quarta-feira, 30 de junho de 2010

EMEB DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA EM BERÇÁRIO

A EMEB Profª Ermelinda Geralda Silva Soga desenvolveu durante o 1º semestre um projeto de leitura para crianças do berçário (0 a 5 anos). O objetivo foi estimular a leitura, a criatividade e o interesse das crianças pelo faz de conta. O projeto é uma viajem ao mundo encantador das fadas, bruxas, príncipes e princesas, do bem contra o mal e da felicidade eterna, resgatando, assim, a auto-estima dos alunos, professores e funcionários.



Com o faz de conta, as professoras desenvolveram várias atividades com as crianças, como teatro, dança, jogos e brincadeiras cantadas. Para esse trabalho, foram utilizados vários recursos além dos livros, como fantoches, fantasias, cd´s, dvd´s, sucata e vários tipos de papel, que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos. Segundo relato das professoras, projetos como esse contribuem para enriquecer a expressão corporal e a fala dos pequenos.



Para a professora Luciane Santos Pedro, os contos de fada falam sobre a vida dos personagens apresentando aspectos humanos fundamentais. As lutas, batalhas, vitórias, sofrimentos, alegrias e tristezas têm como cenário o íntimo do ser humano. Ao recebê-las a criança se fortalece para trilhar o seu caminho. “O que é recebido na infância forma um verdadeiro tesouro a partir do qual a criança, no decorrer de sua vida, poderá reunir força, coragem, determinação, enfim, qualidades que nortearão sua conduta”, explicou a professora.



De acordo com a diretora Cristiane Magalhães Bissaco, ao narrar estes contos o educador promove uma relação verdadeira e íntima com os alunos. “O incentivo do adulto deve ser fundamental neste processo, sendo o professor o mediador entre a criança e o livro”, concluiu Cristiane. A diretora salienta que o projeto continuará sendo desenvolvido também no segundo semestre.

0 comentários: