terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tião Carreiro permanece vivo na memória dos alunos da rede pública

O auditório da Secretaria Municipal da Educação recebeu na manhã de quarta-feira (14), cerca de 50 alunos das escolas de tempo integral (ETI) da rede municipal de ensino. A vida, carreira e músicas de “Tião Carreiro” foi o tema das apresentações dos alunos, que junto com professores e monitores fizeram um lindo trabalho resgatando a cultura sertaneja.
O evento contou com a presença do Coordenador das ETI, Ricardo Luis de Andrade, a coordenadora do projeto “Cultura de Raiz” Claudia Colli e da secretária da educação Profª. Beatriz Soares Nogueira, além da imprensa local.
Cartazes e painéis com desenhos e frases sobre “Tião Carreiro”, confeccionados pelos próprios alunos enfeitavam o auditório.
As escolas Victor Ribeiro Mazzei, Cristiano Olsen, Antonio Rodrigues Martins Neto e Joaquim Dibo, resgataram através da dança, músicas e teatros, a cultura sertaneja. Músicas como “Amargurado” e “Cabelo Loiro”, fizeram parte do repertório das apresentações.
Alunos e professores se emocionaram com as apresentações, que mostrou de forma criativa, a vida de um dos artistas que mais contribuiu para a cultura sertaneja. “A volta que o mundo dá”, foi o tema de uma das apresentações que contou a passagem do então artista por Araçatuba.
O coordenador das ETIs, Ricardo Luis de Andrade, ressaltou que o objetivo desse trabalho é resgatar a cultura raiz entre os alunos, escola e família. Além dos alunos que se apresentaram, estão envolvidos no projeto 800 alunos, da rede municipal.
O trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo e Lazer teve o encerramento no dia 18 (domingo), no recinto de exposição, Clibas de Almeida Prado, com apresentações de grupos de catira, músicas sertanejas e concurso da “Queima do Alho”.

Alunos das ETIs que participaram e prestigiaram o evento

Teatro apresentado pelos alunos da EMEB Joaquim Dibo que conta passagens das canções de Tião Carreiro.




“É muito bom que os alunos tenham esse contato com a música sertaneja, pois o contato cultural que a escola está proporcionando aos alunos é de grande importância para a formação de toda criança”, menciona a secretaria da Educação Profª. Beatriz Soares Nogueira que agradeceu e parabenizou os esforços de todos pelo trabalho desenvolvido.

Estagiário de jogos recreativos (dama)Maurílio Gimenez da EMEB Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, que também interpreta as canções de Tião Carreiro.

0 comentários: