terça-feira, 18 de maio de 2010

EMEB usa música como forma de incentivo

Há cinco anos a Emeb José Machado Neto (São José) oferece uma atividade extra que ajuda a melhorar o desempenho dos alunos e a disciplina em sala de aula. Todas as quintas-feiras os alunos participam de um coral, que durante sua existência já realizou várias apresentações na cidade, gravou cd na Câmara Municipal dos Vereadores interpretando o Hino de Araçatuba e atualmente ensaia o musical “Os Saltimbancos”, unindo teatro com os aprendizados do coral.



Regido pela coordenadora da EMEB, Heleni Serafim Pereira Teixeira, as aulas acontecem das 17h às 18h. Atualmente, 90 crianças, de 7 a 10 anos, integram o coral da escola. De acordo com a regente, essa iniciativa surgiu para melhorar a qualidade de vida dos alunos e incentivar os estudos. “Criamos esse coral para aumentar a auto-estima dos nossos alunos, e a idéia deu certo. Eles adoram e esperam ansiosos pela quinta-feira, sem contar que o desempenho nas aulas melhorou muito”, disse Heleni. A coordenadora contou que todos os anos promove um intercâmbio de corais, possibilitando que as crianças troquem experiência com outros grupos.

Outras Atividades

A EMEB José Machado Neto pratica, toda sexta-feira, um ato cívico com os alunos. Eles cantam o Hino Nacional, o Hino de Araçatuba e o Hino da Escola. Em seguida, as professoras chamam os aniversariantes da semana, para que toda escola cante parabéns aos alunos.

Após esse momento os alunos levam o material para as salas de aula, e voltam para praticar o “momento de relaxamento”, onde fazem alongamento ao som de uma música calma. Segundo a diretora da EMEB, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho, promover esse momento ajuda na disciplina dos alunos. “Eles entram em sala mais calmos e relaxados, o que contribui para concentração e aprendizado durante as aulas”, afirma.

Hino da Escola

O Hino da Escola faz uma homenagem a seu patrono, José Machado Neto, que dedicou sua vida à educação. É uma composição das professoras Ariadne Sturaro, Izabel Correia, que fizeram a letra, e música de Lidiane Romero e Henrique Pereira Teixeira.

1 comentários:

Eliana Bacaneli disse...

Heleni e Tânia...

Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo na Emeb José Machado Neto, só quem frenquenta está escola para dar valor ao trabalho desta equipe.Vocês são exemplo de determinação.