segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Prefeitura de Araçatuba e a Secretaria da Educação concluíram na noite de quarta-feira (2) a distribuição dos kits escolares a estudantes na Rede Municipal de Ensino. Mais de 70 alunos do Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram do encerramento, uma semana depois do início, em 26 de maio.

A entrega aconteceu na sede da Secretaria da Educação, com procedimento diferenciado em relação às crianças e que integra processo de aprendizagem. Para reiterar que não se deve assinar qualquer documento sem prévia leitura e compreensão, os alunos receberam documento identificando o material recebido. A dona-de-casa Gildete Santos Gomes, de 51 anos, que estuda na EMEB Ana Fausto Perri, no Bairro Alvorada fez a leitura e também fez questão de descrever aquele momento e o aprendizado na EJA: “é como se uma venda fosse tirada dos olhos”.

Beatriz, Helena, Cido Sério e o professor Marcos

A secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira elencou os itens do kit escolar e ressaltou a importância do material na aprendizagem: “sabemos que será utilizado com sabedoria”. Segundo o prefeito Cido Sério, “a preocupação é possibilitar igualdade de condições para todos. Afinal, Deus criou os seres iguais. Diferentes são apenas as oportunidades. O nosso compromisso é romper com esse paradigma de desigualdade”.

Ele recordou as dificuldades que tinha quando criança, dispondo apenas de material escolar usado e “lápis cotoco. Mamãe (Teresa Joana Lopes) foi fundamental para que eu e meus irmãos não desistíssemos da escola. E, hoje, faço questão que o kit escolar contenha materiais com a mesma qualidade dos utilizados por meus filhos. Desta forma, não queremos simplesmente ajudá-los. Queremos que vocês sintam-se empoderados”, concluiu o prefeito.

Alunos da EJA

Os alunos Pedro Nogueira Gomes (15 anos), que estuda na EMEB Hélia Pinholi Mungo, no Bairro Morada dos Nobres; Gilberto da Silva (48), na EMEB Professor Lauro Bittencourt, no Jardim TV; e Helena Castiglioni Cardoso (76), matriculada na EMEB Professora Maria de Freitas, no Bairro Vilela representaram os presentes e os demais 500 estudantes na EJA, projeto para alfabetização das pessoas que não tiveram acesso ao ensino formal em idade escolar equivalente.

Em Araçatuba, Educação de Jovens e Adultos é projeto desenvolvido pela Divisão de Educação para o Trabalho da Secretaria da Educação. O responsável direto, professor Marcos Francisco Alves e a professora Cíntia Rosseto coordenam aprendizado correspondente da primeira à quarta série do ensino fundamental, dividido nos termos um e dois. Dos 580 alunos, 520 estão sendo alfabetizados em escolas municipais, enquanto os demais ocupam salas na Igreja Ágape, Associação dos Autistas (AMA) e Centro de Ressocialização (CR).

0 comentários: