quarta-feira, 25 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO DESENVOLVE PROJETO IDENTIDADE

Desde o início do ano letivo, a equipe da Escola Municipal Silene Maria Barreto desenvolve com os alunos da Educação Infantil (Maternal I até Etapa II), o Projeto Identidade, que tem como objetivo é valorizar a criança, fazendo que ela seja capaz de conhecer sua história e família, além de estimular o raciocínio, percepção visual, imaginação, criatividade e formar conceitos através das descobertas. De acordo com a diretora da escola, Sueli Guimarães de Queiroz, esse projeto estimula as crianças e mostra que eles não estão sozinhas. “Um dos eixos trabalhados é a família e os alunos aprendem a importância que cada pessoa desempenha na vida deles e percebem que tem alguém que cuida e que se preocupa com eles”, disse.


Para trabalhar este tema, as professoras preparam atividades variadas, como jogos, leitura, pintura entre outras coisas. A professora do Maternal I, Carla Rocha de Abreu, confeccionou um dado feito com caixa de leite e colou foto das crianças dos seis lados. Dessa forma, as crianças de 2 anos e meio identificavam os amiguinhos da sala. “É impressionante como os alunos se desenvolveram. No começo do ano eles praticamente não falavam e hoje eles já sabem o nome de cada aluno da sala”, explicou.


A professora da Etapa II, Rosana Alves Benevides, destaca que o projeto é fundamental para alfabetização dos alunos. “Eles precisam conhecer sua origem e a origem de sua família, pois isso influencia muito na formação deles”, diz. Para trabalhar o tema como as crianças a professora montou um álbum de família com as fotos trazidas por eles. “Eu pude perceber uma mudança significativa dos alunos. Eles eram inibidos e a partir do projeto estão mais soltos, pois estão se descobrindo”, disse a professora.

Sendo a educação infantil o alicerce da educação, é necessário que a mesma ofereça oportunidades às crianças para desenvolverem uma imagem positiva de si, identificando sua participação nos grupos dos quais faz parte, respeitando regras básicas de convívio social e conhecendo a diversidade de indivíduos que fazem parte do seu convívio social. Outros eixos como “Quem sou eu?”, “Minha casa, meu bairro” e “Minha escola” também serão trabalhados até o final do ano.

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