As redações participantes do 1º Concurso de Redação "Memórias de professor" já foram selecionadas e, em breve, serão divulgados os resultados, bem como local e data da premiação. A Comissão Selecionadora dos textos foi composta por Antonio Luceni (presidente/SE), Roberta Caetano (SE), Marilene Boraschi (SE), Marilurdes Martins Campezi (AAL) e Valdir Mendonça (Unitoledo). Agradecemos a participação de todos os professores inscritos e aos profissionais que compuseram a banca.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
CONCURSO DE REDAÇÃO DOS PROFESSORES
GRUPO DE ESTUDO EM LEITURA E LITERATURA INFANTIL
O grupo de Estudo em Leitura e Literatura Infantil da Secretaria de Educação composto por Diretoras, Coordenadoras Pedagógicas, Supervisora de Ensino e professoras está desenvolvendo várias reflexões a partir dos dois eixos citados. Entre as várias ações, destacamos a discussão e aplicação de propostas apresentadas pelos profissionais diretamente nas HTPCs das EMEBs envolvidas. Parabéns ao grupo por dedicar parte do tempo semanal no estudo de temas que atendem diretamente aos interesses e necessidades de nossas escolas.
VISITA AO CELLIJ - UNESP
Recentemente a Diretora de Educação e Ensino, Patrícia Cardoso, e o Coordenador dos Projetos de Leitura da Secretaria de Educação, Antonio Luceni, estiveram conhecendo as dependências do Centro de Estudo e Pesquisa em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Estadual Paulista, UNESP, de Presidente Prudente/SP. Na ocasião, foram recebidos pela Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, Coordenadora e Responsável pelo CELLIJ. Dos vários temas discutidos pelo grupo destacam-se o trabalho que o Centro desenvolve nos espaços de leitura existentes nas escolas e com estratégias de leitura metacognitiva, objeto do mais recente pós-doutorado da Profa. Renata Junqueira, nos Estados Unidos.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
ENCERRAMENTO DA 5ª SEMANA TIÃO CARREIRO
No dia 18 de outubro de 2009 foram encerradas as homenagens ao compositor e cantor Tião Carreiro no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
Às 10 horas, a cavalgada composta por 8 comitivas (formadas por burros, mulas, bois e cavalos) saíram do Posto Absoluto, percorrendo as principais ruas da cidade, com destino ao Recinto de Exposições.
Chegando ao Recinto, todos os cavaleiros receberam a benção do Padre Orlando Maffei e em seguida iniciaram a preparação do almoço para o Concurso da Queima do Alho.
Durante todo o dia, duplas de violeiros se apresentaram cantando as músicas mais conhecidas de Tião Carreiro.
Várias apresentações enriqueceram a programação dos festejos da 5ª Semana Tião Carreiro, entre elas, a apresentação de catira das escolas EMEB Joanita Galvão Sampaio a EMEB Prof. Darcy Fontanelly.
Alunos da EMEB Prof. Darcy Fontanelly
Alunos da EMEB Joanita Galvão Sampaio
A secretária da educação Profª Beatriz Soares Nogueira, prestigiou o evento e entregou aos professores, coordenadoras e diretoras o Troféu Tião Carreiro como forma de agradecimento pelo empenho na participação do evento.
Também houve a apresentação do grupo de catira “Novos Araçás” formado por professores de Educação Física e Arte.
No encerramento, as comitivas foram premiadas com troféus a as três melhores receberam um prêmio em dinheiro.
Os organizadores Mauro Rico (Programação Musical), Carlos Nova (Deptº de Turismo), Hélio Consolaro (Secretário da Cultura), Cláudia Colli (profª responsável pelo resgate da Cultura de Raiz) e Antônio Carlos (SIRAN) avaliaram a 5ª Semana Tião Carreiro como “MUITO POSITIVA A FESTA DESSE ANO E ESPERAMOS AUMENTÁ-LA NO ANO DE 2010”.
PLANTIO DE ÁRVORES NA EMEB PROF. MÁRIO DE MOURA
Refletindo sobre a melhoria da qualidade do ar que respiramos, a diminuição do aquecimento global, melhor qualidade de vida e preservação de várias espécies de aves, a EMEB Prof. Mário de Moura realizou no último dia 09 de outubro de 2009, o plantio de 120 mudas de árvores.
O evento contou com a presença do Prefeito Cido Sério, Secretário do Desenvolvimento Econômico, Sílvio de Simoni Garcia, Chefe de Divisão de Proteção Ambiental Jorge Hector Rozas , Chefe de Serviço de Educação Ambiental José Luis de Carvalho Sales, a Diretora Márcia e Coordenadora Regiane, professores e alunos da escola, os quais realizaram um excelente trabalho de conscientização.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
SABER 2009
No período de 17 a 19 de setembro de 2009 aconteceu o XIII Congresso e Feira de Educação SABER/2009, tendo como tema: “A mente que aprende sabe ensinar – o saber como agente de transformação”.
O evento aconteceu no Centro de Exposições – Rodovia dos Imigrantes em São Paulo e contou com a presença de vários palestrantes, entre eles Mário Sérgio Cortella, que trouxe uma reflexão sobre os riscos do “envelhecimento” das nossas práticas e a ameaça da sedimentação de ações pedagógicas ultrapassadas.
Participaram do Congresso professoras, coordenadoras , diretores e supervisoras da Rede Municipal de Ensino.
Coordenadora Cleuza (EMEB Victor Ribeiro Mazzei), Coordenadoras Leila Cristina de Freitas Machado e Ana Lídia Postigo Roque (Secretaria de Educação), Diretora Maria Denise Souza Hassegawa (EMEB Mariana Z. Venturolli) e o palestrante Mário Sérgio Cortella.
Tião Carreiro permanece vivo na memória dos alunos da rede pública
O auditório da Secretaria Municipal da Educação recebeu na manhã de quarta-feira (14), cerca de 50 alunos das escolas de tempo integral (ETI) da rede municipal de ensino. A vida, carreira e músicas de “Tião Carreiro” foi o tema das apresentações dos alunos, que junto com professores e monitores fizeram um lindo trabalho resgatando a cultura sertaneja.
O evento contou com a presença do Coordenador das ETI, Ricardo Luis de Andrade, a coordenadora do projeto “Cultura de Raiz” Claudia Colli e da secretária da educação Profª. Beatriz Soares Nogueira, além da imprensa local.
Cartazes e painéis com desenhos e frases sobre “Tião Carreiro”, confeccionados pelos próprios alunos enfeitavam o auditório.
As escolas Victor Ribeiro Mazzei, Cristiano Olsen, Antonio Rodrigues Martins Neto e Joaquim Dibo, resgataram através da dança, músicas e teatros, a cultura sertaneja. Músicas como “Amargurado” e “Cabelo Loiro”, fizeram parte do repertório das apresentações.
Alunos e professores se emocionaram com as apresentações, que mostrou de forma criativa, a vida de um dos artistas que mais contribuiu para a cultura sertaneja. “A volta que o mundo dá”, foi o tema de uma das apresentações que contou a passagem do então artista por Araçatuba.
O coordenador das ETIs, Ricardo Luis de Andrade, ressaltou que o objetivo desse trabalho é resgatar a cultura raiz entre os alunos, escola e família. Além dos alunos que se apresentaram, estão envolvidos no projeto 800 alunos, da rede municipal.
O trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo e Lazer teve o encerramento no dia 18 (domingo), no recinto de exposição, Clibas de Almeida Prado, com apresentações de grupos de catira, músicas sertanejas e concurso da “Queima do Alho”.
Alunos das ETIs que participaram e prestigiaram o evento
Teatro apresentado pelos alunos da EMEB Joaquim Dibo que conta passagens das canções de Tião Carreiro.
“É muito bom que os alunos tenham esse contato com a música sertaneja, pois o contato cultural que a escola está proporcionando aos alunos é de grande importância para a formação de toda criança”, menciona a secretaria da Educação Profª. Beatriz Soares Nogueira que agradeceu e parabenizou os esforços de todos pelo trabalho desenvolvido.
Estagiário de jogos recreativos (dama)Maurílio Gimenez da EMEB Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, que também interpreta as canções de Tião Carreiro.
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
Alunos do 2º ano C da EMEB Prof. Leda Aparecida Lima Martins, acompanhados pela prof. Alexandra Aparecida Borborema encerraram o Projeto de Leitura e Escrita na Feira Itinerante de Troca de Livros promovida pelo SENAC/Araçatuba/SP, no dia 07/10/2009.
O projeto contempla a vivência e o contato dos alunos como poesias de diversos autores, tendo como objetivo maior a importância dos mesmos exercerem o papel de leitores e também de escritores.
Segundo a professora “as crianças sentem-se bastante atraídas por esse tipo de texto, pois já os conhecem na forma musical.”
As poesias memorizadas e repetidas possibilitam as crianças refletirem a forma e os aspectos sonoros da linguagem como ritmos e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.
As crianças apresentaram poesias de José Paulo Paes e músicas de Vinicius de Moraes.
A professora Alexandra, seus alunos e alguns momentos das apresentações
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
CURSO DE LIBRAS
Com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido às pessoas com surdez que buscam os serviços públicos municipais e em cumprimento à Lei Municipal 5345/1998, a Secretaria Municipal de Educação, através do Serviço de Educação Especial, está oferecendo um Curso de LIBRAS – Básico I, para atendentes e recepcionistas da Prefeitura Municipal de Araçatuba (Secretarias, DAEA, PROCON).
Este curso terá duração de 30 horas e será realizado às quintas-feiras, das 13h30 as 16h30, a partir do dia 22/10/09, na Secretaria Municipal de Educação, sito à Rua São Paulo, 728.
O curso será ministrado pela professora de educação especial, Laudinete da Silva Néry.
CONCURSO ‘PREVENÇÃO ÀS DROGAS’
A parceria da Secretaria de Educação e do Comitê Municipal Antidrogas (COMAD) representada pela Psicóloga da Educação Luciana Ruas Esgalha pode colher seus primeiros frutos com a realização do concurso “Prevenção às Drogas” que teve início na Semana Nacional Antidrogas, de 19 a 26 de junho de 2009.
O concurso consistiu na divulgação da prevenção às Drogas, na rede municipal de ensino, onde o trabalho das escolas resultou na elaboração de frases e desenhos feitos pelos alunos.
Para a finalização do mesmo, cada escola enviou à Secretaria de Educação sua frase ou desenho, dos quais 10 frases e 10 desenhos foram selecionados no dia 30 de setembro de 2009, pela Psicóloga Luciana com a colaboração das equipes de Coordenação Pedagógica Infantil e Fundamental, representadas por Marisa Rodrigues Pacheco Silva, Roberta Caetano da Silveira e Cláudia Lenira Castilho Taiacol .
Os 20 alunos selecionados receberam como prêmio uma viagem a Bauru com o intuito de conhecerem o Zoológico e o Shopping da cidade. O passeio foi realizado no dia 07 de outubro de 2009, com muito entusiasmo.
“Estou certa de que esse foi um trabalho relevante, mas que consistiu no primeiro passo; acredito que os próximos trabalhos que faremos terão maior impacto social”. Luciana Ruas Esgalha
Acompanhe alguns momentos deste passeio...
As crianças premiadas, acompanhadas de seus responsáveis e da equipe da Secretaria de Educação
A bióloga Samanta, monitorou o passeio pelo zoológico
As crianças se lancharam e se divertiram na Lanchonete Girafa's, no Bauru Shopping
A psicóloga Luciana e as coordenadora Roberta, Cláudia e Marisa, que acompanharam as crianças durante o passeio.
" A viagem foi apenas uma forma de parabenizar os alunos que tanto se empenharam para que o concurso fosse um sucesso e estou certa de que outros trabalhos como este serão desenvolvidos", ressalta a Secretária da Educação Profª Beatriz Soares Nogueira
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Secretaria da Educação e Coan promovem evento sobre alimentação saudável
A Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Coan – Alimentos e Serviços (empresa responsável pela distribuição da merenda escolar na rede municipal de ensino) estão promovendo desde a última segunda-feira (5), apresentações de teatro em todas as escolas municipais de ensino fundamental.
Para sensibilizar as crianças, é apresentada uma peça teatral com o grupo “Turma da Marianinha” que passa orientações sobre a importância dos alimentos. A peça tem proporcionado às crianças momentos divertidos de alegria e descontração com os personagens “Marianinha”, “Albertino”, “Leão Fortão”, “Espantalino” e a cobra “Jururuca”, que são representados por bonecos feitos de diversos materiais inspirados no folclore pernambucano e conta as aventuras da Marianinha, uma menina “teimosinha” de cinco anos que adora doces, balas e que muda seus conceitos radicalmente após conhecer “Seu” Albertino, um cozinheiro muito bondoso que ama ensinar sobre a importância de uma boa alimentação. Os personagens “Leão Fortão” representa as proteínas, “Espantalino” interpreta as vitaminas e sais minerais e a “Cobra Jururuca”, que persegue as crianças que não gostam de comer frutas, verduras e legumes.
Além da peça teatral, os alunos recebem um livro intitulado “Comer Brincando”, que complementa através de ilustrações, os tipos de alimentos.
Até a presente data já foram visitadas cinco Escolas do ensino básico e infantil.
Segundo a secretária da educação, Profª. Beatriz Soares Nogueira, este evento vem de encontro com a programação da semana da criança, além de ser educativa.
O evento estará sendo realizado até o dia 23 outubro sob o acompanhamento da nutricionista da rede municipal de ensino Cássia Moreira.
Por: Rafaela Candido
Estagiária de Jornalismo
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Projeto Parceirinhos da Escola - EMEB Egles Gabas de Carvalho
Esse projeto nasceu da falta que a escola tem de funcionários nos seus vários setores.
O projeto conta com alunos das 4ªs séries que oferecem seus préstimos no período inverso da sala de aula por duas horas apenas, sendo que os alunos do período da manhã colaboram à tarde das 13h30 às 15h30 e os alunos do período da tarde, de manhã das 9h às 11h.
Beatriz nossa Contadora de Histórias:
Parceirinha Júlia, incentivando a aluninha do 1º ano na hora da merenda:
A direção da escola tem encarado esse projeto de forma positiva para ambas as partes, ou seja: preparamos nossos alunos para a cidadania e em troca contamos com sua preciosa colaboração ajudando no recreio, na biblioteca, no refeitório, na sala de vídeo, etc.
Os recreios são separados em três etapas por período e as atividades aos Parceirinhos atribuídas são: ajudar e orientar no refeitório, nos banheiros no bebedouro, contar ou ler histórias, organizar, distribuir e monitorar leituras de livros, gibis e jogos tais como: quebra cabeça, memória, palito, dominó, dama, trilha e outros tantos.
Antes de cada recreio elas organizam estratégicamente os jogos ou livros pelo chão do pátio...
Recreio dirigido por parceirinhos é outra coisa...
É claro que foi preciso um trabalho sistemático junto aos alunos pra que todos assimilassem o papel dos Parceirinhos e hoje, é visível como isso foi entendido.
Ana Beatriz orientando... Higiene é fundamental!
Camila organizando os pratos da merenda:
O projeto está dando tão certo que nossos ex-alunos e até de outras EMEBs vizinhas estão vindo à escola oferecendo-se no projeto.
É válido lembrar que todos os alunos foram devidamente autorizados pelos pais que aprovam a iniciativa da escola sendo que alguns vieram pedir pra que sua criança seja inserida.