quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SEMINÁRIO ABORDA DIREITOS DOS DEFICIENTES

Aconteceu ontem(11) o segundo dia do VI Seminário Municipal do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Quality Resort de Araçatuba. O evento teve início às 8h, com uma mesa redonda mediada pela professora Mara Alice Ribeiro, que abordou o tema “A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência”, ratificada pelo decreto nº 186 de 9 de julho de 2008 e sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (Decreto 6571/08).

Participaram da mesa redonda o procurador da República Dr. Humberto Jacque de Medeiros, o Promotor de Justiça Dr Lindson Gimenes de Almeida, o presidente do Conselho Municipal da pessoa com deficiência, Ernesto Lemos, e a doutoranda pela Universidade de Brasília (UNB), professora Sinara Pollom Zardo.

Após o almoço, os gestores municipais de Educação e os diretores da rede municipal de ensino de Araçatuba participaram das palestras “Acessibilidade Arquitetônica”, ministrada pelo arquiteto da Prefeitura Municipal de Araçatuba, Arnot Crespo, e “Diretrizes Operacionais para o atendimento Educacional Especializado na Educação Básica”, ministrada pela representante da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC), Dra. Geisa Letícia Kempfer Boch.

INCLUSÃO

A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nas escolas de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que elas respondam à diversidade de alunos. O objetivo da Educação inclusiva é transformar a socieadade, promovendo todos os direitos dos portadores de deficiência.

0 comentários: