terça-feira, 10 de novembro de 2009

Torneio de Damas motiva alunos da rede



Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Escolinha de Dama e Xadrez de Araçatuba, está promovendo um Torneio de Damas para os alunos das escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. O torneio, que é realizado aos sábados, recebe aproximadamente 30 alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

Antes e durante as competições, os alunos recebem orientações de professores da Secretaria de Esportes e Lazer. Os vencedores de cada torneio recebem medalhas e apostilas, com orientações e dicas sobre o jogo. Um dos diretores do projeto, Maurílio Flores Gimenez, ressalta a importância do jogo: “O Jogo de Damas é uma atividade que visa aumentar o poder de concentração e raciocínio do aluno e tem o poder de não apenas educar, como também de formar cidadãos”. Gimenez também é estagiário de Educação Física na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei e diz que torneios de Dama já foram realizados na escola.

É o primeiro ano em que a Secretaria da Educação participa do projeto, mas, segundo Gimenez, a parceria está prevista até 2011 - com o apoio do prefeito Cido Sério e seu vice, Carlos Hernandes.


Nas unidades escolares, pais e alunos recebem orientações sobre a importância dessa modalidade para a formação social e psicológica do aluno.

Para Gimenez, a modalidade é vista com “bons olhos” pelos alunos. “Formar campeões para o esporte e para a vida. Esse é o nosso objetivo”, afirma. A Escolinha de Dama e Xadrez conta com dois computadores, que possibilita a interatividade entre
jogadores de vários países do mundo, através de jogos online.

A Escolinha de Dama e Xadrez está localizada na rua XV de novembro, 73, onde funciona todos os sábados, no seguinte horário: 08h às 16h. Além da EMEB Monsenhor Victor Mazzei, a EMEB Prof. Antonio Rodrigues Martins Neto e a EMEB Prof. Joaquim Dibo também participam do projeto.

Rafaela Candido
Secretaria Municipal da Educação

0 comentários: