segunda-feira, 14 de junho de 2010

CEMFICA TV FAZ EXPOSIÇÃO COM RECICLÁVEIS

O CEMFICA TV (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente) realizou, nos dias 10 e 11 de junho, uma exposição de confecções feitas pelos alunos com materiais recicláveis. Essa mostra faz parte do projeto “Reciclagem e Sustentabilidade”, que tem como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, protegendo o meio ambiente e reduzindo o desperdício.

Arte com materiais recicláveis

Os alunos confeccionaram brinquedos e bijuterias de garrafa pet, bolsas feitas com saco de estopa e anéis de latinha, bonecos de caixas de leite, dobraduras de jornal, crochê feito com sacolas plásticas, brinquedos com restos de lã, sabão feito com o reaproveitamento de óleo de cozinha, móveis para casinha de boneca e até mesmo uma armadilha para o mosquito da dengue utilizando garrafa pet, além de outros objetos.

Armadilha para o mosquito da dengue, feita de garrafa pet

Aproveitando a oportunidade, o professor Valdemar Barbosa, que ensina os alunos a cultivar em hortas, criou uma maquete que ilustra o percurso que a água percorre até chegar à nossa casa, desde a nascente do rio, a poluição que vem das fábricas, a captação de água pelo DAEA (Departamento de ÁGUA e Esgoto de Araçatuba) e os processos de floculação, decantação e filtração. A maquete ainda mostra a Sanear, empresa responsável pelo tratamento do esgoto de Araçatuba, a Prefeitura Municipal, o Aterro Sanitário e o CEMFICA TV. Os alunos também prepararam uma exposição com espécies variadas de plantas medicinais, entre elas o boldo, babosa, fortuna, erva cidreira, losna, citronela e confrei.

Maquete representando o DAEA

A diretora do CEMFICA, Leonor Martinez Rubira, explicou que a intenção do CEMFICA é ensinar aos alunos como é importante reciclar o lixo, passando noções de cidadania e sustentabilidade. “Separando todo o lixo produzido nas casas, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar futuro”, concluiu Leonor.

Crochê feito com sacolinhas de mercado


PORQUE RECICLAR: MENSAGEM DOS ALUNOS

A reciclagem de 50 quilos de papel usado, que é transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar. A cada 50 quilos de alumínio usado que é reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos do minério bauxita. Com um quilo de vidro quebrado faz-se exatamente meio quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje? Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!

Representação da coleta seletiva de lixo

Exposição de plantas medicinais

1 comentários:

Anônimo disse...

Estou surpresa com tanta utilidade que voces deram para o lixo, sou professora, moro em mato grosso e gostaria de saber mais detalhes de como fazer crochê com sacolas plásticas. obrigada, Simone.