segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Conferência Infantil do Meio Ambiente: formando cidadãos responsáveis

Os alunos da EMEB Cristiano Olsen participaram, na manhã desta sexta-feira (20), da I Conferência Infantil do Meio Ambiente, cujo objetivo é promover debate sobre meio ambiente entre alunos e incentivá-los a buscar e propor soluções para as questões de recuperação e preservação da natureza, fazendo com que eles adotem essas práticas sustentáveis em suas vidas. Várias autoridades municipais estiveram presentes para prestigiar os alunos, entre elas a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, que no ato representou o prefeito municipal de Araçatuba Cido Sério, o secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta, Luis Boatto, representando o secretário Municipal de Meio Ambiente Jorge Rozas, além da presença da Orquestra Municipal de Araçatuba, que executou o Hino Nacional.


A abertura do evento foi realizada pela diretora da EMEB Ana Cláudia Marangon Donatoni, que explicou aos alunos a importância da Conferência e a preocupação que os alunos precisam ter com o Meio Ambiente, enfatizando que eles precisam cuidar do planeta. “É preciso conscientizar essas crianças, pois elas são o futuro do nosso país. A nossa intenção é que os alunos passem aos pais e à comunidade os assuntos discutidos durante a Conferência”, disse Ana Cláudia.

O secretário Alex Lapenta explicou aos alunos que sozinho não se chega a lugar algum e que é necessário unir forças para ajudar a preservar o planeta. “Quando a gente se une e todo mundo pensa junto nós conseguimos uma escola melhor, uma cidade melhor e um mundo melhor”, disse.

Após a abertura, os alunos foram divididos em três grupos para discutir os seguintes temas: “os cuidados na nossa escola”, “os cuidados no nosso bairro” e “uma vida melhor para todos”. Após a abertura oficial os alunos de cada eixo se reuniram nas salas de aula para discutir o assunto, expor os problemas e gerar possíveis soluções. Após o lanche cultural, os alunos fizeram apresentações sobre com o tema Meio Ambiente.

A secretária Beatriz Soares Nogueira conversou com os alunos sobre a situação crítica do planeta e explicou a importância de desenvolver projetos ambientais nas Escolas. “Falta, antes de qualquer coisa, a conscientização do povo, e essa conscientização começa na escola. Desenvolver educação ambiental é formar cidadãos responsáveis”, finalizou Beatriz.

0 comentários: