quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ARAÇATUBA RECEBE NÚCLEO DA UBE

A 21ª Bienal Internacional do Livro, que está sendo realizada de 12 á 22 de agosto em São Paulo, é um marco na vida do chefe de Divisão de Coordenação e Pesquisa de Novas Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação, professor Antônio Luceni. No evento, ele lançou dois livros e ainda tomou posse como diretor do Núcleo da União Brasileira de Escritores (UBE) em Araçatuba.

Criada em 17 de janeiro de 1958, com a missão de discutir políticas culturais que atendam os interesses dos escritores e represente-os em todas as manifestações literárias, a UBE é a associação de escritores brasileiros mais antiga do Brasil. De acordo com Luceni, “Araçatuba só tem a ganhar com o núcleo, pois a função da UBE é promover seminários, cursos e estudos, que contribuam para formação intelectual das pessoas, além de incluir a região noroeste em um intercâmbio cultural”. A associação também orienta os escritores em questões relacionadas a direitos autorais.

Antônio Luceni explica que este é o primeiro ano que ele participa do evento como colaborador, porém, já havia participado como visitante. A Bienal é voltada à escritores, editores, estudantes, professores, interessados em adquirir conhecimento através do fantástico mundo da leitura. O professor completa dizendo que receber posse de diretor da UBE em Araçatuba foi um dos momentos mais especiais, além de um grande presente que recebeu.

UBE

O primeiro núcleo da UBE no interior paulista foi oficialmente instalado neste sábado, 14 de agosto, no estande da União Brasileira de Escritores na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O ofício de instalação do Núcleo UBE de Araçatuba foi entregue ao escritor Antonio Luceni, que lidera o grupo na cidade de Araçatuba e região. O ofício foi entregue pelo presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho, em solenidade simples.

A iniciativa de formação de núcleos no interior e em outros Estados é do diretor de Integração Nacional da UBE Menalton Braff. Associados da UBE, interessados em formar núcleos, podem entrar em contato com ele, pelo e-mail menalton@uol.com.br. Presentes à cerimônia de instalação do Núcleo UBE Araçatuba, o escritor Marcos Freitas, do Distrito Federal, e a escritora Marilza Conceição, de Curitiba, informaram que também estão em articulação para a instalação de núcleos semelhantes em suas respectivas localidades.

0 comentários: