sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CURSO DE LIBRAS APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, no dia 4 de agosto, o II Curso de Libras Básico, ministrado pela professora Laudinete Nery e que conta com a participação de um instrutor surdo, o estudante André Luís Tomaz, 18 anos. O curso é voltado aos servidores municipais das 19 secretarias, Hospitais, Pronto Socorro e Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba (DAEA), e tem como objetivo promover acessibilidade às pessoas com surdez, para que no momento em que eles cheguem a um desses órgãos possam ser atendidos por pessoas capacitadas na língua de sinais.

Todo o material utilizado no curso é fornecido pelo Governo Municipal e os resultados surpreenderam a professora. “As aulas estão sendo muito produtivas e a presença do André tem contribuído muito para aprendizagem dos alunos. Acredito que o contato direto com a pessoa com surdez auxilia muito na quebra de paradigmas e principalmente no respeito à inclusão”, disse Laudinete.

O curso de Libras é de extrema importância para sociedade. “A partir da realização de cursos desta natureza é que a sociedade se conscientizará de que Libras é uma língua importante para que um grupo de pessoas da sociedade possa se comunicar e desenvolver o seu potencial intelectual na escola, no mercado de trabalho e nos demais espaços da sociedade”, disse uma aluna do curso, Solange Maria Rosse.

O Governo Municipal, por meio da SME, está investindo em cursos de capacitação para os profissionais da Rede Municipal, para que dessa forma Araçatuba possa se transformar em uma cidade educadora. A secretária de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, explica a importância de se investir na formação desses profissionais. “Nosso objetivo é capacitá-los para que se tornem multiplicadores da Língua de Sinais e para que as pessoas com surdez possam ser atendidas nas Escolas, Hospitais, Pronto Socorros e demais departamentos públicos”, afirmou Beatriz.

ACEITAÇÃO

O curso Básico conta 33 alunos inscritos, mas a aceitação foi tão grande que a Secretaria Municipal de Educação decidiu formar outra turma. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Prof. Joaquim Dibo, todas as terças-feiras, com duração total de 30 horas e certificado emitido pela SME. Ainda estão disponíveis 10 vagas e os interessados podem se inscrever na SME até 12h da próxima segunda-feira (23).

0 comentários: