quarta-feira, 30 de junho de 2010

EMEB DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA EM BERÇÁRIO

A EMEB Profª Ermelinda Geralda Silva Soga desenvolveu durante o 1º semestre um projeto de leitura para crianças do berçário (0 a 5 anos). O objetivo foi estimular a leitura, a criatividade e o interesse das crianças pelo faz de conta. O projeto é uma viajem ao mundo encantador das fadas, bruxas, príncipes e princesas, do bem contra o mal e da felicidade eterna, resgatando, assim, a auto-estima dos alunos, professores e funcionários.



Com o faz de conta, as professoras desenvolveram várias atividades com as crianças, como teatro, dança, jogos e brincadeiras cantadas. Para esse trabalho, foram utilizados vários recursos além dos livros, como fantoches, fantasias, cd´s, dvd´s, sucata e vários tipos de papel, que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos. Segundo relato das professoras, projetos como esse contribuem para enriquecer a expressão corporal e a fala dos pequenos.



Para a professora Luciane Santos Pedro, os contos de fada falam sobre a vida dos personagens apresentando aspectos humanos fundamentais. As lutas, batalhas, vitórias, sofrimentos, alegrias e tristezas têm como cenário o íntimo do ser humano. Ao recebê-las a criança se fortalece para trilhar o seu caminho. “O que é recebido na infância forma um verdadeiro tesouro a partir do qual a criança, no decorrer de sua vida, poderá reunir força, coragem, determinação, enfim, qualidades que nortearão sua conduta”, explicou a professora.



De acordo com a diretora Cristiane Magalhães Bissaco, ao narrar estes contos o educador promove uma relação verdadeira e íntima com os alunos. “O incentivo do adulto deve ser fundamental neste processo, sendo o professor o mediador entre a criança e o livro”, concluiu Cristiane. A diretora salienta que o projeto continuará sendo desenvolvido também no segundo semestre.

EMEB JOAQUIM DIBO FAZ FESTA JUNINA ECOLÓGICA

Em época de festa junina, as escolas da Rede Municipal de Ensino preparam as tradicionais festividades englobando novos elementos, visando ampliar o conhecimento dos alunos por meio de atividades ligadas a temas da atualidade. Algumas Emebs (Escola Municipal de Educação Básica) estão trabalhando como tema do arraial a Copa do Mundo 2010, montando grupos de estudo para pesquisar a cultura de cada país que participa do mundial e trazendo as particularidades de cada nação para a festa caipira brasileira. Na Emeb Professor Joaquim Dibo, no bairro Jardim Paraíso, não foi diferente. A escola trouxe um tema atual para sua festa junina, que aconteceu neste sábado (26), mas com um diferencial. O arraial foi ecologicamente correto.



A 1ª Festa Junina Ecológica teve como objetivo agregar conhecimento deste importante tema às já celebradas quadrilhas, comidas típicas e brincadeiras dos meses de junho e julho, mantendo a temática caipira, mas tratando-a pelo viés da preservação ambiental. As barraquinhas mostravam informações sobre sustentabilidade, práticas de preservação ambiental e também coleta seletiva. Na barraca do tiro ao alvo os “bão de mira” tiveram que acertar apenas materiais que são recicláveis. Na pescaria, ao invés de peixes os “pescadô” tinham a tarefa de retirar lixo do rio. Nesta aí, fisgar bota, lata e objetos não era coisa de pé-frio, mas sim de um caipira atualizado e consciente.



As apresentações dos alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental foram marcadas por leituras de trechos da Carta da Terra e da Carta da Água, duas declarações de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Para o lanche foram disponibilizadas 550 canecas de acrílico a um baixo preço, que as pessoas puderam adquirir para utilizar na festa, evitando a utilização de copos plásticos, e depois levar para casa.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CONCURSO DE QUADRILHA TEM INSCRIÇÃO PRORROGADA

As inscrições para o I Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas de Araçatuba foram prorrogadas até o dia 30 de junho. O concurso é voltado para as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e comunidade (grupos de Terceira Idade e Amigos do Bairro). Os interessados podem procurar as Secretarias de Educação e Secretaria de Cultura e preencher a ficha de inscrição, que deve ser endereçada à profª Cláudia Colli. O regulamento do concurso e a ficha de inscrição podem ser encontrados no blog da Educação e no blog da Cultura, através dos endereços abaixo.

www.seceducacaoata.blogspot.com/search?updated-max=2010-06-23T11%3A45%3A00-07%3A00&max-results=2

www.secretariacult.blogspot.com/search?updated-max=2010-06-14T12%3A46%3A00-03%3A00&max-results=8

O Concurso acontece dia 3 de julho, na EMEB Francisca de Arruda Fernandes, rua Aviação, nº 720, bairro Santana, a partir das 16h.

Informações: Cláudia Colli 3636-1200/ 3636-1270

segunda-feira, 28 de junho de 2010

EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTRO PARA COORDENADORAS

A Secretaria Municipal da Educação promoveu na última quinta-feira (24) o I Encontro de Professoras Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo deste encontro é oferecer um momento de formação para os profissionais, que precisam ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade, no sentido de identificar as necessidades dos alunos.

Equipe da Secretaria Municipal da Educação

“O que buscamos com encontros como este é trocar ideias e experiências que nos auxiliem na busca pela excelência na formação e no aperfeiçoamento das coordenadoras, além de uma interação entre elas, visando sempre a qualidade do ensino”, ressaltou a chefe de Divisão de Ensino, Ana Claudia Vasconcelos.

Palestra ministrada pela equipe multidisciplinar da SE

As profissionais da rede assistiram a uma palestra ministrada pela equipe multidisciplinar da Secretaria da Educação. O tema tratado foi sobre mudanças e desafios enfrentados pelo professor coordenador. Em outro momento, elas foram divididas em grupos de trabalho, nos quais discutiram problemas relacionados à educação municipal, propondo possíveis soluções. O encerramento do encontro ficou por conta do oficial administrativo da Secretaria da Educação, Odair Nakamune, que realizou uma dinâmica.

Coordenadoras durante a dinâmica

O Governo Municipal promove com frequência cursos de capacitação para os funcionários das diversas secretarias do município. Na educação, encontros como este são rotina, pois o processo do ensino é dinâmico e os profissionais precisam estar aptos a lidar com as diversas situações e novidades que aparecem todos os dias na área, além de promover interação e troca de experiências. A capacitação continuada é medida adota pela administração e faz parte do Programa de Governo.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ALUNOS FAZEM TRABALHOS SOBRE COPA DO MUNDO

Na tarde de hoje (24) os alunos da EMEB Cristiano Olsen fizeram uma apresentação cultural que faz parte do projeto Copa do Mundo 2010. As apresentações foram inspiradas nos 32 países que participam do mundial. Os professores dividiram os alunos em oito grupos, cada um representando quatro países, e as crianças ficaram responsáveis por confeccionar as bandeiras e pesquisar sobre a cultura, costumes, moeda, idiomas e curiosidades de cada país.



Eles apresentaram para toda escola o trabalho desenvolvido durante o mês, mostraram a bandeira, falaram sobre a história, vestimenta, comidas típicas dos países e ainda apresentaram danças tradicionais das nações. Entre as danças, podemos destacar a alemã, africana, e os números de tango, tarantela e a versão espanhola da música Waca Waca. Os alunos que representavam o Japão mostraram um pouco da culinária oriental e levaram para escola o famoso “Sushi”, mistura de arroz com molho de vinagre e frutos do mar.



De acordo com a professora Jussara Costa Vilela Arfelli, o objetivo deste projeto, é homenagear todos os países participantes da Copa do Mundo 2010. “Iniciamos com a apresentação da música oficial da Copa, depois cada grupo apresentou sua bandeira e um número cultural. Foi um show e nós estamos muito satisfeitos com o trabalho e desempenho das crianças. Tenho certeza que esta atividade irá acrescentar muito na vida deles”, concluiu Jussara.



Como não poderia ser diferente, a última apresentação dos alunos foi com a música “Festa no Gueto”, da Cantora Ivete Sangalo, fazendo referencia ao carnaval, uma das festas mais populares do Brasil. Toda escola entrou na dança.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

EDUCADORAS ESTUDAM MÚSICA E ARTE

A Secretaria Municipal da Educação promove, sempre às quintas-feiras, um grupo de estudo direcionado às professoras, coordenadoras e diretoras da Educação Infantil que participam do Projeto Fazer Em Cantos. No dia 22, o grupo recebeu aulas de música e arte com o objetivo de mostrar a importância de trabalhar estes conceitos com os alunos da Educação Infantil.



Durante o grupo de estudos, as professoras de música e arte passaram atividades para que a equipe escolar possa conhecer um pouco mais sobre os dois eixos. As atividades de música foram realizadas na Secretaria da Educação e aplicadas pela professora Simone Favarin Rodel. Já as atividades de arte aconteceram no ateliê da artista plástica Renata Madeira.



De acordo com a diretora da EMEB Alice Couto, Carmem Silvia Soares, a música e a arte possuem papéis importantes na vida das crianças, pois contribuem para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo e linguístico, facilitando assim o processo de aprendizagem. “A música e a arte favorecem a construção do conhecimento e aguçam a sensibilidade, senso crítico, prazer em ouvir música, criatividade e memória dos alunos, entre outros benefícios”, explicou Carmem.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Musica como instrumento de Alfabetização

“Na educação popular, a escola tem de se tornar o espaço de
todas as vozes, de todas as falas e de todos os textos”.


Os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Emeb Lauro Bittencourt, tiveram a oportunidade de ouvir música do Pixinguinha “Meu Coração” e através dela, desenvolveram atividades. O objetivo dessas atividades é resgatar os valores culturais, e trabalhar a música em forma de texto.

Em seguida a professora trouxe um cartaz com o refrão da música onde os alunos trabalharam algumas palavras chaves. Em um segundo momento os alunos foram desafiados a montar o refrão.





terça-feira, 22 de junho de 2010

Estão abertas as inscrições para o I Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas


As inscrições, que acontecem até o dia 20 de junho, para o I Concurso Municipal de Quadrilhas Junina de Araçatuba para as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Educação Infantil, Ensino Médio e Comunidade em geral (grupos da Terceira idade, Amigos do bairro e outros) que acontecerá no dia 03 de Julho de 2010 estão abertas.
O objetivo do concurso tem como finalidade valorizar, difundir e incentivar os festejos juninos, uma das maiores manifestações populares da cultura brasileira. As “quadrilhas” participantes serão julgadas por uma comissão e os finalistas receberão como premiação uma viagem cultural, medalhas e troféu. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria da Educação ou na Secretaria da Cultura, com o preenchimento da ficha de inscrição, encaminhando aos cuidados da prof.ª Cláudia Colli.Cada escola ou instituição poderá efetuar a inscrição de apenas um grupo de quadrilha.

Abaixo a ficha de inscrição e o regulamento do concurso.

I Concurso Municipal de Quadrilhas Junina de Araçatuba


Ficha de Inscrição



Nome da escola: _________________________________
Coordenador Pedagógico: _________________________
Professor responsável (Ed. Física, Arte e/ou professor regular): ________________________________________________
Turma/ Série: ____________________________________
Número de Participantes (Máximo 20 pares e mínimo 12): ______________
Telefone para Contato: ____________________________
E-mail: _____________________________________
Responsável pelo grupo (Grupos da comunidade): ___________________


REGULAMENTO


REGULAMENTO DO I CONCURSO MUNICIPAL DE QUADRILHAS JUNINA DE ARAÇATUBA - SP


CAPÍTULO I – Da Finalidade
Art. 01 – O I Concurso Municipal de Quadrilhas Junina tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações populares da cultura Brasileira que são os festejos juninos e a Quadrilha Junina.
CAPÍTULO II – Dos Participantes
Art. 02 – O prazo estabelecido para as inscrições dos Grupos participantes no I Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas será do dia 01/06/10 ao dia 20 de junho de 2010. O Concurso será realizado no dia 03 de julho de 2010, na EMEB FRANCISCA DE ARRUDA FERNANDES.
Art. 03 – Poderão participar do I Concurso Municipal de Quadrilhas, as Quadrilhas Juninas das escolas municipais, estaduais, particulares, Secretarias Municipais e comunidade. As quadrilhas com participantes da comunidade deverão ter uma pessoa responsável em inscrevê-la e acompanhá-la no decorrer do concurso.
Art. 04 – As categorias serão: Educação Infantil, Educação Fundamental I (1º ano à 4ª série), Educação Fundamental II (5ª série ao 9º ano), Ensino Médio, Secretarias Municipais e Comunidade (Associações, Terceira Idade e outras)
Art. 05 – Cada Escola ou Entidade poderá participar com apenas um grupo de dança.
Art. 06 – As Quadrilhas Juninas deverão ser constituídas por no mínimo 12 (doze) pares e no máximo 20 (vinte) pares. O não cumprimento a este item acarretará na perda de 02 (dois) pontos do somatório total das notas.
Art. 07 - Todos os personagens que entrarem junto com a quadrilha junina (noivo, noiva, etc.) contam como componente, se ultrapassar o número permitido, perderá dois pontos do somatório total.
Art. 08 - A metragem do espaço para a quadrilha junina dançar será de 25m x 25m, tamanho da quadra de esporte.
Art. 09 - Só terá acesso ao local de apresentação, a quadrilha junina e a equipe de apoio (professores e pessoas responsáveis) e demais convidados poderão assistir em local destinado ao público.
Art. 10 – É de responsabilidade da Secretaria da Cultura o equipamento sonoro e o técnico de som, desde que, cada grupo participante traga o CD da música a ser apresentada, no ponto certo para a execução da música, de preferência gravada apenas a música a ser utilizada.
Parágrafo único – É necessário que os responsáveis dos grupos das Quadrilhas Juninas compareçam ao local do concurso para testar o CD no equipamento de som, duas horas antes do início do concurso, o não comparecimento implica na isenção da organização com qualquer problema que venha a ocorrer na hora da apresentação.
CAPÍTULO III – Das Exibições
Art. 11 - As Quadrilhas Juninas deverão estar no local de concentração, com todos os componentes devidamente caracterizados, uma hora antes do inicio de sua apresentação, ficando as mesmas, que não cumprirem com o horário estabelecido, penalizadas com a perda de 02 (dois) pontos do somatório geral dos jurados.
Art. 12 - A ordem de apresentação das Quadrilhas Juninas no I Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas será definida através de sorteio realizado na Secretaria da Cultura, em dia pré determinado, na presença dos responsáveis pelos grupos, ficando definido que a Quadrilha Junina que não cumprir o seu horário de entrada no arraial será automaticamente desclassificada.


CAPÍTULO IV – Tempo de Apresentação
Art. 13 - Cada Quadrilha Junina terá direito a no máximo 25 (vinte e cinco) minutos de apresentação, e 02 (dois) minutos para retirada do cenário (caso tenha), se a mesma ultrapassar o tempo determinado para retirada do seu material perderá 05 (cinco) pontos do somatório total.
Art. 14 - De uma Quadrilha Junina para outra, haverá um intervalo de 05 (cinco) minutos, ficando o presidente da mesa autorizado para dar início à apresentação, assim que completar o tempo do intervalo.
Parágrafo único: Ao ser anunciada pelo locutor do Evento, a Quadrilha terá 01 (um) minuto para iniciar a sua apresentação. Se a mesma ultrapassar o tempo determinado, perderá 02 (dois) pontos do somatório total.
Art. 15 - A Quadrilha Junina que não entrar no seu horário marcado, perderá 05 (cinco) pontos do somatório total, e a que exceder o tempo determinado perderá 05 (cinco) pontos por cada minuto ultrapassado.
Art. 16 – A Quadrilha Junina será informada através do locutor do evento quando faltarem cinco minutos para terminar a apresentação, prevenindo assim, o atraso das outras apresentações.
CAPÍTULO V – Da Comissão Julgadora
Art. 17 - A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) representantes escolhidos pela Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação, os jurados onde cada jurado julgará todos os itens.
Parágrafo primeiro: Os nomes indicados deverão ser de pessoas idôneas e com conhecimentos culturais e educacionais.

Art. 18 - Fica a Comissão Organizadora do Concurso (Secretaria da Cultura) responsável pela indicação de um representante para presidir à mesa e outro para secretariar.
Parágrafo Único - Serão somadas as notas de cada jurado e excluída a maior e a menor nota por quesito, ficando as notas restantes para serem computadas.


CAPÍTULO VI – Do Julgamento
Art. 19 - Os jurados atribuirão notas numa escala de 05 (cinco) a 10 (dez), sendo admitido notas fracionadas, ou seja, 5.6, 6.4, 7.7, 8.9, etc., sendo eliminada a maior e a menor nota por quesito julgado.
Art. 20 – As planilhas de votação serão confeccionadas em 03 (três) vias: no qual serão lacradas em envelope e assinado pelo Presidente da Comissão Julgadora, ficando a cargo do Secretário da Cultura revelar os vencedores.
Art. 21 – A Comissão Julgadora deverá analisar os seguintes itens:
a) Figurino
b) Animação
c) Coreografia e harmonia
d) Marcador
e) Repertório Musical
f) Criatividade
Art. 20 – Quesitos Individuais
a) Noiva
b) Noivo
Art. 22 – Os quesitos Noiva e Noivo serão julgados separadamente em relação à Quadrilha junina.
Art. 23 – Para efeito de julgamento, os itens julgados serão assim especificados:

a) Figurino: deve estar adequado à festa junina e de acordo com estilo, enredo e criação da Quadrilha. Deve-se levar em consideração a originalidade e a criatividade dos materiais utilizados na confecção do vestuário, deve-se também perceber e valorizar a harmonia das cores e o conjunto destas, sempre atentando para a temática abordada pela Quadrilha Junina se for o caso, e respeitando a diversidade regional abordada (FORRÓ, ARRASTA-PÉ, ETC.)
b) Animação: Demonstração de um estado de alegria. A alegria espontânea da Quadrilha, vivacidade, entusiasmo. Deve-se perceber a exaltação prazerosa, o entusiasmo que se desenvolve durante a apresentação através do repertório, da simpatia dos brincantes, etc. Atenção para não confundir animação com algazarra.
c) Coreografia e harmonia: Dança coletiva dos pares da Quadrilha Junina. Deverá obedecer ao comando do marcador que indicará os passos a serem executados. Serão consideradas as diversidades das coreografias, graça e leveza das damas, elegância e desenvoltura dos cavalheiros. Atentar para que as inovações não descaracterizem a originalidade da dança Quadrilha. As Quadrilhas Juninas deverão apresentar passos tradicionais juninos. Em harmonia, entende-se pela organização, evolução dos passos, conjunto e desenvolvimento do tema proposto, caso a Quadrilha Junina o traga.
d) Marcador: Será julgado pela capacidade de dirigir e conduzir o grupo (por Gestos ou Voz) para a execução dos movimentos coreográficos, com segurança e precisão.
e) Repertório Musical: A música deverá ser gravada. As músicas utilizadas deverão ser do ciclo junino, ou de acordo com o seu tema, caso a Quadrilha Junina o traga. A diversidade dos ritmos e, a seleção musical ficará condicionada à apresentação do espetáculo da Quadrilha.

Art. 24 - Em caso de empate entre 02 (duas) ou mais Quadrilhas, o critério de desempate no resultado geral, será a maior nota obtida obedecendo a seguinte ordem dos itens em julgamento:

1º) Coreografia e harmonia;
2º) Animação;
3º) Figurino;
4º) Marcador;
5º) Repertório Musical.

Parágrafo único: Caso persista o empate, a Comissão Julgadora decidirá em comum acordo a Quadrilha vencedora.
Art. 25 - Em hipótese alguma, os jurados poderão deixar de atribuir notas na planilha de votação, caso isto ocorra, será aplicada nota máxima ao quesito em questão.
Art. 26 - As planilhas de votação não poderão conter rasuras, correções ou emendas, caso isto ocorra, também será aplicada nota máxima ao quesito em questão.
CAPÍTULO VII – Da Premiação
Art. 27 - Serão premiadas as 02 (duas) melhores Quadrilhas Juninas:
a) 1° Lugar (de cada categoria) uma viagem do grupo participante a um ponto turístico do Estado de São Paulo e troféu.
b) 2° Lugar – Troféu
c) demais Quadrilhas participantes, certificado de participação.
Art. 28 – A divulgação do resultado deverá ocorrer logo após a apresentação da última Quadrilha participante do Concurso no dia 03 de julho de 2010.
Este Regulamento entra em vigor nesta data:
Araçatuba, 12 de Maio de 2010.
SECRETARIA DA CULTURA DE ARAÇATUBA
E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA

Serviço: Inscrições I Concurso Municipal de Quadrilhas Junina de Araçatuba.
Inscrições: até dia 20 de junho
Local/inscrições: Secretarias Educação/Cultura
Informações: (18) 3636-1270 - Cláudia Colli

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jogos Cristiano Olsen agitou os alunos da escola

Foi realizada na última sexta-feira(18) a 1ª edição dos Jogos Cristiano Olsen, A abertura ocorreu às 13h30, sendo realizada pela diretora Ana Cláudia Marangon Donatoni. Os alunos cantaram a música “Cristiano”, seguida do grito de guerra da escola e do juramento do esportista.



A coordenadora Lucinéia Dias Koga explica o objetivo dos jogos: “Dentro do projeto da Copa do Mundo 2010, estamos realizando a primeira edição dos Jogos Cristiano. Nossa intenção é aumentar o espírito de participação em um campeonato e desenvolver atividades positivas em situações de competição”.

Os alunos foram divididos em nove grupos, com cores diferentes, para disputar as sete modalidades desenvolvidas, dentre elas, corrida do balde, corrida de dois, queima cada um por si, circuito de desafios, queima coringa, cabeçobol e pick bandeira.



De acordo com a diretora Ana Cláudia, essas atividades desenvolvem o espírito esportivo dos alunos, ainda mais em ano de Copa do Mundo. “Os Jogos Cristiano acontecem dentro do projeto Copa do Mundo 2010, e, através das diversas modalidades de brincadeiras, estimulamos o espírito de competição e o incentivo da disputa sadia, sempre orientando pela paz e pelo desenvolvimento de atitudes positivas independente de ganhar ou perder”, afirmou a diretora.

Letra da música “Cristiano”

Azul e Branco
Sinal de Guerra
É o Cristiano que
Estremeces a terra

Somos guerreiros
E estudantes
Acreditamos no aprender
Constante

Azul é o céu
O branco é paz
A nossa escola
É boa demais

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Feira Itinerante do Livro está em sua 7ª Edição

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) realiza, pelo sétimo ano, a Feira Itinerante do Livro. Iniciada na segunda-feira (14) e com término previsto para esta sexta-feira (18), a feira tem a intenção de promover a leitura por meio da troca de livros. O público leva um exemplar já lido e substitui por um título que interesse. O evento é aberto e o horário de funcionamento é das 9h às 21h.

Sandoval, diretor do CEMFICA-CSU, em sua apresentação

Ontem (16), o diretor do CEMFICA CSU, Sandoval Junior Gonçalves dos Santos, realizou uma apresentação com histórias e músicas. Santos, que participa do evento pelo segundo ano consecutivo, contou histórias infantis para as crianças, entre elas uma sobre amizade, que contou com a participação de três alunos. Estiveram presentes alunos do CEMFICA CSU, da EMEB Leda Aparecida Lima Martins e do Sesi.

Para a organizadora do evento, Isonilde Maria Vaz José, este projeto incentiva o gosto pela leitura. “O objetivo é facilitar o acesso à cultura, representado pelos livros, e consequentemente incentivar a leitura”, disse.

Leitura, Música, História, e muita DIVERSÃO

A secretária municipal de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, apóia projetos como este e explica a importância da leitura. “O intuito desta feira é chamar a atenção dos alunos e da comunidade para esse mundo tão vasto que a leitura nos apresenta. Ler é algo crucial para a aprendizagem, pois podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação”, afirmou a secretária.

Um olhar brasileiro sobre a África

Os alunos da Emeb Lauro Bittencourt já iniciaram a torcida para a Copa 2010 e estão entre as Emebs mais animadas. Na manhã de ontem (15), a escola divulgou o Projeto Copa do Mundo “Um olhar brasileiro sobre a cultura africana”, que tem a intenção de resgatar a importância da cultura africana e dos negros para nossa sociedade.

Estandarte representando as máscaras utilizadas em alguns rituais

Os alunos fizeram apresentações artísticas, três delas no ritmo africano maculelê, tipo de dança que simula uma luta com bastões. Destaque para a coreografia da música “Dandalunda”, da cantora Margareth Menezes, que faz referências ao candomblé, e para a apresentação de capoeira. Os alunos também simularam o jogo entre Brasil e Itália na Copa de 82 e apresentaram a música Partida de Futebol, do Skank, além de textos sobre Copa do Mundo. A pesquisa sobre a cultura africana foi iniciada há dois meses. Os alunos produziram diversos materiais para decorar a escola, como estandartes que representam os animais nativos da África, máscaras africanas utilizadas em rituais e bonecos, além das bandeiras dos países que participam do Mundial.

Apresentação do Maculelê dança típica africa, que utiliza bastões

Coreografia da música Dandalunda, que faz referências ao Candomblé

De acordo com a professora Geni Santos da Silva, o objetivo do projeto foi propiciar o conhecimento de determinadas manifestações artísticas africanas e afro-brasileiras. “Nós queremos passar para os alunos a importância dos africanos na nossa formação cultural e na formação do nosso povo brasileiro, de um modo que eles valorizem as contribuições culturais que esta nação trouxe para o Brasil”, disse. Os trabalhos estão focados especificamente na África do Sul, país sede da Copa.

Alunos apresentando a tradicional capoeira

A diretora da EMEB, Silvana Sousa e Souza, acredita que esTe trabalho ressalta a questão do respeito entre as culturas e melhora o relacionamento dos alunos, acabando com qualquer preconceito. “Após os estudos, os alunos mudaram suas concepções iniciais sobre a África, aprendendo mais sobre sua arte e alguns aspectos históricos, reconheceram a influência africana dentro de nossa cultura, percebendo que não se pode ignorar seu estudo dentro do currículo escolar”, explicou.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MAIS DE MIL PESSOAS VÃO À FESTA JUNINA EM EMEB

Um público estimado em 1.200 pessoas prestigiou a festa junina realizada pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisca de Arruda Fernandes, no bairro Santana, no início da noite de sábado. A unidade, que tem 521 matriculados nas turmas de 1º a 5º ano, recebeu alunos e pais na quadra da escola, especialmente decorada para a festividade.



Entre as atrações, foi montada a tradicional barraca da pesca, duas camas elásticas, bingo com entrega de prêmios arrecadados junto à comunidade e praça de alimentação com opções como pastel, cachorro quente, refrigerantes e comidas típicas das festas juninas.

O evento, que começou às 16h, se estendeu até as 22h. Professores de todas as turmas organizaram apresentações culturais, com 21 números de danças, desde quadrilhas, danças country e outros estilos.



Segundo a diretora da unidade, Giane Aparecida Branco, a festa já se tornou tradição na comunidade, sendo realizado em sua 6ª edição este ano. “A cada ano temos mais sucesso na iniciativa e conseguimos o envolvimento total dos pais e da equipe de funcionários”, comemorou.

Agenda

As diretorias de cada uma das escolas da rede municipal de ensino são responsáveis pela organização das festividades em cada unidade. Já estão agendadas para o dia 19 de junho as festas juninas das EMEBs Euza Neuza Marcondes Lários (bairro Hilda Mandarino) e Prof Carmélia Mello Fonseca (Jardim Aclimação); para o dia 26 de junho na escola Índio Poti (Vila Carvalho) e no CEMFICA TV, no dia 1º de julho.

Alunos escrevem sobre a importância da EJA

Os alunos da EMEB José Machado Neto (São José), juntamente com a professora Viviane Sales Marongon, debateram sobre a importância da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em suas vidas, e de que forma ela tem contribuído para melhoria da qualidade de vida dos alunos e da comunidade. O grupo debateu esse tema em uma roda de conversa, depois produziram um texto coletivo onde expressaram suas expectativas em relação ao futuro.

Carta produzida pelos alunos da EJA, sem a ajuda da professora Viviane

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prefeitura apóia oficina de bicicletas

22 alunos da rede pública, concluíram na tarde da última terça-feira (8), um curso ministrado e certificado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), onde o objetivo é capacitar os estudantes para a montagem, manutenção e reparação em bicicletas. O projeto, conhecido como “Pedalando e Aprendendo” é desenvolvido pelo FUSSESP (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), e conta com o apóio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Araçatuba e Secretaria da Educação.



O curso teve início no dia 3 de março e duração se 100 horas, entre 88 de parte prática e 12 de teoria, com aulas sobre comportamento, empreendedorismo, ética, cidadania, atendimento ao cliente e manutenção preventiva. As aulas aconteceram na Escola Estadual Ary Bocuhy (Água Branca).

Para o professor Daniel Castravechi, a intenção do curso é promover a formação integral dos alunos. “Esse projeto, aborda tanto a parte prática como a comportamental, nós trabalhamos para desenvolver as habilidades, atitudes e conhecimentos dos alunos, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho”, explicou o professor.



O aluno Wesley Jonathan de Brito Cotrim, 16, se inscreveu no curso para aprender uma nova profissão. “O projeto Pedalando e Aprendendo, é uma oportunidade para aprender o ofício, tudo que nós aprendemos aqui será levado para toda vida, estou saindo daqui profissional”, concluiu. Os materiais utilizados no curso foram doados pela Caloi, que patrocinou o projeto. A empresa também irá presentear o aluno que apresentou melhor desempenho no curso com uma bicicleta.

CEMFICA TV FAZ EXPOSIÇÃO COM RECICLÁVEIS

O CEMFICA TV (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente) realizou, nos dias 10 e 11 de junho, uma exposição de confecções feitas pelos alunos com materiais recicláveis. Essa mostra faz parte do projeto “Reciclagem e Sustentabilidade”, que tem como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, protegendo o meio ambiente e reduzindo o desperdício.

Arte com materiais recicláveis

Os alunos confeccionaram brinquedos e bijuterias de garrafa pet, bolsas feitas com saco de estopa e anéis de latinha, bonecos de caixas de leite, dobraduras de jornal, crochê feito com sacolas plásticas, brinquedos com restos de lã, sabão feito com o reaproveitamento de óleo de cozinha, móveis para casinha de boneca e até mesmo uma armadilha para o mosquito da dengue utilizando garrafa pet, além de outros objetos.

Armadilha para o mosquito da dengue, feita de garrafa pet

Aproveitando a oportunidade, o professor Valdemar Barbosa, que ensina os alunos a cultivar em hortas, criou uma maquete que ilustra o percurso que a água percorre até chegar à nossa casa, desde a nascente do rio, a poluição que vem das fábricas, a captação de água pelo DAEA (Departamento de ÁGUA e Esgoto de Araçatuba) e os processos de floculação, decantação e filtração. A maquete ainda mostra a Sanear, empresa responsável pelo tratamento do esgoto de Araçatuba, a Prefeitura Municipal, o Aterro Sanitário e o CEMFICA TV. Os alunos também prepararam uma exposição com espécies variadas de plantas medicinais, entre elas o boldo, babosa, fortuna, erva cidreira, losna, citronela e confrei.

Maquete representando o DAEA

A diretora do CEMFICA, Leonor Martinez Rubira, explicou que a intenção do CEMFICA é ensinar aos alunos como é importante reciclar o lixo, passando noções de cidadania e sustentabilidade. “Separando todo o lixo produzido nas casas, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar futuro”, concluiu Leonor.

Crochê feito com sacolinhas de mercado


PORQUE RECICLAR: MENSAGEM DOS ALUNOS

A reciclagem de 50 quilos de papel usado, que é transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar. A cada 50 quilos de alumínio usado que é reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos do minério bauxita. Com um quilo de vidro quebrado faz-se exatamente meio quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje? Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!

Representação da coleta seletiva de lixo

Exposição de plantas medicinais

CRISTIANO OLSEN FAZ APRESENTAÇÃO SOBRE A COPA

Na ultima sexta-feira (11), os alunos da EMEB Cristiano Olsen iniciaram suas apresentações sobre a Copa do Mundo. As atividades se estenderão durante todo o Mundial. A 3ª Série B apresentou a música “Partida de Futebol”, do Skank, com os alunos vestindo camisetas nas cores verde, amarelo e azul, utilizando também na coreografia bolas nas cores da bandeira. Entre os alunos, um chamou a atenção por sua alegria e entusiasmo contagiantes. Leandro Firmino Antunes, 12, que é cadeirante, executou a coreografia junto com os colegas como muita empolgação.



Antes da apresentação, todos os alunos, professores e funcionários da escola participaram do culto à Bandeira Nacional e em seguida de uma oração, realizada diariamente antes das aulas.

O aluno Leandro

COPA NO CRISTIANO

O torneio tem sido abordado em diferentes disciplinas, como educação física, geografia e história, explorando as características dos países participantes, além da moeda local, política e cultura. Português, matemática e artes também estão incluídas nas amplas atividades que estão sendo desenvolvidas tendo como tema a Copa do Mundo. Textos e bandeiras são elementos que têm servido para motivar os estudantes a aprender. Além do futebol, uma grande variedade de assuntos está sendo trabalhada a partir das raízes do Brasil na África. As manifestações culturais africanas e o respeito à diversidade estão entre eles.

"ALICE COUTO" FAZ EXPOSIÇÃO SOBRE ROMA

A EMEB Alice Couto de Moraes realizou uma exposição com trabalhos desenvolvidos pela “turminha” do Maternal I (alunos de dois anos) da manhã e da tarde. Esta exposição faz parte do plano pedagógico do Projeto Fazer Em Cantos, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, com alunos da Educação Infantil, e tem como temo a cidade de Roma, capital da Itália. Os trabalhos ficaram expostos até a última sexta-feira(11).



Entre os trabalhos apresentados estão pinturas, colagens, experiências com argila, desenhos, móbiles e painéis com foto das crianças desenvolvendo as atividades. De acordo com a professora Sandra Cristina Sanches de Oliveira, expor o trabalho das crianças é importante para que os pais possam ver o que os filhos estão produzindo. “No momento em que eles trazem e buscam os filhos na escola é possível aproveitar para ver o trabalho das crianças e entender que brincando elas também podem aprender, como mostra o projeto Fazer Em Cantos”, afirmou Sandra.

Mascotes da Turma

A diretora Carmem Silvia Soares explicou que inicialmente a intenção era promover uma exposição no final do ano com os trabalhos de todas as classes, mas neste mês resolveram inovar. “Neste mês nós decidimos que expor uma sala por semana seria melhor, porque assim todos os pais podem ver os trabalhos”, explica Carmem.



Fazer Em Cantos

O Projeto "Fazer Em Cantos" tem como objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. As salas de aula são divididas em cantos, e estes cantos estão organizados com diversos materiais, sendo alguns deles: móbiles e cortinas confeccionadas pelas crianças, espelhos, painéis na altura dos alunos, fotos das atividades, camarim, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária das crianças, além de objetos de vida prática, oportunizando o jogo simbólico e a linguagem do faz de conta.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alunos da EJA desenvolvem atividade culinária

Pensando em enriquecer o aprendizado dos alunos as professoras da EJA (Educação de Jovens e Adultos), Tatiany Deamo e Joseane Escóbia da Silva, realizaram uma aula diferente com os alunos da EMEB Fausto Perri. Na ocasião os alunos prepararam uma receita de pão de queijo.



De acordo a professora Tatiany, objetivo dessa atividade era trabalhar a receita como forma de texto, além de utilizar elementos da matemática. “Estudar receitas culinárias, é importante para os alunos, pois além da linguagem abordamos conteúdos relacionados com a alimentação, hábitos familiares, desenvolvimento de habilidades, criação e matemática, nas formas de fração, dobro, triplo, quantidades entre outras coisas.



“Podemos atingir muitos objetivos com essa atividade, como desenvolver a integração e a descontração entre os alunos, explorar o conhecimento deles, fazer com que eles possam interpretar a receita, explicar os cuidados ao manusear um fogão, e desenvolver habilidades com a culinária”, concluiu a professora Joseane.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

EDUCAÇÃO FALA SOBRE "LEI DAS BIBLIOTECAS"

O presidente Lula sancionou e foi publicada no dia 25 de maio a Lei 12.244/10, que estabelece que todas as escolas devem ter uma biblioteca e as que já existem devem se ajustar às normas exigidas. A lei define como biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos destinados à pesquisa, estudo ou leitura. O acervo deverá ter no mínimo um título para cada aluno matriculado. As escolas terão um prazo de 10 anos para se adequarem à lei.



Para o coordenador de projetos de leitura da Secretaria de Educação de Araçatuba, professor Antônio Luceni, a Lei é um grande agente para fortalecer o hábito da leitura e incentivar novos leitores nas escolas. “A criação das bibliotecas incentiva a leitura dos alunos, possibilitando que eles levem os livros para a casa, para que os pais possam ler também e adquirir o hábito de comprar livros para seus filhos. É um grande estímulo ao aprendizado e pode transformar vidas”, argumenta o professor, que reforça a importância de cada biblioteca ter um profissional formado em biblioteconomia, que fique responsável por coordenar o local e pelo empréstimo dos livros, além de indicar boas leituras.



Em agosto de 2009, a Prefeitura já havia iniciado um levantamento com os profissionais da rede municipal de ensino para futuramente implantar as bibliotecas nas escolas municipais de Araçatuba. Estes estudos consistem em avaliar as condições das escolas para receber uma biblioteca, analisando o espaço a ser construído ou reformado, se existe iluminação apropriada, se o lugar é arejado, entre outros pontos. De acordo com a secretária de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, ao montar bibliotecas em todas as Emebs do município projetos de leitura que já estão acontecendo se fortalecerão. “Todas as unidades possuem um espaço reservado para a leitura e também desenvolvem projetos relacionados aos livros. Nossa intenção é, com as bibliotecas, ampliar o atendimento também para a comunidade ao redor da escola”, diz Beatriz.



PROJETOS EM ANDAMENTO

Alguns projetos de incentivo a leitura já foram adotados pela Secretaria da Educação, como o Projeto Fazer Em Cantos, destinado aos alunos de Educação Infantil, onde as salas são divididas em cantos, como o canto da leitura e do “Faz de Conta”, onde o objetivo é despertar desde cedo nesses alunos o gosto pela leitura. Há também grupos de estudos, destinados aos diretores, coordenadores e professores, como o Programa Ler e Escrever, o PAE (Programa de Alfabetização Especial), a Olimpíada de Língua Portuguesa, os Concursos de Redação para alunos e professores, entre outros.



EXEMPLO DE EMEB

Há sete anos é desenvolvido na EMEB Sônia Maria Corrêa um projeto de incentivo à leitura, onde os alunos levam toda semana para casa um livro diferente e uma vez por mês um DVD educativo ou filme infantil. A diretora Estér Brito de Paiva Castro diz que após a leitura os alunos fazem um desenho para ilustrar a história. “Os pais não compravam livros para as crianças e a partir desse projeto eles perceberam que os filhos gostam de ler. O nosso objetivo é estimular os alunos a ler e consequentemente os pais”, disse a diretora. Ester acrescenta que este processo de incentivo à leitura desencadeou nos alunos uma responsabilidade, pois eles aprenderam a conservar os livros.

Ester com os alunos