quarta-feira, 28 de julho de 2010

II CIRCUITO DA QUEIMA DO ALHO NESTE DOMINGO


No próximo domingo, primeiro de agosto, acontece em Araçatuba, no Recinto Clibas de Almeida Prado, o II Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista. A “Queima do Alho” é um concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros e no menor espaço de tempo. A história deste ritual data dos tempos em que estes tropeiros viajavam longas distâncias para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e pelos peões.

Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso. Barretos era o ponto final desta longa jornada por ser um grande mercado de compra de bois. Assim começou a competição entre os cozinheiros das comitivas que chegavam às cidades e preparavam a melhor comida.

O cardápio servido no domingo será composto de arroz carreteiro, feijão tropeiro e farofa. O convite pode ser comprado na Secretaria Municipal de Educação ou na Secretaria Municipal de Cultura, no valor de R$ 12, 00. A bebida será vendida à parte. A entrada no Recinto de Exposições será pelo portão 10. Estarão participando do concurso seis comitivas de toda região e a comitiva campeã disputará a final do Concurso na cidade de Barretos. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Medilar e Gráfica Global.

PARTICIPE DESTE GRANDE EVENTO CULTURAL DE NOSSA REGIÃO!

Outras informações:
18 3636-1270 - Inês
18 9789-4225 - Cláudia Colli

Serviço: II Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista
Local: Recinto Clibas de Almeida Prado (Ponto do Peão)
Data: 01/08/10
Horário: 12h

0 comentários: