segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CONCURSO DE REDAÇÃO PARA OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE REDAÇÃO
“HISTÓRIAS QUE A GENTE VIVE NA ESCOLA"

DOS OBJETIVOS
1. O presente Concurso busca valorizar e estimular a relação entre ALUNO e seu ambiente de estudo, por vezes, harmônica e simpática. Busca, ainda, motivar a produção e criação escrita por meio do exercício do olhar para o cotidiano escolar.
DAS INSCRIÇÕES
2. O 1º Concurso de Redação “Histórias que a gente vive na escola” da Secretaria Municipal de Educação, Coordenação de Projetos de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil, destinado única e exclusivamente aos estudantes das 3ªs e 4ªs séries da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba, terá suas inscrições abertas no período de 16 de setembro a 23 de outubro de 2009, em horário comercial, e deverão obedecer às seguintes normas:
2.1. O tema da redação é livre, desde que faça alusão à escola e seu universo. O importante é que o aluno descreva sua relação com a escola de forma simpática ou não, de forma fantasiosa ou realística, no ano corrente ou em anos anteriores.
2.2. Os textos deverão ser originais, digitados em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, com até 2500 caracteres, contando com os espaços, em prosa ou em verso.
2.3. Não serão aceitas inscrições após a data término do Concurso, ou seja, 23 de outubro de 2009. As produções entregues após esta data não serão aceitas, portanto, desclassificadas.
2.4. As produções dos alunos passarão por uma primeira seleção na própria unidade escolar, com base nos critérios propostos para seleção neste Regulamento. Serão inscritos na Secretaria Municipal de Educação somente 01 (um) texto de cada série e turma, obedecendo à proposta, isto é, 3ªs e 4ªs séries.
2.5. Os textos deverão ser entregues impressos em papel A4, em 3 vias, em envelope grande lacrado, com o nome da escola do lado de fora e todos os textos juntos no mesmo envelope, contendo em cada uma das produções: Nome da EMEB, nome completo da criança, série e período em que estuda, nome do(a) professor(a) da sala, telefone da EMEB, assinatura do pai ou responsável autorizando divulgação do texto (caso seja selecionado).
3. Cada aluno inscrito poderá participar com apenas 01 (um) texto.
4. As produções selecionadas serão divulgadas no blog da Secretaria de Educação (www.seceducacaoata.blogspot.com). Uma cópia de cada texto ficará nos arquivos da Secretaria de Educação e as demais serão reaproveitadas na reciclagem.
5. Para participar do Concurso, o aluno deverá pertencer à Rede Municipal de Ensino de Araçatuba e estar frequentando normalmente às aulas.
6. As inscrições dos alunos serão efetivadas mediante a entrega dos textos pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico da Unidade escolar, todas juntas, em envelope grande na Secretaria de Educação, à Rua São Paulo, 728, Vila Mendonça, Araçatuba/SP, A/C Prof. Antonio Luceni. No ato da inscrição será entregue um protocolo de inscrição que deverá ser guardado para fins de comprovação de inscrição.
7. As redações serão julgadas por uma comissão composta por professores e escritores devidamente qualificados para tal fim. A decisão da comissão julgadora será considerada irrevogável, não cabendo por parte do participante qualquer tipo de ação recorrente.
8. A redação será desclassificada caso a comissão perceba que a mesma foi transcrição ou oriunda de fontes determinadas.
9. O texto produzido será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
a) Adequação à proposta solicitada.
b) Progressão discursiva, inventividade, originalidade, criatividade...
c) Coesão (ligação de ideias, substituição...)
d) Coerência (clareza, organização das ideias)
e) Gramática do texto (acentuação, ortografia, pontuação, concordância, regência)
DA PREMIAÇÃO
10. Serão premiadas 10 produções, da seguinte forma:
06 serão premiadas com 01 (um) microcomputador cada uma, + Certificado de Participação + Troféu; 04 serão premiadas com livros + Menção Honrosa + Troféu, que serão entregues em cerimônia do aniversário da cidade no dia 02 de dezembro de 2009 e divulgados no blog da Secretaria de Educação com bastante antecedência ao evento.



Araçatuba, 07 de agosto de 2009.

0 comentários: