terça-feira, 24 de agosto de 2010

1º FOLCLORATA RESGATA TRADIÇÕES CULTURAIS

O Dia Nacional do Folclore, comemorado neste domingo (22), foi celebrado com uma série de apresentações na Praça João Pessoa. O local recebeu atrações de nove escolas municipais, dos Cemficas (Centros Municipais de Formação Integral da Criança e do Adolescente) e de grupos da comunidade no 1º Folclorata. Também houve exposição de artesanato e degustação de chás tradicionais, como os de camomila, erva cidreira e hortelã.

O evento foi realizado pelo Governo Municipal de Araçatuba, por meio das secretarias de Educação e de Cultura. O prefeito Cido Sério esteve presente na abertura e acompanhou parte das apresentações. Segundo ele, a festa retoma uma tradição que “encanta o imaginário” das crianças. “Quando a gente faz essa retomada do nosso folclore, a gente vai criando no imaginário da criança o amor pelo Terra, a paixão pela natureza”, destacou.

Já o secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, destacou a integração entre as secretarias envolvidas e a importância desse resgate. “Nós temos que cultivar, nós temos que manter essa tradição, porque a sociedade que despreza a sua história está desprezando o seu povo”, afirmou o secretário. Na mesma linha, a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, enfatizou que as escolas municipais desenvolvem atividades nesse sentido durante todo o ano letivo.

“O que estamos vendo aqui é a divulgação desse trabalho maravilhoso, que valoriza as nossas manifestações culturais e desperta o interesse das crianças”, disse. As duas primeiras escolas a se apresentar no evento foram as Emebs Julieta Arruda Campos e Lucilene do Nascimento, com as crianças da educação infantil, seguidas pelos alunos da 3ª e 4ª das escolas Joaquim Dibo, Egles Gabas, Leão Nogueira Filho, Darcy Fontanelly, Maria Adelaide Camargo, Lauro Bittencourt, Anna dos Santos Barros e dos Cemficas do TV e do Jussara.

Entre as atrações, destaque para as coreografias “Colheita do Algodão”, “Pau de Fita”, “Dança do Maculelê” e catira. Depois das crianças subiram ao palco artistas da comunidade. O primeiro a se apresentar foi o grupo de capoeira “Memória”, seguido do “Bandeira do Divino Espírito Santo”, “Araçás” (catira) e “Mestre Tarzan” (capoeira). Com este último, o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, se apresentou. Ao final, foram realizadas exibições de violeiros e cantores sertanejos pertencentes ao grupo “Figueira da Viola”.

0 comentários: