sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ALUNOS CONSTROEM BRINQUEDOS COM RECICLÁVEIS

Os professores da Escola Municipal Mariazinha Sanches de Oliveira Miloch, no bairro Dona Amélia, estão desenvolvendo, desde o início do ano letivo, o Projeto Meio Ambiente, que tem como objetivo despertar desde cedo nos alunos a consciência ambiental. Entre as atividades realizadas destacam-se painéis com garrafas pet, tampinhas de garrafa e anéis de latinha, além de brinquedos com caixa de leite, rolos de papel higiênico, copos descartáveis, palitos de sorvete, entre outros materiais.


A turma da Etapa I da manhã, formada por crianças de 4 a 5 anos, trabalham com a professora Cleuza de Fátima Barreto Okamoto na construção de brinquedos recicláveis, como sanfonas feitas de caixa de leite, por exemplo. Para a produção os alunos trouxeram de casa caixas que provavelmente seriam jogadas no lixo. A professora explicou que a princípio os alunos estranharam, mas que depois adoraram o resultado. “Eles me perguntavam como eu iria transformar “lixo” em brinquedo e após o início da produção eles adoraram a atividade”, disse.


Já a professora Patrícia Silva de Araújo decidiu usar os materiais recicláveis na produção de painéis. Nesta semana eles começaram a confeccionar uma árvore, flores e borboletas com rolos de papel higiênico, copos de plástico, papel, tinta e palitos de sorvete, para comemoração da primavera. A professora ainda explicou que em todas as datas comemorativas ela trabalha o conceito de reciclagem com os alunos. “Em datas comemorativas eu utilizo a reciclagem para confeccionar painéis e objetos. No folclore nós fizemos o saci dentro da garrafa pet”, comentou.


“A preservação do meio ambiente é função de todos nós, e é preciso começar desde cedo, por isso nós desenvolvemos projetos que trabalham com a natureza e o meio ambiente”, explicou a diretora Maria Fátima do Nascimento.

0 comentários: