quarta-feira, 5 de maio de 2010

Professore municipais concluem curso na UNESP

Mais de trinta professores, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba participaram na noite de ontem (4), no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária (UNESP), da entrega de certificados de conclusão do curso sobre Aplicação de conceitos básicos sobre zoonoses transmitidas por vetores, Posse responsável de animais de estimação e Higiene de alimentos. Com duração de 180 horas (presenciais e on-line), o curso foi realizado no período de julho a outubro de 2009 e contou com a participação de profissionais das Emebs José Machado Neto (São José), Ana dos Santos Barros (Pinheiros), Fausto Perri (Alvorada) e Francisca de Arruda Fernandes (Santana).


O curso teve a orientação da professora Dra. Luzia Helena Queiroz, chefe do Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal do curso de Medicina Veterinária, e foi desenvolvido pela mestranda Tercília de Oliveira Rodrigues. As quatro escolas foram escolhidas após pesquisa da dissertação de mestrado de Tercília identificar um número maior de doenças infecciosas transmitidas por animais nos bairros destas Emebs.

Participaram da solenidade, na noite de ontem, o prefeito Cido Sério, o diretor da UNESP Pedro Felício Estrada Bernabé, a secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira e a chefe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Vigilância Epidemiológica e Sanitária Sheila Cardoso Ribeiro, que representou o secretário da Saúde Osmar Cuoghi, além das professoras Tercília e Luzia.O prefeito Cido Sério e o diretor Pedro Bernabé ressaltaram a importância da parceria para a transferência de conhecimento dos professores da Universidade para os professores municipais, que a partir de agora passam a atuar também como agentes difusores de conhecimento, conduzindo ações junto às comunidades e alunos da rede municipal, combatendo a dengue e outras zoonoses transmitidas por vetores.

Com o sucesso do curso já está prevista uma segunda edição, a partir deste mês de maio (até julho), que envolverá novamente as Emebs de Educação Fundamental. Posteriormente, será levado aos profissionais da Educação Infantil.Durante a solenidade, foi sugerido ao prefeito que seja realizado um curso no mesmo sentido, mas direcionado às pessoas da terceira idade. De imediato, Cido Sério concordou e pediu à representante da Secretaria da Saúde e às responsáveis pelo curso que façam entendimentos com a Secretaria da Ação Social e com o Conselho Municipal do Idoso, para que o curso seja realizado novamente em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UNESP.

Trabalhos

Durante o curso aconteceram quatro encontros presenciais, sendo as demais atividades orientadas via internet, seguido de um trabalho prático desenvolvido por cada escola.

Os temas abordados foram higiene de alimentos, principais zoonoses transmitidas por vetores, posse responsável de animais, saúde pública e doenças infecciosas transmitidas por animais de estimação. De acordo com a orientadora pedagógica Cláudia Lenira Castilho Taiacol, as informações passadas neste curso são fundamentais para os professores e para os alunos. “Todos os conhecimentos adquiridos nesta formação só acrescentaram em nossas vidas; passaremos aos alunos o que aprendemos para que juntos possamos cuidar da nossa cidade, ajudando na educação para o combate à dengue e leishmaniose”, disse.

A EMEB José Machado Neto desenvolveu com seus alunos um trabalho importante para a formação educacional e também para a comunidade. Num primeiro momento, os alunos saíram pelos bairros Ezequiel Barbosa, Mão Divina e São José procurando por possíveis criadores de mosquitos e lugares onde essas doenças poderiam se desenvolver. Eles fizeram registros fotográficos dos pontos encontrados e montaram cartazes com frases para alertar a população para o perigo das doenças, que foram utilizados em passeatas pelos bairros. Também apresentaram uma peça de teatro mudo com o tema “dengue”.

A diretora da EMEB, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho, ainda montou um mapa que destaca os pontos de maior risco nos referidos bairros. De acordo com Tânia, a intenção deste trabalho é sensibilizar os alunos e a comunidade para que mudem seus hábitos e colaborem para livrar Araçatuba deste problema. “Mesmo com tanta informação, a proliferação dessas doenças acontece, pois a população continua agindo com descaso, sem se preocupar com o próprio quintal; quando a gente pensa nas proporções de um bairro ou da cidade isso fica crítico”, afirma a diretora.

A Rede Municipal de Ensino desenvolve projetos de educação contra a dengue e leishmaniose em todas as suas unidades. Parcerias com a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, por meio da Vigilância Sanitária, e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Divisão de Proteção Ambiental, auxiliam na formação dos alunos e estimulam a interação com a comunidade, com ações de combate às doenças e estímulo a uma vida saudável e ecologicamente correta. A pareceria com a Unesp também contribui com este objetivo.

0 comentários: