, pontuação, concordância, regência)
DA PREMIAÇÃO
10. Serão premiadas 10 produções, da seguinte forma:
06 serão selecionadas/premiadas com 01 (um) microcomputador cada uma + Certificado de Participação + Troféu; 04 serão selecionadas/premiadas com livros + Menção Honrosa + Troféu, que serão entregues em cerimônia com data e local a serem definidos e divulgados no blog da Secretaria de Educação com bastante antecedência ao evento.



Araçatuba, 07 de agosto de 2009.

CONCURSO DE REDAÇÃO PARA OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE REDAÇÃO
“HISTÓRIAS QUE A GENTE VIVE NA ESCOLA"

DOS OBJETIVOS
1. O presente Concurso busca valorizar e estimular a relação entre ALUNO e seu ambiente de estudo, por vezes, harmônica e simpática. Busca, ainda, motivar a produção e criação escrita por meio do exercício do olhar para o cotidiano escolar.
DAS INSCRIÇÕES
2. O 1º Concurso de Redação “Histórias que a gente vive na escola” da Secretaria Municipal de Educação, Coordenação de Projetos de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil, destinado única e exclusivamente aos estudantes das 3ªs e 4ªs séries da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba, terá suas inscrições abertas no período de 16 de setembro a 23 de outubro de 2009, em horário comercial, e deverão obedecer às seguintes normas:
2.1. O tema da redação é livre, desde que faça alusão à escola e seu universo. O importante é que o aluno descreva sua relação com a escola de forma simpática ou não, de forma fantasiosa ou realística, no ano corrente ou em anos anteriores.
2.2. Os textos deverão ser originais, digitados em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, com até 2500 caracteres, contando com os espaços, em prosa ou em verso.
2.3. Não serão aceitas inscrições após a data término do Concurso, ou seja, 23 de outubro de 2009. As produções entregues após esta data não serão aceitas, portanto, desclassificadas.
2.4. As produções dos alunos passarão por uma primeira seleção na própria unidade escolar, com base nos critérios propostos para seleção neste Regulamento. Serão inscritos na Secretaria Municipal de Educação somente 01 (um) texto de cada série e turma, obedecendo à proposta, isto é, 3ªs e 4ªs séries.
2.5. Os textos deverão ser entregues impressos em papel A4, em 3 vias, em envelope grande lacrado, com o nome da escola do lado de fora e todos os textos juntos no mesmo envelope, contendo em cada uma das produções: Nome da EMEB, nome completo da criança, série e período em que estuda, nome do(a) professor(a) da sala, telefone da EMEB, assinatura do pai ou responsável autorizando divulgação do texto (caso seja selecionado).
3. Cada aluno inscrito poderá participar com apenas 01 (um) texto.
4. As produções selecionadas serão divulgadas no blog da Secretaria de Educação (www.seceducacaoata.blogspot.com). Uma cópia de cada texto ficará nos arquivos da Secretaria de Educação e as demais serão reaproveitadas na reciclagem.
5. Para participar do Concurso, o aluno deverá pertencer à Rede Municipal de Ensino de Araçatuba e estar frequentando normalmente às aulas.
6. As inscrições dos alunos serão efetivadas mediante a entrega dos textos pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico da Unidade escolar, todas juntas, em envelope grande na Secretaria de Educação, à Rua São Paulo, 728, Vila Mendonça, Araçatuba/SP, A/C Prof. Antonio Luceni. No ato da inscrição será entregue um protocolo de inscrição que deverá ser guardado para fins de comprovação de inscrição.
7. As redações serão julgadas por uma comissão composta por professores e escritores devidamente qualificados para tal fim. A decisão da comissão julgadora será considerada irrevogável, não cabendo por parte do participante qualquer tipo de ação recorrente.
8. A redação será desclassificada caso a comissão perceba que a mesma foi transcrição ou oriunda de fontes determinadas.
9. O texto produzido será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
a) Adequação à proposta solicitada.
b) Progressão discursiva, inventividade, originalidade, criatividade...
c) Coesão (ligação de ideias, substituição...)
d) Coerência (clareza, organização das ideias)
e) Gramática do texto (acentuação, ortografia, pontuação, concordância, regência)
DA PREMIAÇÃO
10. Serão premiadas 10 produções, da seguinte forma:
06 serão premiadas com 01 (um) microcomputador cada uma, + Certificado de Participação + Troféu; 04 serão premiadas com livros + Menção Honrosa + Troféu, que serão entregues em cerimônia do aniversário da cidade no dia 02 de dezembro de 2009 e divulgados no blog da Secretaria de Educação com bastante antecedência ao evento.



Araçatuba, 07 de agosto de 2009.

FOLCLORATA

Informamos que todas as atividades relacionadas ao Folclore, que seriam realizadas nos dias 12, 13, 14 e 22 de agosto, foram canceladas devido a suspensão das aulas, conforme orientação do Ministério da Saúde

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Novos olhares para Educação Infantil


Pensando na importância do cuidar e educar na Educação Infantil, bem como na valorização das berçaristas e recreacionistas da rede municipal de Araçatuba, nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2009, foi promovido um curso de capacitação no UNITOLEDO, que contou com o desempenho da Equipe de Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e da Equipe Multidisciplinar (terapeutas ocupacionais e psicólogas) da Secretaria de Educação.
Houve ainda a participação de convidados especiais como: a terapeuta ocupacional Rosana Heraki Pandini; o diretor do CEMFICA-CSU Sandoval Júnior G. dos Santos e a berçarista Maísa Cristina dos Reis Souza.
Foram verdadeiros momentos de descontração com músicas, atrelados a reflexões por meio de palestras que enfatizaram “a importância do toque”.
As oficinas abordaram a rotina destas “agentes educacionais”, num olhar especial para a qualidade da formação de crianças a partir do afeto recebido por todos os adultos que as rodeiam.

“Assim como cada gota de mel é capaz de atrair muito mais que um balde de fel, cada dia de seu trabalho tem o poder de transformar a vida de muitas crianças”.