terça-feira, 21 de setembro de 2010

ALUNOS APRENDEM RECEITA DE PÃO DE QUEIJO

Na manhã de sexta-feira(17), os alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz, juntamente com as professoras, preparam uma receita de pão de queijo. Os pequenos do Ensino Infantil ouviram com muita atenção as instruções antes de colocarem a mão na massa. Com esta atividade, as educadoras ensinaram algumas noções de matemática, como a quantidade de ingredientes utilizados, as medidas quilo e litros, além de ensinar a diferença entre ingredientes líquidos e secos, muito e pouco, doce e salgado, entre outras coisas.



Para realização dessa atividade, as professoras trabalham com os alunos a leitura da receita, os ingredientes e até o rótulo das embalagens, como explica a diretora Ana Cláudia Denadai Ribeiro. “Antes de preparar o pão de queijo, nós procuramos ensinar para eles a receita em forma de leitura, além de trabalhar o rótulo das embalagens, e para finalizar a aprendizagem realizamos o preparo, pois dessa forma fica mais fácil para eles entenderem”, disse. A diretora completou dizendo que a equipe da escola decidiu trabalhar com o pão de queijo por ser uma receita fácil e prática, pois a intenção é que eles peçam às mães para fazer em casa.



Fazer Em Cantos

A Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz é uma das quatro unidades que participam do Projeto Fazer Em Cantos, implantado pelo Governo Municipal no início do ano letivo de 2010, cujo objetivo é a valorização da criança e o envolvimento dela na prática de atividades atreladas à teoria. Por isso trabalha-se a prática da realização de receitas, pois torna os alunos muito mais participativos e autônomos.



Reciclagem

Outro eixo abordado na produção de receitas é a questão da reciclagem e da consciência ambiental, pois os alunos não aprendem apenas o modo de preparo dos alimentos, mas também sobre o destino das embalagens após o consumo. As professoras explicam às crianças que a casca de ovo, ao invés de ir pro lixo, pode ser utilizada como adubo orgânico, que ajuda no crescimento das plantas. A caixa de leite, além de ser reciclada, pode ser transformada em brinquedos, assim como a embalagem do óleo de cozinha.

1 comentários:

Liliani disse...

Adorei a idéia... Estou trabalhando com meus alunos o projeto vamos as compras... e agora estarei abordando com eles o alimento escolhido que é o mais vendido(no ponto de vista deles) no setor PADARIA do mercado... o pão de queijo... parabéns pela atividade...
abraços
Liliani