quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SEMINÁRIO DISCUTE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Teve início hoje (10), no Quality Resort de Araçatuba, o VI Seminário Municipal do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, realizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação. A abertura contou com a presença da secretária municipal de Educação de Araçatuba, professora Beatriz Soares Nogueira, do prefeito municipal Cido Sério, da secretária municipal de educação de Clementina, Amene Augusto, e da representante da ONG Apoio Social, Silvia Niwa.

Na abertura, os convidados acompanharam um vídeo com o Hino Nacional interpretado pela linguagem dos sinais e um vídeo institucional sobre Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Araçatuba.

A secretária municipal de educação iniciou o seminário, explicando que a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Governo Municipal, estão lutando para fazer de Araçatuba o melhor lugar do mundo para se viver, sendo que o primeiro passo é acabar com a desigualdade. “Precisamos desconstruir uma cultura de desigualdade e construir uma cultura de igualdade”, disse Beatriz, que ressaltou que o importante é garantir que as crianças tenham um ensino de qualidade.

Araçatuba aderiu ao Programa Educação Inclusiva e, enquanto cidade-polo, a intenção é disseminar e incentivar em Araçatuba e nos municípios de abrangência a construção de sistemas educacionais inclusivos para que todos os alunos tenham o direito de frequentar uma escola regular, como é assegurado aos cidadãos desde a Constituição de 1988.

O prefeito Cido Sério falou sobre a importância do Programa de Educação Inclusiva e da preocupação do Governo Municipal em promover a inclusão social. “Se tem uma coisa pela qual nossa gestão trabalha é pelo cidadão e o nosso objetivo é transformar as condições de vida do ser humano. Nós não devemos tratar os deficientes com diferença, muito menos com indiferença, ou sentir pena, pois eles são tão normais quanto nós e têm os mesmos direitos”, afirmou o prefeito.

MESA REDONDA

O primeiro dia de seminário teve mesa redonda com o tema Políticas Públicas e A formação continuada de professores na Educação Especial, mediada pela secretária Beatriz. Participaram da mesa redonda o professor Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório, docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a professora Dra. Anna Augusta Oliveira, docente da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, e professora Dra. Elisa Tomoé Moriya Schulunzen, docente da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Os participantes também assistiram palestras sobre “A formação continuada de professores na Educação Especial”, ministrada pela Dra. Anna Augusta Oliveira e “BPC – Acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência”, ministrada pela Dra. Misiária Oliveira, representante do Ministério da Educação.

0 comentários: