quarta-feira, 28 de julho de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE LIBRAS


A Prefeitura Municipal, por meio do serviço de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), abre inscrições para o II Curso de Libras Básico e I Curso de Libras Intermediário. Estes cursos são destinados aos servidores de todas as Secretarias Municipais, Hospitais Públicos, Pronto Socorro, DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) e público em geral, desde que tenha interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O curso básico terá início dia 4 de agosto e terminará dia 22 de Setembro. Serão disponibilizadas vagas remanescentes para o público em geral, dando preferência para aqueles que trabalham diretamente com pessoas com surdez. O curso intermediário inicia dia 6 de outubro e termina dia 27 de novembro e também serão oferecidas vagas às pessoas que já fizeram o curso básico. Ambos terão duração de 30h e os participantes receberão certificado emitido pela SME.

O CURSO

Os cursos acontecerão na Secretaria da Educação, todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h, e serão ministrados pela Orientadora Pedagógica de Educação Especial, professora Laudinete Nery. A Secretaria de Educação encaminhou um ofício às demais Secretarias, aos Hospitais, Pronto Socorro e DAEA explicando sobre a necessidade de disponibilizarão de funcionários para serem capacitados. Os órgãos públicos já fizeram suas inscrições, porém ainda existem 15 vagas para o curso básico e 10 vagas para o intermediário e podem ser feitas até o dia 3 de agosto. Os interessados podem fazer a inscrição do curso na SME, com a professora Laudinete. O curso é gratuito e os alunos receberão uma apostila.

A iniciativa da Administração é para garantir acesso a todos os cidadãos aos serviços públicos, possibilitando o diálogo entre o poder público e toda a sociedade. Também segue a diretriz de governo que é de promover ao máximo a implantação de medidas de acessibilidade, tanto no atendimento quanto na infraestrutura dos prédios. Dessa forma, cada órgão público terá um número suficiente de profissionais iniciados na lígua em libras.

LIBRAS

Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias de fundamental importância para a comunicação efetiva dessas pessoas, por isso a necessidade da capacitação. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Maiores informações podem ser obtidas com a professora Laudinete Nery pelo telefone 3636-1234.

II CIRCUITO DA QUEIMA DO ALHO NESTE DOMINGO


No próximo domingo, primeiro de agosto, acontece em Araçatuba, no Recinto Clibas de Almeida Prado, o II Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista. A “Queima do Alho” é um concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros e no menor espaço de tempo. A história deste ritual data dos tempos em que estes tropeiros viajavam longas distâncias para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e pelos peões.

Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso. Barretos era o ponto final desta longa jornada por ser um grande mercado de compra de bois. Assim começou a competição entre os cozinheiros das comitivas que chegavam às cidades e preparavam a melhor comida.

O cardápio servido no domingo será composto de arroz carreteiro, feijão tropeiro e farofa. O convite pode ser comprado na Secretaria Municipal de Educação ou na Secretaria Municipal de Cultura, no valor de R$ 12, 00. A bebida será vendida à parte. A entrada no Recinto de Exposições será pelo portão 10. Estarão participando do concurso seis comitivas de toda região e a comitiva campeã disputará a final do Concurso na cidade de Barretos. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Medilar e Gráfica Global.

PARTICIPE DESTE GRANDE EVENTO CULTURAL DE NOSSA REGIÃO!

Outras informações:
18 3636-1270 - Inês
18 9789-4225 - Cláudia Colli

Serviço: II Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista
Local: Recinto Clibas de Almeida Prado (Ponto do Peão)
Data: 01/08/10
Horário: 12h

segunda-feira, 19 de julho de 2010

BULLYING: POR UMA ESCOLA SEM VIOLÊNCIA


O Bullying é uma prática de violência entre os estudantes que consiste no desrespeito ao ambiente escolar e aos colegas de escola por meio de agressões física ou psicológica. Este tipo de problema tem preocupado os educadores, que a cada dia precisam se superar para lidar com situações cada vez mais complexas. O Bullying acontece tanto na infância como na adolescência. Pensando nisso, a EMEB Anna dos Santos Barros programou para o início do segundo semestre o Dia da Família, que trabalhará o tema “Bullying não é brincadeira”.

A abertura do projeto acontece na EMEB, no dia 12 de agosto, e a programação iniciará às 14h. Para a secretária da Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, as escolas precisam organizar projetos para combater o avanço do Bullying, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade. Desta forma, o ambiente escolar tende a melhorar significativamente. “Precisamos combater o Bullying nas escolas, pois essa prática pode trazer sérios danos às vítimas”, explicou Beatriz.

DIA DA FAMÍLIA

Programação
14 – Acolhimento: “Imagens de PAZ”
14h30 – Abertura – Projeto Família: Tema “Bullying não é brincadeira”
Apresentações:
Alunos 3ª série B – Profª Taisa – Além do Horizonte
Alunos 4ª série A e 3ª série C – Profª Thaís – Eu quero apenas
Alunos AEE e 3ª série C – Profª Márcia – Mãos que falam
15h às 16h

Mesa Redonda

- Luciana Esgalha – Psicóloga e Mestra
- Milena Moimaz – Psicóloga e Especialista
- Andréa Alves S Soares – Supervisora de Ensino da SE
- Rita Lavoyer – Professora e Escritora
- Pais convidados

Oficina de mágicas com os alunos
16h – Apresentação de encerramento – “PAZ”

SECRETÁRIOS SE REÚNEM PARA O 7 DE SETEMBRO

Aconteceu, na última quinta-feira (15), na Secretaria Municipal de Educação, uma reunião para discussão e organização da semana do 7 de setembro. Estiveram presentes a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, o secretário de Cultura, Hélio Consolaro, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Arcanjo da Cruz, o secretário de Segurança, Dr. Delcir Getúlio Nardo, a diretora de departamento de Educação Municipal Ana Cláudia Vasconcelos e o diretor de departamento de Cultura, Alexandre Melinsky.


O grupo se reuniu para propor idéias e analisar a logística a ser adotada no desfile deste ano, visando superar as expectativas do ano anterior. Segundo a secretária de Educação, o objetivo é valorizar a parte civil do desfile, representada pelas secretarias de Educação e Cultura e a parte militar, representada pelas secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança.

Na próxima quarta-feira (21), acontecerá uma nova reunião que envolverá mais pessoas na organização. Todas as escolas municipais, estaduais e particulares estão convidadas a participar da caminhada cívica, que sai da Praça João Pessoa, por volta das 8h, percorrendo até a Av. dos Araçás. As escolas que tiverem fanfarra também poderão participar do desfile militar.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

REDE MUNICIPAL DE ENSINO ENTRA EM FÉRIAS

As férias dos 13.900 alunos das 64 unidades escolares da rede municipal de ensino começaram no dia 14. As aulas continuam para os alunos das 36 escolas de Educação Infantil, que frequentam o berçário. Esta medida foi adotada para garantir a segurança e o conforto dos alunos de 0 a 5 anos enquanto as mães trabalham. Neste período de férias serão desenvolvidas diversas atividades, como brincadeiras e rodas de leitura com os alunos da Educação Infantil. A escola ainda fornecerá alimentação, momento de descanso e banho. O retorno dos alunos está marcado para o dia 2 de agosto. Durante o período de férias, o Município oferece várias atividades de lazer às crianças.

LAZER

TEATRO AOS DOMINGOS
“A cigarra e a formiga”
Data: 18/07/10
Horário: 19h
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge (Biblioteca)

“Chapeuzinho Vermelho”
Data: 25/07/10
Horário: 19h
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge (Biblioteca)

Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro, a partir das 18h, no valor de R$ 5,00.

EXPÔ
Barracão Cultural – O público poderá conferir atrações como dança e música de artistas regionais. As apresentações acontecem antes e depois do show principal. De 12 a 16 de julho.
Feira de Artesanato – Lá você encontra bordados, pinturas e bijuterias confeccionadas por artesãos de Araçatuba.

ZÔO
Localizado na Rua do Fico, o Zoológico Municipal de Araçatuba é uma das opções de lazer da cidade. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17. Visita guiada, somente com agendamento através do telefone (18) 3624-5581.

PEBA – PARQUE ECOLÓGICO BAGUAÇU
O Peba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, das 8h30 às 14h. O parque fica na avenida Baguaçu. Informações pelos telefones: (18) 3636-1280.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alunos visitam a Prefeitura de Araçatuba

ESTUDANTES VISITAM O PAÇO MUNICIPAL


Alunos da 4ª série da EMEB Anna dos Santos Barros visitaram, na manhã de hoje (13), as dependências do Paço Municipal, onde funcionam o Gabinete do Prefeito e mais sete secretarias de governo de um total de 19 pastas. Os estudantes foram recebidos pelo prefeito Cido Sério. De acordo com a coordenadora da EMEB, Edislene Zidiotti Ferreira, este passeio tem por objetivo mostrar os principais pontos de Araçatuba e explicar o que funciona no local e qual a importância dele para a cidade. “Nós percebemos que muitos alunos ainda não conheciam alguns lugares da cidade, entre eles a Prefeitura”, destacou a Edislene.

A proposta nasceu com a intenção de inspirar os alunos que participam da Olimpíada da Língua Portuguesa, pois eles terão que escrever um poema com o tema “O Lugar Onde Vivo”. A Olimpíada acontece em nível estadual e federal e a próxima etapa classificatória acontece em agosto, quando serão classificados três alunos das escolas públicas de Araçatuba.

Durante a visita, o prefeito Cido Sério recitou alguns poemas de autores conhecidos e contou algumas histórias sobre livros e autores, entre eles Cecília Meirelles e Patativa do Assaré. Os alunos entregaram lembranças ao prefeito e à chefe de gabinete Marta Dourado e fizeram agradecimentos sobre os kits escolares, uniformes e reformas no espaço físico da escola. As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer o gabinete do prefeito e uma parte do acervo de livros que Cido Sério mantêm na prefeitura.

Além do Paço, os alunos passaram pelo DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), Recinto Clibas de Almeida Prado, Corpo de Bombeiros, Jardim Zoológico Dr. Flávio de Leite Ribeiro, Aeroporto Estadual Dario Guarita, Polícia Mirim, Parque Ecológico Baguaçu, Câmara Municipal, Mercadão, Campo do América, Hospital da Mulher, Praça Rui Barbosa, Igreja São João, Matriz, Cobrac, Shopping, Praça Getúlio Vargas, entre outros. Para finalizar passeio, os alunos fizeram um piquenique na praça João Pessoa.

Fotos: Alex Tristante/Valdivo Pereira(Folha da Região - 13/07/2010)

terça-feira, 13 de julho de 2010

PROJETO ENVOLVE CRIANÇAS NO COMBATE À DENGUE


O número cada vez mais alarmante de casos de dengue em todo o Brasil traz preocupações a todos diante da possibilidade de uma nova epidemia da doença. Pensando nisso, os alunos da EMEB Sérgio Esgalha (Guanabara) estão trabalhando com o Projeto “Dengue”, que tem a intenção de intenção conscientizar as crianças e a comunidade sobre a importância da preservação da natureza, o respeito pelo meio ambiente e o combate ao mosquito transmissor da dengue, evitando que a doença se propague.

O projeto, que teve início em março, acontecerá durante todo ano letivo. Nele os professores desenvolvem atividades semanais com os alunos abordando o tema “dengue”. Entre as atividades propostas, estão rodas de conversa, histórias, pinturas, desenhos, confecção de máscaras e cartazes, limpeza ao redor do prédio da escola, distribuição de panfletos e diversas atividades.

De acordo com a diretora Idalina Garcia da Cunha, o objetivo do projeto é mobilizar toda a comunidade escolar para uma ação conjunta de combate à dengue. “Envolver as crianças no combate à dengue tem sido muito importante, pois estamos conscientizando as crianças e a comunidade, que fica sensibilizada com o apelo da meninada”, explicou a diretora.

PREVENÇÃO

Nunca é tarde para lembrar que a Dengue é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que deposita seus ovos em água limpa e parada e que só pica durante o dia. A única maneira de evitar a doença é não deixar o mosquito nascer, então, é importante eliminar os criadouros, como caixas d’ água, poços, pneus, vasos de planta ou mesmo garrafas vazias.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

EMEB PROMOVE MOMENTO DE MEMÓRIAS

A EMEB Professor Fernando Gomes de Castro promoveu um encontro especial nesta última quinta-feira (8). A diretora Nara Leda Franco convidou a senhora Zezé Bedran, viúva do patrono da escola, e seu filho João César Bedran de Castro para participarem do momento “Memórias em homenagem ao Prof. Fernando”, que por mais de 15 anos dedicou sua vida a ensinar. Dona Zezé, que também foi professora, contou como Fernando Gomes de Castro ajudou a formar o antigo grupo escolar do bairro Água Limpa, na zona rural de Araçatuba.

Zezé Bedran, viúva do profº Fernando Gomes de Castro e seu filho João Castro

Café-com-pão-Café-com-pão e os pequenos vão no ritmo da poesia

No mesmo dia também aconteceu o Sarau Literário, que encerrou a Olimpíada da Língua Portuguesa. A Olimpíada foi voltada aos alunos da quarta série, porém todos os alunos e alguns funcionários da EMEB participaram do Sarau, declamando poemas escritos pelos alunos e também por autores famosos. Para animar ainda mais a tarde, a dupla formada pelos ex-alunos Augusto César e Leandro fizeram um show com musica sertaneja para os convidados.

O convidado Antônio Luceni, falando sobre a Olimpíada da Língua Portuguesa

Depois de um show de alegria e afinação, pose para a foto

O evento contou com a presença da secretária da Educação, Beatriz Soares e da equipe da coordenação da SE

HISTÓRICO DA EMEB

A EMEB Fernando Gomes de Castro, antigo Grupo Escolar do bairro Água Limpa, recebeu este nome como forma de homenagear um dos seus fundadores. O professor Fernando começou sua carreira como educador em 1939, atuando nas salas de aula do bairro Água Limpa. No ano de 1947 ajudou a fundar o Grupo Escolar do bairro Água Limpa, onde foi nomeado diretor interino, assumindo em 1950 como diretor efetivo.

Dona Zezé Bredan e a diretora da EMEB Nara Franco

O reencontro de Dona Zezé com um ex-aluna, a senhora Massako

Apaixonado pela educação, o professor encapava livro por livro durante as férias, além de montar em sua escola um grupo de teatro e uma fanfarra. Faleceu em 11 de abril de 1953. Em junho do mesmo ano o Grupo Escolar passou a se chamar Fernando Gomes de Castro.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARAÇATUBA E O IDEB

No último 5 de julho foi divulgado o IDEB 2009, índice criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo objetivo é reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Sendo calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho na Prova Brasil para os municípios, ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Dentre as 24 escolas avaliadas do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, 70% superaram seu próprio índice obtido em 2007. Quase 50% atingiram a meta proposta pelo MEC, já superando, inclusive, o índice previsto somente para 2011.



A EMEB Leão Nogueira Filho (Jardim Iporã) obteve o melhor desempenho em 2009, com 6,3, sendo que esta nota seria prevista apenas para 2013, seguidas pelas EMEBs Índio Poti (Vila Carvalho), cuja nota atingida em 2009 era prevista somente para 2017 e Henny Ferraz Homem (Ipanema), com a nota prevista para 2013, de 6,2. As Escolas Floriano Camargo de Arruda Brasil (Jardim Guanabara), Carmélia Mello Fonseca (Jardim Aclimação) e Joaquim Dibo (Dona Amélia) tiveram seus índices melhorados em até 21%, o que é um excelente avanço.

A EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus (Engenheiro Taveira), em 2007 obteve índice de 4,2 e, em 2009 atingiu 5,2, superando, inclusive, a média estabelecida ainda para 2013 que seria de 5,0. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do IDEB, pois estamos trabalhando para melhorar a qualidade de ensino dos alunos e nossos professores estão sempre participando de cursos de capacitação promovidos pela Secretaria da Educação”, disse a diretora da EMEB Selma Trevelin, Marister Vasques Falleiros.



A Secretaria da Educação e a Administração Municipal de Araçatuba orgulham-se dos resultados que nosso Sistema de Ensino vem apresentando. “Muitos ainda são os desafios, mas os avanços que obtivemos são incontestáveis. Porém, queremos muito mais!”, ressalta Beatriz Soares Nogueira, Secretária da Educação.


CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Além do acesso à escola, da democratização de oportunidades efetivada através da entrega de materiais escolares com qualidade e da recuperação e adequação dos prédios escolares, a Secretaria da Educação preocupa-se em investir na formação dos educadores, sempre proporcionando cursos aos professores da rede, com o objetivo de discutir problemas e propor possíveis soluções, assim como previsto no Plano Municipal de Educação.

Entre os cursos pode-se citar o Programa Ler e Escrever, o curso de formação contínua para os professores que desenvolvem o Programa de Alfabetização Especial, os Grupos de Estudos em Literatura, Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Pró-Letramento, que será implantado no 2º semestre e a formação semanal para professores de Educação Especial desenvolvida na Secretaria da Educação, formações oferecidas com o objetivo de desenvolver novas práticas pedagógicas que colaborem com o desenvolvimento da autonomia e da participação cidadã.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CRIANÇAS DO CEMFICA SOLAR VISITAM SHOPPING

Na tarde desta quarta-feira (7), 27 alunos do CEMFICA SOLAR (Centro de Educação Municipal e Formação Integral da Criança e Adolescente) fizeram um passeio no Araçatuba Shopping. De acordo com a professora Neli Vieira, este passeio é um presente da equipe escolar do CEMFICA aos alunos que participaram do I Concurso de Quadrilhas Juninas, que foi promovido pela Prefeitura Municipal. “Não é fácil reunir os alunos aos sábados para uma apresentação, por isso resolvemos proporcionar um momento de descontração a eles, que se dedicaram tanto aos ensaios e que participaram da quadrilha”, explicou.






Os alunos foram acompanhados pelos professores Euclides Domingues, Neli Vieira, Edna Regina da Silva, Silvia Néri Benez, Claudinei Beneguer e Lucimara Darin. Após se divertirem com os brinquedos do “Planet Game”, o grupo passeou pelo Shopping e no final tomaram um lanche na praça de alimentação.



Expectativas

As professoras do CEMFICA SOLAR classificaram este semestre como produtivo. “A participação dos alunos foi excelente. Eles desenvolveram ótimos trabalhos com os temas propostos por nós. Esperamos que no próximo semestre as crianças continuem motivadas”, disse a professora Edna Regina da Silva. A professora disse também que logo que os alunos voltarem das férias eles iniciarão os preparativos para a semana do folclore, entre outros projetos programados para os próximos bimestres.

terça-feira, 6 de julho de 2010

I CONCURSO DE QUADRILHAS SUPERA EXPECTATIVAS

Aconteceu, na tarde do último sábado (03), na EMEB Francisca de Arruda Fernandes, o I Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas. O evento reuniu aproximadamente 600 pessoas, que assistiram as apresentações das nove escolas que se apresentaram. As grandes campeãs da noite foram a EMEB Mariazinha Sanches de Oliveira Miloch, que venceu na categoria “Educação Infantil”, e as escolas Lauro Bittencourt e Euza Neuza Marcondes Lários, que disputaram na categoria “Ensino Fundamental”. As escolas foram premiadas com uma viagem cultural para conhecerem o “Rancho do Peãozinho”, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O passei será no mês de agosto.




O I Concurso Municipal de Quadrilhas Junina teve por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações populares da cultura Brasileira, que é a “Quadrilha Junina”. Para a professora Cláudia Colli, o evento superou todas as expectativas. “O Concurso foi um sucesso, a qualidade das apresentações e dos figurinos dos alunos me surpreendeu. Nosso objetivo é ampliá-lo nos próximos anos”, explicou.




Entre os itens julgados nas apresentações estava figurino, animação, coreografia, harmonia, repertório musical, criatividade, noiva e noivo. O corpo de jurados foi formado por três professores de dança de salão (Sandro, Elaine dos Anjos e Sérgio), pelo professor Ricardo Luiz de Andrade, que representou a Secretaria da Educação, e pela professora Simone Leite Gava, representante da Secretaria da Cultura.


A secretária da Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, e o secretário da Cultura, Hélio Consolaro, prestigiaram as apresentações dos alunos. A festa durou até 21h. As crianças puderam se divertir com a barraca da pescaria e o pula-pula, além das barracas com comidas típicas.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DE CONFRATERNIZAÇÃO

Os alunos dos Termos I e II da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram uma festa de confraternização para finalizar o primeiro semestre. As professoras Simone Viana e Neusa Soares acompanharam suas turmas até uma pizzaria, que foi o local escolhido por eles, pois muitos ainda não tinham frequentado uma. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos da EJA momentos de lazer e descontração, além de promover um vínculo maior entre eles”, disse a professora Simone.



Neste primeiro semestre, a EJA participou de várias atividades envolvendo música, arte, matemática, culinária, saúde, além de assistirem pela primeira vez a um filme em 3D. De acordo com o chefe da divisão de Educação para o Trabalho, professor Marcos Francisco Alves, desenvolver essas atividades desperta o entusiasmo dos alunos. “Promover atividades extraclasse motiva os alunos. Depois que nós levamos uma turma ao cinema eles resolveram tirar a carteirinha de estudante para pagar meia entrada, de tanto que gostaram”, explicou o professor.

INVESTIR EM CAPACITAÇÃO

Os alunos da EJA, assim como os demais, entram de férias dia 14 de julho e retornam dia 2 de agosto. Pensando em melhorar o método de alfabetização, a Secretaria da Educação, a partir do 2º semestre, estará investindo ainda mais na formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo, segundo o professor Marcos, é chegar ao mês de novembro com os alunos alfabetizados, lendo, escrevendo e fazendo pequenas contas. Por isso os professores passarão por cursos de capacitação.

VAGAS

A EJA atende aproximadamente 600 alunos e está disponibilizando vagas para o 2º semestre. Professor Marcos lembra que aqueles que tiverem interesse em fazer parte da EJA, podem procurar a Secretaria da Educação, na rua São Paulo nº 728, ou as escolas Francisca de Arruda Fernandes, Hélia Pinholi Mungo, Anna dos Santos Barros, Maria Helena de Freitas Carli, Lauro Bittencourt, José Herculano, José Machado Neto, Fausto Perri, Selma Trevelin, AMA e Ágape (período da tarde).

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Prefeitura reinaugura duas Escolas

A Prefeitura de Araçatuba e a Secretaria Municipal da Educação oficializaram a reinauguração de duas escolas municipais no último dia de junho e no primeiro dia de julho: EMEBs Hélia Pinholi Mungo e Camila Tomashinsky. O prefeito Cido Sério, a secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira e o arquiteto Luiz Teixeira, diretor do Departamento de Habitação, Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura participaram das duas solenidades. Os vereadores Durvalina Garcia e Rivael Papinha também estiveram presentes, assim como o novo secretário de Planejamento, Éderson da Silva. Os investimentos superam R$ 573 mil.

Apresentação dos alunos da EMEB Camila Tomashinsky, sobre Copa do Mundo

Prefeito Municipal Cido Sério e a diretora Eliana Leão Evangelista

Secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira e a Vereadora Durvalina

Público prestigiando reinauguração da EMEB

Reinauguração da EMEB Hélia Pinholi Mungo

Outras atividades desenvolvidas na EJA

SAÚDE BUCAL

39 alunos da Ágape assistiram uma palestra, ministrada pelas alunas Andressa e Carolina, do 5º ano de odontologia da Unesp sobre Higiene Bucal. O objetivo era conscientizar os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para à importância dos cuidados com a higiene bucal. As alunas da Unesp, ainda explicaram a maneira correta de se escovar os dentes e a importância do fio dental.







MATEMÁTICA

Os alunos da EMEB Anna dos Santos Barros, participaram da Feira de Jogos Matemáticos, onde o objetivo é mostrar a importância da matemática, atrelada aos jogos interativos.





quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alice Couto realiza exposição

Exposição dos alunos da 2ª fase (5 anos), realizaram exposição com os trabalhos desenvolvidos durante o bimestre. Participaram da turma do Panda, da Lagartixa e do Jacaré.

A Turminha do Panda, com a professora Maria Aparecida Sume Silva.

Os alunos Heitor Gomes Carvalho, Giovana Martins Ryllewski e Bianca Palmieri Montoro, durante a exposição.


Os Alunos explicando os trabalhos desenvolvidos pela turma do Panda


Cartazes confeccionados pelas crianças

EMEB realiza exposição sobre Faz de Conta

A EMEB Maria Helena de Freitas Carli organizou, na tarde de hoje (30), uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o 2º bimestre. O tema escolhido foi “Histórias Infantis”, que permitiu aos alunos realizarem várias atividades, entre elas passeio no bosque, pinturas, colagens, confecção de cartazes entre outras coisas. O projeto foi batizado de “Contar e encantar”, pois de acordo com a diretora da EMEB, Eliana Hatsue Tsuchida Terence, através dos contos, as crianças adquirem várias habilidades, que podem ser utilizadas durante toda a vida.







A escola foi toda enfeitada com cartazes que traziam letras das músicas ensinadas aos alunos, além do registro fotográfico realizado pelas professoras enquanto as crianças realizavam as atividades. O pátio se transformou no cenário da história de João e Maria, onde os alunos encenaram uma parte da história.





Para a coordenadora da EMEB, Giovana Gobbo Kuhn, esta exposição é resultado de todo desempenho, trabalho e dedicação dos alunos e destaca a importância em se trabalhar com histórias infantis. “Através desse trabalho, procuramos resgatar esses contos, que são tão interessantes e que atualmente andam esquecidos pelas crianças”, explica.





Giovana ainda citou as histórias que foram trabalhas, entre elas Festa no Céu, Chapeuzinho Vermelho, A Formiguinha e a Neve, Os três porquinhos e João e Maria. Estiveram presentes, prestigiando o evento, o prefeito municipal de Araçatuba, Cido Sério, a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, a equipe da coordenação e supervisão da Secretaria da Educação, a diretora da EMEB Faustina do Amaral, Maria Zilma Dornellas, a diretora da EMEB Egles Gabas, Célia Regina da Silva Manoel e a coordenadora da EMEB Sônia Maria Corrêa, Ana Cláudia Regina da Silva Manoel.