quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PREMIAÇÃO DOS CONCURSOS DE REDAÇÃO


Na próxima sexta-feira, 18/12, a partir das 15h, na sede da Secretaria Municipal da Educação acontecerá a premiação dos Concursos de Redação "Memórias de professor" (voltado para os professores da Rede) e "Histórias que a gente vive na escola" (dirigido aos alunos da Rede Municipal de Ensino). No concurso voltado para os professores, tiveram seus textos selecinados Mara Pedrita Frazille Silva e Andréia Liranço (EMEB Sônia Maria Corrêa), Adriana Cristina Rodrigues (EMEB Jacinto Guilherme de Moura), Luciana Sala Riguetti (EMEB Selma Maria Trevelim de Jesus), Cláudio César Pereira Cristal (EMEB Índio Poti) e Valdirene Mendonça Stábile (EMEB Fausto Perri). Todos os professores que tiveram seus textos selecionados receberão 01 microcomputador de mesa completo, troféu e certificado de participação. Além dos prêmios para os selecionados, por decisão da Banca Selecionadora, serão concedidos certificados de Menção Honrosa e troféus para os seguintes professores: Daniele Basseto Trevisan (EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz), Vanessa A. Vicente e Maira Cristina Borges Zonta(EMEB Hélia Pinholi Mungo), Elza Barbosa e Alexandra Aparecida Borborema (EMEB Leda Aparecida Lima Martins), Ana Paula Braga (EMEB Mário de Moura), Zilda de Fátima R. Souza (EMEB's Helen Margot e Selma Maria Trevelim de Jesus), Eliana dos Santos Bacaneli (EMEB Maria de Freitas Souza), Patrícia A. Rodrigues (Selma Maria Trevelim de Jesus) e Rosângela S. A. Pereira (EMEB Jacinto Guilherme de Moura.
Já no Concurso de Redação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, tiveram seus textos selecionados os seguintes alunos: Maria Carolina Vitória Gomes (4ª série A), Vinicius Carvalho de Jesus (3ª série D) e Cleiton Monea dos Santos (4ª série B), ambos da EMEB Maria de Freitas; Sthefany Vargas da Silva (4ª série A) da EMEB Leão Nogueira Filho, Ana Beatriz Gomes dos Santos (4ª série C) da EMEB Cristiano Olsen e Emily Eulália Carvalho de Sandre (3ª série B) da EMEB Francisca Arruda Fernandes. Cada um dos alunos selecionados receberá um microcomputador, troféu e certificado de participação. Por decisão da Banca Selecionadora os seguintes alunos receberão menção honrosa e troféus: Daniele Menkes de Souza (4ª série A) da EMEB Hélia Pinholi Mungo, Heitor Costa Reis (4ª série D) da EMEB Carmélia Mello Fonseca, Bruna Euini Estafanati da Silva (4ª série B) da EMEB Egles Gabas e Mônica Afonso de Queiroz (4ª série D) da EMEB Francisca Arruda Fernandes.
Todos estão convidados para participarem da premiação.

Prof. Antonio Luceni
Coordenador dos Concursos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Grupo de catira ‘Novos Araçás’ se apresenta em show da dupla Hugo e Tiago


No último sábado (12) o grupo de catira “Novos Araçás”,formado por professores de Artes e Educação Física da rede municipal de ensino de Araçatuba, se apresentaram no show da dupla Hugo e Tiago, em Birigui.

O show foi organizado pela rádio Pérola FM 98.9 como uma das atrações que a emissora programou em comemoração aos 98 anos da cidade que aconteceu no último dia 07. A Pérola, que tem programação segmentada 100% sertaneja, convidou o grupo de catira para alegrar ainda mais o público.



O “Novos Araçás” dividiu o palco com os cantores, que elogiaram muito o trabalho que está sendo desenvolvido pelos professores de Araçatuba, ressaltando a importância do resgate da cultura sertaneja.


Formado em outubro deste ano em comemoração a “5ª Semana Tião Carreiro”, o grupo já se apresentou em outros eventos da dança, como o show do cantor Sérgio Reis, realizado no mês passado na Praça Olímpica, em Araçatuba.



Rafaela Candido
Secretaria da Educação

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contadora de história se apresenta para alunos da rede

Com o intuito de levar o público um pouco da cultura e do encanto do teatro, a artista Araçatubense Tânia Antunes fez no último dia (30), contação de histórias. Durante a apresentação, Tânia contou histórias, fábulas e lendas de uma maneira teatral.

As Emebs (Escola Municipal de Ensino Básico) Helen Margot de Assis, Maria Helena de Freitas Carli, Mariana Z. Venturolli, Esther Gazoni, Íbis Pereira Paiva e Ana Nery, participaram do evento que reuniu 168 alunos da rede municipal de ensino básico de Araçatuba. A apresentação aconteceu na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, situada à rua Armando Sales de Oliveira.

Proporcionando uma viagem pelo mundo da fantasia e da imaginação, em que o impossível torna-se possível e o improvável surge como real, as frases “era uma vez...” e “foram felizes para sempre.”, fazem lembrar o início e final das histórias infantis contadas pelas avós, onde os seres inanimados possuem vida real e a magia é constante.

Tânia é professora de arte-educação há 23 anos. Trabalhou durante 15 anos com teatro e fantoche e está desenvolvendo seu trabalho atual, como contadora de histórias. Ela já se apresentou em várias escolas, asilos, teatros e praças de cidades do Estado de São Paulo, além de realizar oficinas para professores.


Rafaela Candido
Secretaria da Educação

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Escola da rede recebe laboratório de informática


Ocorreu na manhã de ontem (03) a inauguração do laboratório de informática da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Fernando Gomes de Castro, localizada na Estrada Vicinal Água Limpa, s/n.

A solenidade ocorreu no pátio da Emeb, onde os alunos fizeram duas apresentações de dança. Para prestigiar o evento, estiveram presentes a secretária da educação Beatriz Nogueira, o prefeito Cido Sério, o vice Carlos Hernandes, o Secretário da Saúde e Higiene Pública, Osmar Cuoghi, além dos vereadores Joaquim Pereira de Castilho e Rivael Papinha. "Queremos que todas as escolas da rede tenham a mesma estrutura e qualidade", ressaltou a secretária.

A escola que possui 81 alunos matriculados, recebeu o laboratório de informática equipado com 15 computadores. Além do laboratório, a escola também recebeu equipamentos que fazem parte do parquinho de recreação dos alunos.


Rafaela Candido
Secretaria da Educação

Emeb promove Feira de Literatura

A Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Professor Floriano Camargo de Arruda Brasil, no Guanabara, realizou nos últimos dias 30 e 1º de dezembro a Feira de Literatura com exposições dos trabalhos dos alunos. Mundo das fábulas, jornal e quadrinhos, contos de fadas e poesias e cantigas, foram os temas que comporam algumas das salas que foram abertas para visitação.

Um jornal falado feito pelos alunos das 4ª séries e apresentações de poesia, música e teatro, deu início a feira. A Secretária da Educação Beatriz Nogueira, acompanhada pelos supervisores de ensino acompanharam o evento. “É importante que a escola desenvolva nos alunos o hábito da leitura, pois através de atividades como essas, descobrimos os diversos talentos que temos presentes nas nossas escolas”, ressaltou a secretária.

A abertura da feira contou com a presença dos pais dos alunos e também do autor mirim Pedro Viana Mouro de 11 anos, que lançou no final de 2008 um livro-gibi contando a história de Araçatuba. Além de ceder uma entrevista para o Jornal Floriano, Pedro presenteou a escola com alguns exemplares de seu livro.

As alunas Withiney Iasmin Pirassa Duarte e Jéssica Hellyn Alves, ambas de 8 anos, foram as contadoras de estórias na sala “Mundo das fábulas”. Dona Baratinha, Festa no Céu, Os três porquinhos, O lobo e os sete cabritinhos, O macaco e o coelho e a galinha ruiva, foram os temas das estórias. “É muito importante que a escola trabalhe o hábito da leitura nos alunos” afirmou Jessé Alves, pai de Jéssica que elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Os alunos das 4ª séries puderam expôr seus trabalhos que foram desenvolvidos durante todo o ano letivo. Matérias e reportagens foram feitas através do acompanhamento dos professores que a partir de uma visita técnica a um jornal da cidade os alunos puderam ter uma noção básica de como desenvolver um jornal. Cadernos esportivos, coluna social e editoriais, foram montados pelos alunos, que após a exposição doarão os jornais que foram utilizados nos trabalhos para a ACREPOM (Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis) de Araçatuba.

Rafaela Candido
Secretaria da Educação