quarta-feira, 4 de agosto de 2010

REUNIÃO NA EDUCAÇÃO DISCUTE TEMAS IMPORTANTES


Os profissionais da Rede Municipal de Ensino voltaram às atividades na última sexta-feira, dia 30, e realizaram uma série de reuniões pedagógicas nas escolas para avaliar o primeiro semestre e traçar estratégias para o próximo, que iniciou nesta segunda-feira. Na EMEB Lucilene do Nascimento, os assuntos discutidos em reunião foram “Bullying e Cyberbullying” e “A importância da brincadeira na Educação Infantil”.

O primeiro tema abordado foi o “Bullying e Cyberbullying” e a discussão teve como base o texto “Violência Virtual”, de Beatriz Santomauro. Os educadores esclareceram dúvidas e discutiram medidas a serem adotadas para possíveis casos de bullying e cyberbullying. De acordo com a diretora da EMEB, Márcia Cristina Lia Neiva Ribeiro, estes temas precisam ser trabalhados, pois são temas polêmicos e que causam sérios danos. “Foi importante trabalhar esse texto, pois nos orientou sobre atitudes que poder originar o bullying ou cyberbullying. Nós abordamos a questão da agressão e suas consequências, que vão desde a perda da identidade, traumas, suicídio, assassinatos e até chacinas”, disse a diretora.

Para trabalhar o segundo tema, a equipe escolar assistiu o vídeo “O brincar e a matemática”, produzido por Kátia Cristina Stocco Smole e depois discutiram o texto “A importância do brincar no desenvolvimento da criança”, de Marilene Lima. Este tema foi escolhido para explicar que a brincadeira não é apenas um passa tempo, mas que ela ajuda no desenvolvimento cognitivo, social, psicológico e motor da criança.

A reunião ofereceu esclarecimentos aos professores, estagiários e funcionários de como agir e trabalhar com os alunos, explorando a brincadeira em todos os seus aspectos, com objetivos determinados, planejamento e acompanhamento da evolução das crianças, além de mostrar que é possível trabalhar diversos conteúdos através das brincadeiras.

0 comentários: