segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARAÇATUBA E O IDEB

No último 5 de julho foi divulgado o IDEB 2009, índice criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo objetivo é reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Sendo calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho na Prova Brasil para os municípios, ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Dentre as 24 escolas avaliadas do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, 70% superaram seu próprio índice obtido em 2007. Quase 50% atingiram a meta proposta pelo MEC, já superando, inclusive, o índice previsto somente para 2011.



A EMEB Leão Nogueira Filho (Jardim Iporã) obteve o melhor desempenho em 2009, com 6,3, sendo que esta nota seria prevista apenas para 2013, seguidas pelas EMEBs Índio Poti (Vila Carvalho), cuja nota atingida em 2009 era prevista somente para 2017 e Henny Ferraz Homem (Ipanema), com a nota prevista para 2013, de 6,2. As Escolas Floriano Camargo de Arruda Brasil (Jardim Guanabara), Carmélia Mello Fonseca (Jardim Aclimação) e Joaquim Dibo (Dona Amélia) tiveram seus índices melhorados em até 21%, o que é um excelente avanço.

A EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus (Engenheiro Taveira), em 2007 obteve índice de 4,2 e, em 2009 atingiu 5,2, superando, inclusive, a média estabelecida ainda para 2013 que seria de 5,0. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do IDEB, pois estamos trabalhando para melhorar a qualidade de ensino dos alunos e nossos professores estão sempre participando de cursos de capacitação promovidos pela Secretaria da Educação”, disse a diretora da EMEB Selma Trevelin, Marister Vasques Falleiros.



A Secretaria da Educação e a Administração Municipal de Araçatuba orgulham-se dos resultados que nosso Sistema de Ensino vem apresentando. “Muitos ainda são os desafios, mas os avanços que obtivemos são incontestáveis. Porém, queremos muito mais!”, ressalta Beatriz Soares Nogueira, Secretária da Educação.


CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Além do acesso à escola, da democratização de oportunidades efetivada através da entrega de materiais escolares com qualidade e da recuperação e adequação dos prédios escolares, a Secretaria da Educação preocupa-se em investir na formação dos educadores, sempre proporcionando cursos aos professores da rede, com o objetivo de discutir problemas e propor possíveis soluções, assim como previsto no Plano Municipal de Educação.

Entre os cursos pode-se citar o Programa Ler e Escrever, o curso de formação contínua para os professores que desenvolvem o Programa de Alfabetização Especial, os Grupos de Estudos em Literatura, Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Pró-Letramento, que será implantado no 2º semestre e a formação semanal para professores de Educação Especial desenvolvida na Secretaria da Educação, formações oferecidas com o objetivo de desenvolver novas práticas pedagógicas que colaborem com o desenvolvimento da autonomia e da participação cidadã.

1 comentários:

Anônimo disse...

quero saber o por que,de quando mudamos de um bairro para o outro nao conseguimos transferir o nossos filhos de escola, se sao direitos da criança estudar em local mais próximo de suas residencias???????