segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CEMFICA SOLAR: Abrindo portas para o mercado de trabalho

O CEMFICA SOLAR atende 180 alunos, que desenvolvem várias oficinas de aprendizagem na unidade. Os alunos contam com oficinas de costura e bordado, acompanhamento escolar, música e violão, horta e marcenaria. A oficina de costura ensina desde pequenos reparos, como troca de zíper, barra de calça, prega de botões, até reforma e criação de roupas. A professora Jucimara Darin explica que as crianças aprendem todos os passos e ainda trabalham com sucata, fazem jogos de tapete e crochê com tecidos.

Oficina de costura, a aluna aprende a costurar em uma máquina profissional

A oficina de bordado é ministrada pela professora Silvia Nery Benez, que ensina as alunas ponto cruz, ponto fantasia, vagonite, aplicação de tecidos, entre outros bordados. A professora acredita muito no futuro destas meninas e conta que ex-alunas já estão trabalhando em fábricas de roupas. Durante a oficina de Acompanhamento Escolar, os alunos realizam as tarefas de casa, tiram dúvidas sobre a matéria, fazem trabalhos artísticos entre outras atividades.

Alunas do CEMFICA com a professora Sílvia durante a aula de bordado

Na oficina de música, a professora Neli Vieira ensina teoria musical, faz uma iniciação musical com os alunos para chegarem às aulas de violão básico. O grupo sempre faz apresentações durante as datas comemorativas. Outra oficina muito utilizada pelos alunos é a de Horta, em que eles cultivam os mais variados tipos de verduras, legumes e hortaliças, como alface, rúcula, couve manteiga, beterraba, cenoura, couve-flor, brócolis, chicória, repolho, entre outros. Os alimentos cultivados são distribuídos para as crianças e utilizados na merenda.

Com a professora Neli Vieira durante a oficina de música, os alunos preparam apresentação para festa do folclore, que acontece no final desse mês



Os alunos do CEMFICA SOLAR também estão aprendendo o ofício de marceneiro. Durante a oficina de marcenaria, com o professor Claudinei Beneguer, os meninos produzem caixas para guardar bijuteria, vinho, material de costura, além de reformarem pequenos móveis e objetos de madeira em geral. Este ano, as crianças também aprenderam a construir violinos. Todos os objetos criados pelos alunos do CEMFICA serão vendidos em um bazar que ainda não tem data definida e a renda será revertida para a compra dos materiais.
O professor Claudinei, mostra os violinos que começam a ser confeccionados

Crianças durante a aula de marcenaria, onde eles aprenderam reformar móveis

Com muito orgulho, a diretora Mercília Rodrigues dedica 30 anos de sua vida ao CEMFICA. “O trabalho que nós desenvolvemos aqui não é apenas assistencialismo, é acima de tudo incentivo e estímulo aos alunos. Nosso objetivo principal é tirar essas crianças da rua”, disse a diretora.

0 comentários: