quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ESCOLA MÁRIO DE MOURA COMEMORA 10 ANOS

A equipe de profissionais e alunos da Escola Municipal Professor Mário de Moura comemorou, na manhã desta quarta-feira (25), seu aniversário de 10 anos. Juntamente com a comemoração os alunos participaram da I Conferência Infantil do Meio Ambiente, que está sendo realizada nas Escolas da Rede Municipal de Araçatuba. Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, afirmou que os alunos das Escolas Municipais de Araçatuba, são os únicos no Brasil que realizam uma Conferência de Meio Ambiente. “Vocês, crianças, são os únicos no nosso país que têm a sorte de participar de uma conferência tão importante como esta e ainda escrever uma carta ao prefeito Cido Sério destacando as principais dificuldades do bairro”, disse Beatriz.



No primeiro semestre, as professoras promoveram um concurso em que os alunos fizeram um desenho que representasse a Conferência do Meio Ambiente. Desta forma, a equipe da Escola elegeu o melhor desenho, que foi estampado em uma bandeira confeccionada especialmente para o dia. O desenho escolhido foi do aluno da 4ª série A, Pedro Henrique Ferreira da Silva, que foi homenageado com uma medalha. Durante o evento, a coordenadora Regiane Anésia Pagan Tozadori explicou aos alunos que haveria o sorteio de um brinde. “No final do semestre, eu pedi que vocês trouxessem um pedaço de retalho e esse retalho se transformou em uma linda colcha, que nós iremos sortear para um dos alunos”, disse.




O sorteio da colcha foi realizado pela diretora do departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ana Cláudia Vasconcelos. A aluna presenteada foi Bruna Danieli Alves. A coordenadora da Escola acrescentou que essa colcha de retalho representa a união de todos na preservação do Planeta. “Sozinho não se chega a lugar algum, mas se nós unirmos forças conseguiremos preservar nossa cidade, nosso país e o nosso planeta”, completou Regiane.



Após o sorteio do brinde, os alunos da 3ª série C fizeram uma apresentação. Eles ficaram responsáveis por trabalhar o eixo “Os cuidados no meu bairro” e explicaram que o maior problema encontrado foi em relação à sujeira. Para realização do trabalho, eles saíram pelo local recolhendo material reciclável. Durante 20 minutos de caminhada a turma recolheu dois sacos de lixo, que foi jogado pelos moradores na rua. As crianças falaram sobre a importância de cuidar do bairro e as consequências que este lixo jogado em local incorreto pode trazer ao meio ambiente.



Os alunos da 3ª série fizeram uma apresentação sobre reaproveitamento de óleo de cozinha na fabricação de sabão em barra e distribuíram aos convidados produto feito por eles. A Escola também recebeu a visita do tenente Edmar, da Polícia Militar Ambiental, que distribuiu uma cartilha explicativa sobre Meio Ambiente para os alunos e ministrou uma palestra sobre animais silvestres e seu habitat natural. No final das apresentações, alunos comeram bolo em comemoração ao aniversário da Escola.



BIOGRAFIA DO PROFESSOR MÁRIO DE MOURA

Nascido em Agudos-SP, em três de novembro de 1917, Mário de Moura formou-se professor em 1939. Foi diretor da Escola José Cândido, em Araçatuba, por vários anos e também auxiliar de inspeção. Quando Araçatuba possuía 120 Escolas isoladas, o professor Mário, como auxiliar de inspeção, orientava a todos com competência, mantendo excelente relacionamento com os professores. Orientava a todos e sempre estimulava os mestres das Escolas distantes. Sua competência profissional e o contato harmonioso, orientador e otimista são marcados na lembrança, perpetuada em nossa cidade.

1 comentários:

Unknown disse...

Isso aew Henrique Parabens da sua familia......♥♥♥