terça-feira, 1 de junho de 2010

Lançado programa contra o bullying

Araçatuba celebrou dia 25 de maio, pela primeira vez, o Dia Municipal de Combate ao Bullying, recentemente instituído pela Prefeitura. O evento foi aberto às 8h pelo prefeito Cido Sério e pela Secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira. Em seguida, as psicólogas Luciana Esgalha e Milena Moimaz explicaram o Programa de Combate ao Bullying, que, a partir do ano que vem, será instituído desde o início do ano letivo no sistema municipal de educação. Na última semana de maio, haverá eventos para debater o assunto. Além de educadores da rede municipal, o evento contou com as presenças dos vereadores Dr. Nava (PSC), Profª Durvalina (PT) e Tieza (PSDB).

Munarin ministra palestra

Das 9h às 12h, três palestrantes apresentaram informações sobre o bullying: José Carlos Munarin, Mestre em Educação, falou sobre “Bullying na Escola”; Rita Lavoyer, professora e escritora, ministrou a palestra “Bullying e a Família”; Vivi Tuppy, pedagoga, finalizou as palestras com o tema “Bullying e a Cultura da Paz”. De forma geral, todos destacaram a importância e formas de se combater atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticados por indivíduo ou grupo.

Cido lança programa de combate ao bullying

Esgalha e Moimaz explicaram que, no caso do bullying, o objetivo do agressor é intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Esclareceram também que agressividade é uma tendência a provocar ou atacar, uma forma de ferir alguém física ou psicologicamente. Dessa forma, existe o bullying físico (tapas, cotoveladas, empurrões, ameaças e linguagem corporal intimidadora), verbal (apelidos ofensivos, comentários insultosos e humilhantes, ameaças e intimidação etc.), social e relacional (manipular e destruir relacionamentos, destruir reputações, excluir o indivíduo de um grupo, pilhação ou bilhetes com mensagens ofensivas etc.).

As psicólogas destacaram alguns sinais que podem indicar a existência de bullying, como perda súbita de interesse por atividades promovidas pela escola, preferência pela companhia de adultos, pesadelos e dificuldades para dormir, raiva e irritabilidade, ferimentos inexplicáveis, rejeição à escola, queda no rendimento do alunos (notas baixas), depressão e ansiedade.

Ações

Dentre as ações que passam a ser executadas na rede municipal de ensino estão orientações específicas do diretor e coordenador para sua equipe escolar, elaboração de ações de prevenção e combate ao bullying pelas equipes escolares (alunos, pais e comunidade, em aulas, reuniões etc.), socialização das ações e dos resultados obtidos pelas escolas, além da avaliação periódica do programa.

Com o programa, Prefeitura e Secretaria têm a intenção de promover estudos, pesquisa e ampla reflexão sobre o combate ao bullying nas escolas de educação básica da rede municipal de ensino de Araçatuba, a partir de encontros de formação, que serão realizados pela Secretaria da Educação Municipal, envolvendo estudiosos, gestores da secretaria, profissionais da educação, pais e alunos.

0 comentários: