quarta-feira, 2 de junho de 2010

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS INCENTIVA ALUNOS

Dia 26 de maio foi marcado pelo aniversário de 10 anos da EMEB Euza Neuza Marcondes Lários e os alunos não poderiam ter ganhado presente melhor. Na ocasião foi inaugurado o Laboratório de Ciências, o primeiro da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba. O prefeito Cido Sério e a secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, estiveram presentes.

O laboratório da EMEB é composto por um esqueleto humano em tamanho real e partes do corpo humano feitas de resina, como coração, boca para estudo do dentes e escovação, sistema digestivo, as fases de uma gestação, além de telescópio, balão volumétrico, béquer, funil de vidro, pipetas, entre outros materiais didáticos que facilitam a aprendizagem dos alunos. “Eu estou adorando esse laboratório, ele é muito educativo, tem muita coisa legal e desperta a nossa curiosidade”, disse a aluna da 4ª série, Fernanda Vieira Sampaio.

Esqueleto em tamanho real

A diretora da EMEB, Rosa Meire Sanches Guerrero, falou da importância desse laboratório para o desenvolvimento dos alunos. “Para nós é muito importante, pois nosso objetivo é desenvolver várias atividades com as crianças e abordar conteúdos concretos; sem dúvida foi um grande presente”, disse. Rosa Meire ainda explicou que esse laboratório começou a ser construído pela antiga diretora Carmem Lúcia Marin Carneiro, que durante cinco anos vendeu material reciclado doado pelos alunos para empresas de reciclagem.

Professora explica o processo gestacional

A professora da 4ª série, Eliana Amorim, afirma que esse laboratório só irá acrescentar na vida dos alunos. “É a oportunidade que nós temos de colocar em prática tudo que é ensinado em sala de aula. Tudo que é lúdico se torna mais interessante e aguça a vontade dos alunos em estudar ciências”, explica Eliana.

Aluna mostra o coração

A secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, explica que esses materiais estimulam o aprendizado, porque nessa fase os alunos são levados pela curiosidade. “A disciplina de ciências desperta no aluno o interesse pela natureza, pela biologia e pela descoberta dos seres vivos, portanto, ensinar ciências é fundamental para a formação de um cidadão preocupado com o meio ambiente”, analisa Beatriz.

Boca para estudo dos dentes

Araçatuba Educadora

Araçatuba está cada vez mais se tornando uma cidade educadora e a Secretaria da Educação nunca recebeu tanto incentivo do governo municipal como vem recebendo nos últimos 18 meses. Entre as benfeitorias realizadas na rede municipal podemos citar a implantação dos laboratórios de informática, das salas de ballet, dos projetos voltados à educação infantil, como o “Fazer Em Cantos”, projetos de Educação Especial para alunos portadores de necessidades especiais, concursos de redação para alunos e professores, incentivando a leitura, entre outros.

0 comentários: