quarta-feira, 25 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO LANÇA PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta semana o Programa Amigos do Zippy, que tem como objetivo trabalhar o emocional das crianças para que elas consigam lidar com situações de dificuldade e com os sentimentos. O Amigos do Zippy será aplicado em sala de aula pelo professor habitual da turma e os encontros ocorrerão duas vezes por semana, com duração de uma hora para cada atividade. O Programa inicia no dia 30 de agosto e é destinado aos alunos de 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

O foco do programa são as crianças com idade entre seis e sete anos. De acordo com especialistas é nessa fase que elas desenvolvem suas habilidades e aptidões, pois conseguem entender e assimilar as situações problemas, como explicou a presidente da ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), Tânia Paris. “Se crianças pequenas puderem aprender a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”, disse.

Para a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira o Programa auxiliará, inclusive, nos trabalhos de combate à evasão escolar. “Se nós estamos buscando medidas para auxiliar nossas crianças a desenvolverem um controle emocional e melhores maneiras de lidar com situações sentimentalmente difíceis acredito que nossas escolas se tornarão lugares mais agradáveis e prazerosos de se frequentar, ainda mais para as crianças. Isto com certeza diminuirá a evasão escolar, pois os alunos verão a escola como o lugar mais gostoso para se estar”, finaliza a secretária.

O programa será dividido em seis módulos e trabalhará os seguintes temas: “sentimentos”, “comunicação”, “relacionamento”, “resolução de conflitos”, “lidando com mudanças e perdas” e “nós sabemos lidar com as dificuldades”. Para melhor compreensão das crianças, os módulos serão explicados em seis histórias com os Amigos do Zippy.

O prefeito Cido Sério destaca a eficácia do Programa no combate ao Bullying, prática de agressão física ou psicológica praticada por um grupo ou um único indivíduo contra uma pessoa indefesa. “Os profissionais da nossa rede educacional combatem diariamente o Bullying nas escolas. Com o Zippy eu tenho certeza que estes casos de violência desaparecerão, pois as crianças estarão mais preparadas para lidar com as diferenças, reconhecer falhas e pedir perdão”, diz o prefeito.

O ZIPPY

O Zippy é um inseto da espécie bicho-pau que é amigo de várias crianças. Ele passa por muitas dificuldades em sua vida e a cada semana elas aumentam. Ele e sua turma passam a enfrentar estes problemas e aprendem, de forma interativa, como encarar os desafios do dia-a-dia.

O Programa Amigos do Zippy não diz às crianças o que elas devem fazer. Não há afirmações como "esta solução é boa e aquela é ruim". Ao invés disso, o Programa encoraja as crianças a explorarem alternativas e a pensarem por si mesmas. O papel dos professores no Amigos do Zippy é de importância fundamental, pois além das atividades em sala de aula, as crianças são incentivadas a discutir os conceitos do programa com os pais. Os professores da Rede Municipal passam por um curso de formação onde aprendem trabalhar com os módulos apresentados.

NO BRASIL

O Programa Amigos do Zippy foi implementado pelo Centro de Valorização da Vida, entidade que atua há 47 anos oferecendo apoio emocional gratuito às pessoas que a procuram. O Programa foi iniciado em escala piloto, com 276 crianças de oito escolas da Grande São Paulo, em março de 2004. Uma avaliação profissional foi conduzida e demonstrou resultados animadores, em linha com os que estão sendo obtidos em outros países.

Ao término do piloto, em 06 de novembro de 2004, à semelhança da evolução em outros países, foi fundada a ASEC, entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e expansão do programa no Brasil. Atualmente o Programa está presente em 40 cidades, beneficiando aproximadamente 20 mil crianças.

1 comentários:

Marcia disse...

Não conhecia este Programa Amigos do Zippy e achei-o muito interessante e super necessário.
Gostaria de participar como colaboradora, pois tenho um Projeto sobre Plantão Psicológico em Escolas que parece ter uma boa interface com este programa.
Marcia Alves Tassinari
tassinari58@gmail.com
021 91350147