quarta-feira, 5 de maio de 2010

Alunos do EJA estudam conceito de Trabalho

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, encerraram, nesta semana, as atividades referentes ao 1º de maio, Dia do Trabalhador. Do dia 26 de abril até esta segunda-feira, dia 03, eles tiveram aulas com temas ligados à data, discutindo as concepções de trabalho e direitos e deveres dos trabalhadores com carteira assinada e do setor informal. Participaram os alunos dos Termos I e II da EMEB Profª Francisca de Arruda Fernandes, que foram orientados pelos professores Leandro Vitoriano e Bruna Longhini.


A EJA é um programa do Ministério da Educação que recebe jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada. Na maioria dos casos, os motivos do afastamento estão ligados à necessidade de partir cedo demais para atividades remuneradas como forma de ajudar na renda familiar. “A discussão sobre o trabalho é pertinente porque a ligação destes alunos com a vida escolar foi interrompida justamente pela necessidade do trabalho”, diz a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira.

O tema foi abordado envolvendo o cotidiano de cada aluno, fazendo reflexões sobre seus próprios ofícios e as relações estabelecidas com seus empregadores. “Uma das funções da educação é formar o senso crítico e de cidadania; para os alunos da EJA, especificamente, isto envolve as relações de trabalho por que elas têm seu cotidiano norteado por ele; portanto, discutir o ofício de cada um e os direitos e deveres é essencial para a formação desses jovens e adultos”, explica o diretor da Divisão de Educação para o Trabalho, professor Marcos Francisco Alves.

Também foi desenvolvida uma análise das carteiras de trabalho dos alunos com o objetivo de fazer com que compreendessem a função social do documento. No encerramento das aulas voltadas para o tema, eles produziram um currículo como forma de fortalecer os conhecimentos aprendidos. Alguns alunos mostraram, inclusive, perspectivas de utilizar o currículo e também despertaram para fazer valer seus direitos trabalhistas.

0 comentários: