quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escolas se preparam para Copa do Mundo

Com a proximidade da abertura oficial da Copa do Mundo de 2010, que acontece dia 11 de junho às 11h (horário de Brasília), EMEBs de Araçatuba já entraram no clima da torcida pelo Brasil e verde e amarelo tomam conta das atividades de sala.

A EMEB Cristiano Olsen já iniciou a torcida. Diversas atividades relacionadas à Copa do Mundo estão acontecendo e os alunos, juntamente com os professores, enfeitaram toda a escola com as cores da bandeira do Brasil. Eles foram divididos em grupos, cada um representando um país que participa da competição, e a partir daí iniciaram pesquisas sobre a língua, a moeda, comidas típicas e danças populares, além de confeccionarem a bandeira do país. Os trabalhos estão expostos na escola. Também foi montado um jornal mural, onde os alunos colocarão notícias sobre os jogos e curiosidades dos países.

alunos do Cristiano Olsen, mostram o álbum de figurinha da Copa

De acordo com a professora Jussara Costa Vilela Arfelli, o tema Copa do Mundo pode ser trabalhado em várias disciplinas. “É possível trabalhar com o tema em várias matérias. Na matemática nós usamos o álbum de figurinhas para trabalhar sequência numérica e situações problemas, também utilizamos a escrita dos nomes dos jogadores para trabalhar nas oficinas de espanhol e nas aulas de português, e as características físicas dos jogadores nas aulas de geografia”, explicou a professora.

sala decorada


Na EMEB Fausto Perri, os professores buscam enriquecer os conhecimentos dos alunos com informações sobre a Copa, como explica a diretora Maísa Machado Bichir. “Para as semanas da Copa do Mundo nós estamos preparando aulas no laboratório de informática, onde o objetivo é que os alunos descubram curiosidades sobre os países que participam do Mundial e se atentem aos resultados dos jogos”, disse a diretora.

decoração da EMEB Fausto Perri

Já os professores da EMEB Índio Poti preparam uma grande festa junina sobre a Copa para o dia 26 de junho. De acordo com o professor Cláudio César Pereira Crystal, a idéia é unir as duas comemorações, que são tão populares no Brasil. “Para nossa festa junina, a escola está preparando várias apresentações com músicas que lembrem futebol e utilizaremos bolas nas coreografias. As barracas serão típicas, inspiradas nos países que disputarão os jogos e na decoração pensamos em espantalhos vestidos com a camisa do Brasil”, concluiu Crystal. Durantes os jogos da seleção brasileira os alunos serão dispensados das aulas.

0 comentários: