quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ALUNOS SE DIVERTEM COM PINTURA EM AZULEJO

A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba está desenvolvendo o Projeto Fazer Em Cantos em quatro Escolas Municipais de Educação Infantil. Além de auxiliar no processo de aprendizagem, o projeto proporciona ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia, tornando-o um cidadão crítico e participativo. Uma das ações educativas que vem sendo utilizada pelas escoas é a parede de azulejos, como explica a orientadora pedagógica Roberta Caetano da Silveira. “Um recurso muito interessante que vem sendo implantado nas instituições de Educação Infantil é a “parede de azulejos”, espaço que a criança divide com os colegas para pintar livremente”, disse.


Roberta ainda destacou que esse momento se torna prazeroso, pois desperta a criatividade, desenvolve a socialização, expõe sentimentos e aprimora traçados. Duas das quatro unidades que participam do “Projeto Fazer Em Cantos” utilizam a parede de azulejo: Alice Couto de Morais e Maria Aparecida Pimentel Ferraz. A intenção é implantar nas outras escolas de Educação Infantil. Após as crianças utilizarem a paredes os funcionários da Escola ficam responsáveis por lavá-la. Dessa forma, outras turmas podem utilizar o espaço livre para criação.

A Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz é uma das quatro Escolas da Rede Municipal de Ensino que participa do Projeto Fazer Em Cantos e construiu uma parede de azulejo branco, onde as crianças podem desenhar com tinta. Elas adoram esse momento e a diretora analisa a importância. “Nós decidimos implantar a parede de azulejos para que as crianças não se limitem apenas a um pedaço de papel. Elas ficam livres para soltar a criatividade e elas adoram; elas precisam dessa liberdade”, explicou a diretora.



Fazer Em Cantos

O Governo Municipal de Araçatuba implantou no início deste ano letivo (08/02) um projeto educacional que visa assumir as especificidades da Educação Infantil, priorizando a busca pela qualidade desejada. O projeto “Fazer Em Cantos” tem como objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. Essas ações estão previstas no Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, em acordo com o Programa de Governo do prefeito Cido Sério.


Participam do Projeto quatro Escolas: Joanita Galvão Sampaio, Maria Aparecida Pimentel Ferraz. Profª Mariana Guedes Tibagy e Alice Couto de Moraes.

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus!!! Que idéia fantástica! Parabéns pela iniciativa...
Ana Claudia - Curitiba/PR