quarta-feira, 30 de junho de 2010

EMEB JOAQUIM DIBO FAZ FESTA JUNINA ECOLÓGICA

Em época de festa junina, as escolas da Rede Municipal de Ensino preparam as tradicionais festividades englobando novos elementos, visando ampliar o conhecimento dos alunos por meio de atividades ligadas a temas da atualidade. Algumas Emebs (Escola Municipal de Educação Básica) estão trabalhando como tema do arraial a Copa do Mundo 2010, montando grupos de estudo para pesquisar a cultura de cada país que participa do mundial e trazendo as particularidades de cada nação para a festa caipira brasileira. Na Emeb Professor Joaquim Dibo, no bairro Jardim Paraíso, não foi diferente. A escola trouxe um tema atual para sua festa junina, que aconteceu neste sábado (26), mas com um diferencial. O arraial foi ecologicamente correto.



A 1ª Festa Junina Ecológica teve como objetivo agregar conhecimento deste importante tema às já celebradas quadrilhas, comidas típicas e brincadeiras dos meses de junho e julho, mantendo a temática caipira, mas tratando-a pelo viés da preservação ambiental. As barraquinhas mostravam informações sobre sustentabilidade, práticas de preservação ambiental e também coleta seletiva. Na barraca do tiro ao alvo os “bão de mira” tiveram que acertar apenas materiais que são recicláveis. Na pescaria, ao invés de peixes os “pescadô” tinham a tarefa de retirar lixo do rio. Nesta aí, fisgar bota, lata e objetos não era coisa de pé-frio, mas sim de um caipira atualizado e consciente.



As apresentações dos alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental foram marcadas por leituras de trechos da Carta da Terra e da Carta da Água, duas declarações de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Para o lanche foram disponibilizadas 550 canecas de acrílico a um baixo preço, que as pessoas puderam adquirir para utilizar na festa, evitando a utilização de copos plásticos, e depois levar para casa.

0 comentários: