quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BARRETOS: COMITIVA TEVE CATIRA E QUEIMA DO ALHO

Comitivas de Araçatuba e Bento de Abreu foram as representantes da região na maior e mais famosa festa do peão do Brasil. No último sábado (28), violeiros, catireiros, cozinheiros, berranteiros e demais peões modernos participam da disputa oficial da queima do alho e se apresentam em palco do Espaço Culturando na 55ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que começou no dia 19 e terminou no domingo (29). O secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro foi um dos integrantes da comitiva araçatubense e representará o prefeito Cido Sério.



A Comitiva Haras São Francisco, de Bento de Abreu, é uma dentre 17 representantes de todo o Brasil que conquistaram o direito de disputar o Concurso da Queima do Alho do evento internacional. Ela venceu, no dia 1º de agosto, a segunda e última etapa do 2º Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista, realizada no Ponto do Peão do Recinto Clibas de Almeida Prado, em disputa direta com as comitivas Fogão de Lenha e Aroeira, ambas de Araçatuba; Cachoeira, de Mirandópolis; e Anhangaí, fazenda localizada entre Araçatuba e Guararapes. A equipe também venceu a primeira etapa, realizada em maio.



A professora municipal e coordenadora do circuito Cláudia Colli diz que “a região de Araçatuba possui vaga permanente desde o ano passado. Em 2009, nossa representante foi a Comitiva Cachoeira, de Mirandópolis, que conquistou importante quarto lugar na disputa e destaque na mídia regional e nacional”. O Governo Municipal de Araçatuba teve participação direta na organização do 2º Circuito do Interior por meio de várias secretarias.

professora Cláudia Colli com a candidata ao senado Marta Suplicy

O secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro com o personagem "Zé Capeta" da novela "Ana Raio e Zé Trovão" do SBT

Catireiros e violeiros

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. Segundo historiadores, a dança percorreu o caminho das bandeiras, pois era praticada pelos peões dos desbravadores bandeirantes. A preservação foi retomada em Araçatuba em 2009, ocorrendo a primeira apresentação exatamente na festa em homenagem aos professores, em outubro.

A revitalização dessa tradição cultural conquistou novos adeptos. Além de dois aposentados com histórico de vida na zona rural e de dois violeiros profissionais, seis professores da Rede Municipal também se integraram ao projeto do Grupo de Catira Novos Araçás, sendo três mulheres. Em dez meses foram dez apresentações, incluindo em shows do cantor Sérgio Reis, em Araçatuba e da dupla Hugo e Tiago, em Birigui.



A dupla sertaneja Du Viola e Silvanito é a responsável pela harmonização, na condição de violeiros. Em Barretos, no Espaço Culturando, além da participação com o Grupo Novos Araçás, às 22 horas, eles terão apresentação extra logo em seguida, às 23 horas. “Pela primeira vez estarão representando Araçatuba em Barretos”, comemora Cláudia Colli.

Participação das Escolas Municipais

As Escolas Municipais de Araçatuba Euza Neuza Marcondes Lários, Mariazinha Miloch, e Profº Lauro Bittencourt marcaram presença na festa do Peão de Barretos. A viagem, foi o prêsmio aos alunos que participaram o I Concurso de Quadrilhas Juninas, promovido pelo Governo Municipal no mês de junho.

1 comentários:

felix disse...

OLA...GENTE EU SOU O EDUARDO DA DUPLA SERTANEJA KAUAN E EDUARDO ESTAMOS GRAVANDO UMA MUSICA EM HOMENAGEM AS COMITIVAS DO BRASIL ,,É O NOSSO PRIMEIRO CD GOSTARIA MUITO QUE VOCES ESCUTASSEM UM ABRAÇAO... QUALQUER COISA ENTRAR EM CONTATO NESSE EMAIL ...GATOFELIX.ODR@HOTMAIL.COM