quarta-feira, 28 de julho de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE LIBRAS


A Prefeitura Municipal, por meio do serviço de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), abre inscrições para o II Curso de Libras Básico e I Curso de Libras Intermediário. Estes cursos são destinados aos servidores de todas as Secretarias Municipais, Hospitais Públicos, Pronto Socorro, DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) e público em geral, desde que tenha interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O curso básico terá início dia 4 de agosto e terminará dia 22 de Setembro. Serão disponibilizadas vagas remanescentes para o público em geral, dando preferência para aqueles que trabalham diretamente com pessoas com surdez. O curso intermediário inicia dia 6 de outubro e termina dia 27 de novembro e também serão oferecidas vagas às pessoas que já fizeram o curso básico. Ambos terão duração de 30h e os participantes receberão certificado emitido pela SME.

O CURSO

Os cursos acontecerão na Secretaria da Educação, todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h, e serão ministrados pela Orientadora Pedagógica de Educação Especial, professora Laudinete Nery. A Secretaria de Educação encaminhou um ofício às demais Secretarias, aos Hospitais, Pronto Socorro e DAEA explicando sobre a necessidade de disponibilizarão de funcionários para serem capacitados. Os órgãos públicos já fizeram suas inscrições, porém ainda existem 15 vagas para o curso básico e 10 vagas para o intermediário e podem ser feitas até o dia 3 de agosto. Os interessados podem fazer a inscrição do curso na SME, com a professora Laudinete. O curso é gratuito e os alunos receberão uma apostila.

A iniciativa da Administração é para garantir acesso a todos os cidadãos aos serviços públicos, possibilitando o diálogo entre o poder público e toda a sociedade. Também segue a diretriz de governo que é de promover ao máximo a implantação de medidas de acessibilidade, tanto no atendimento quanto na infraestrutura dos prédios. Dessa forma, cada órgão público terá um número suficiente de profissionais iniciados na lígua em libras.

LIBRAS

Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias de fundamental importância para a comunicação efetiva dessas pessoas, por isso a necessidade da capacitação. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Maiores informações podem ser obtidas com a professora Laudinete Nery pelo telefone 3636-1234.

0 comentários: