sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AÇÕES DA EJA

A Divisão de Educação para o Trabalho / EJA, começou a articular ações previstas no Projeto "Repensando a EJA em Araçatuba: Vencendo o Analfabetismo". Em 04/08 divulgamos para as Diretoras das escolas municipais a importância da participação das UEs na localização dos analfabetos. Os alunos poderão auxiliar nessa ação, divulgando a necessidade de parentes, conhecidos, vizinhos etc se alfabetizarem. Poderão usar para isso a ficha de localização dessas pessoas ou algum texto feito pela escola. Como exemplo, temos a EMEB Profa. Leda A. Lima Martins que, logos após o I Seminário, localizou 8 interessados em fazer a EJA.
Outro exemplo, foi do PROCON, que, através do atendimento realizado aos munícipes, localizou 45 pessoas que freqüentarão um dos cursos da EJA.
Realizamos em 12/08 outra reunião. Desta vez com os representantes da Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria de Saúde e Higiene Pública, Secretaria de Esporte e Recreação, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura, para a mobilização e sensibilização na localização de analfabetos. Essas secretarias realizam diversos programas com contato direto com milhares de pessoas e poder-se-á, então, contatar grande parte dessas pessoas que queremos atingir.
No dia 25/08 acontecerá outra reunião, desta vez com Instituições da Sociedade ( sindicatos, igrejas, associações de moradores e do comércio e indústria etc) com o mesmo foco: sensibilizá-los para a localização dos analfabetos de Araçatuba
No mês de agosto serão realizadas também visitas à CPFL, DAEA, Diretoria de Ensino, jornais, TVs, rádios, Correio etc para auxiliarem nessas ações.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão...”
Paulo Freire

0 comentários: