quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CEMFICA TV COMEMORA DIA DO FOLCLORE

Na tarde desta sexta-feira (27), o CEMFICA TV realizou a festa do Folclore, em que os alunos fizeram cantigas de roda, cirandas e a dança do pau de fitas. As apresentações foram acompanhadas de explicações feitas por alunos, como sobre as cantigas de roda, que são um tipo de canção popular e sua prática é comum em todo o Brasil. A primeira foi da cantiga “A linda Rosa juvenil”. A segunda apresentação foi a dança do Pau de Fitas. Tradicional em vários estados brasileiros, ela faz parte do repertório de grupos folclórico de várias etnias. As alunas do CEMFICA fizeram a primeira apresentação da dança no Folclorata, comemorado no último dia 22 na Praça João Pessoa.


A última apresentação foi um pout-pourri de várias cantigas conhecidas por várias gerações, entre elas “Ciranda, cirandinha”, “Samba lelê”, “Aboleta”, “Atirei o pau no gato”, entre outras. Os alunos do CEMFICA também realizaram, durante todo o mês de agosto, várias atividades sobre o folclore, como pesquisas, desenhos, pinturas, colagens e confecção de brinquedos típicos. Os trabalhos foram expostos em uma sala, que está disponível para visitação. Cartazes de personagens típicos do folclore, como Boto cor de rosa, Saci, Boitatá, Curupira e Mula-sem-cabeça decoraram o local. Após as apresentações, os alunos fizeram um lanche com comidas típicas. Foram servidos bolo de fubá, curau, canjica, arroz doce e suco.



O QUE É O FOLCLORE?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. As histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas e deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos, misturando fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

0 comentários: