terça-feira, 13 de julho de 2010

PROJETO ENVOLVE CRIANÇAS NO COMBATE À DENGUE


O número cada vez mais alarmante de casos de dengue em todo o Brasil traz preocupações a todos diante da possibilidade de uma nova epidemia da doença. Pensando nisso, os alunos da EMEB Sérgio Esgalha (Guanabara) estão trabalhando com o Projeto “Dengue”, que tem a intenção de intenção conscientizar as crianças e a comunidade sobre a importância da preservação da natureza, o respeito pelo meio ambiente e o combate ao mosquito transmissor da dengue, evitando que a doença se propague.

O projeto, que teve início em março, acontecerá durante todo ano letivo. Nele os professores desenvolvem atividades semanais com os alunos abordando o tema “dengue”. Entre as atividades propostas, estão rodas de conversa, histórias, pinturas, desenhos, confecção de máscaras e cartazes, limpeza ao redor do prédio da escola, distribuição de panfletos e diversas atividades.

De acordo com a diretora Idalina Garcia da Cunha, o objetivo do projeto é mobilizar toda a comunidade escolar para uma ação conjunta de combate à dengue. “Envolver as crianças no combate à dengue tem sido muito importante, pois estamos conscientizando as crianças e a comunidade, que fica sensibilizada com o apelo da meninada”, explicou a diretora.

PREVENÇÃO

Nunca é tarde para lembrar que a Dengue é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que deposita seus ovos em água limpa e parada e que só pica durante o dia. A única maneira de evitar a doença é não deixar o mosquito nascer, então, é importante eliminar os criadouros, como caixas d’ água, poços, pneus, vasos de planta ou mesmo garrafas vazias.

0 comentários: