terça-feira, 17 de agosto de 2010

Seminário sobre Educação Inclusiva terminou sexta

O VI Seminário Municipal do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade, terminou nesta tarde (13). O Seminário que teve início na última terça-feira (10), e abordou diversos temas ligados à Educação Especial, direitos das pessoas com deficiência, Projeto Político Pedagógico, acessibilidade arquitetônica entre outros assuntos que foram discutidos por profissionais especializados no assunto, vindo de vários estados. Também participaram do encontro diretores de escola, gestores municipais e entidades diretamente ligadas à questão da deficiência e educação especial.

O encerramento do evento ficou por conta da professora Dra. Selene Penaforte, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que ministrou uma palestra sobre o tema “Mudança na organização da Escola para a inclusão e os desafios do gestor escolar”. A palestrante iniciou falando que a construção de uma escola inclusiva, se expressa em três dimensões que estão inter-relacionadas no cotidiano escolar, como a Cultura inclusiva, que se baseia em uma comunidade escolar acolhedora, colaborativa e estimulante, na qual cada aluno é valorizado.

A política de inclusão assegura que a inclusão seja o centro do desenvolvimento da escola, visando à aprendizagem e a participação de todos os alunos, além de ampliar a capacidade da escola em dar respostas eficazes a diversidade dos alunos, considerando o desenvolvimento dos estudantes como prioritário, e não as instâncias administrativas da escola. E a prática de inclusão prevê que as atividades da sala de aula promovam a participação e o engajamento de todos os alunos, como um valor pedagógico e não como um problema.


Recursos multifuncionais

O VI Seminário recebeu diversos elogios tanto dos representantes de municípios abrangentes, como dos representantes de Araçatuba, os educadores afirmaram que várias dúvidas foram esclarecidas e que o seminário foi um grande aprendizado para todos. A coordenadora do programa municipal de educação inclusiva, Mara Alice Ribeiro, também comentou sobre as salas de recursos multifuncionais, implantadas em algumas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba e citou a EMEB José Machado Neto como a primeira a receber os equipamentos, em 2004, um ano depois de o Programa de Educação Inclusiva ter sido adotado na cidade.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelo trabalho de vocês! Realmente temos que fazer a diferença. Também tenho um Blog com reportagens, livros digitalizados, filmes, artigos científicos etc. Se quiser conhecer e participar fique à vontade. (http://www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com) Abraço,
Sílvia Ester