quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO OFERECE ALFABETIZAÇÃO ESPECIAL

Desde o início do ano letivo, em fevereiro, a Secretaria da Educação implantou em 20 escolas municipais de Araçatuba o Programa de Alfabetização Especial, que consiste em auxiliar os alunos que tiveram dificuldade em aprendizagem nos anos anteriores. O programa é voltado às crianças na faixa etária de 8 anos, que estão cursando 3º ano do Ensino Fundamental. Trezentos e trinta alunos estão participando do projeto.

De acordo com as professoras que participam do projeto, a maior dificuldade das crianças é com a leitura e a escrita. Pensando nisso, as educadoras decidiram formar salas com um número reduzido de alunos, a média é de 15 por classe e passaram a contar com a ajuda de uma auxiliar. As aulas, que ocorrem no período normal (manhã ou tarde), são dinâmicas e lúdicas. As professoras montam grupos de teatro, jornal mural, canto da leitura, e os alunos têm liberdade para ficar sentados no chão, deitados em círculo, da maneira como preferirem. Todos esses métodos foram adotados para facilitar a aprendizagem. As professoras explicam que como muitas crianças tem problemas de concentração, então uma sala onde elas se sentem à vontade fica mais fácil para trabalhar.

A professora Elizia Aparecida de França Antunes, da Escola Municipal Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, explica que o projeto incentiva as crianças, e prova que todas são capazes de aprender. “Nós estamos dando uma chance para as crianças que iriam para o próximo ano com dificuldade, e que certamente não iriam acompanhar os outros alunos”, diz.

Segundo análise da professora Jane Méris de Souza, da Escola Municipal Francisca de Arruda Fernandes, todos os dias as crianças surpreendem com seus avanços. “A prioridade é que os alunos se desenvolvam na leitura e escrita. Cada progresso delas é maravilhoso”, afirma Jane.

Este é um projeto emergencial, que se estende até o final deste ano letivo. A intenção da Secretaria é que em 2010 não seja necessário reimplantá-lo, sendo que as crianças possam voltar para suas salas de aula. “Ao implementar o programa, a Secretaria da Educação age efetivamente na consolidação de soluções que permitirão a melhoria das condições de ensino em toda rede municipal”, afirma a Secretária Municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

As escolas municipais que participam do projeto são: Profº Antônio Rodrigues Martins Neto, Profª Carmélia Mello Fonseca, Cristiano Olsen, Profº Darcy Fontanelli, Egles Gabas de Carvalho, Euza Neuza Marcondes Lários, Profº Floriano C. Arruda Brasil, Profª Francisca de Arruda Fernandes, Profº Fausto Perri, Profª Hélia Pinholi Mungo, Profª Henny Ferraz Homem, Índio Poti, Profº Joaquim Dibo, Profº José Machado Neto, Profº José Herculano de Araújo Ordine, Profª Leda Aparecida Lima Martins, Profª Maria Adelaide Camargo Cardoso, Profª Maria de Freitas Souza, Profº Mário de Moura e Mons. Victor Ribeiro Mazzei.

0 comentários: