segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CURSO DE LIBRAS TERMINA COM APRESENTAÇÕES

Terminou hoje (22) o Curso de Libras Básico 1 ministrado pela professora Laudinete Nery. Participaram 28 funcionários públicos: da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba). O prefeito Cido Sério, a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira e o secretário municipal de Segurança Delcir Getúlio Nardo estiveram presentes no encerramento.


A secretária Beatriz Soares Nogueira explicou a importância de implantar o curso de libras para os funcionários públicos municipais. “Esse curso é fundamental para que possamos atender e acolher bem todos os portadores de surdez, sempre que eles procurarem as repartições públicas”, disse Beatriz.


O prefeito Cido Sério parabenizou os alunos que participaram do curso e a Secretaria da Educação por promover a língua de sinais. “Essa é uma iniciativa muito bacana e o nosso governo tem o compromisso de combater a exclusão, pois todo cidadão tem o direito de se comunicar”, destacou.

Durante o evento aconteceram várias apresentações, entre elas de música e teatro. Os alunos apresentaram as músicas Pai Nosso e Sozinho, além de simulações de atendimento no Hospital da Mulher e na Guarda Municipal. No final, todos os alunos apresentaram um texto em libras e, para homenagear os alunos, a professora Laudinete Nery exibiu um vídeo com fotos das aulas.



Sobre o curso

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, no dia 4 de agosto, o 2º Curso de Libras Básico, que contou com a participação de um instrutor surdo, o estudante André Luís Tomaz, de 18 anos. O curso tem como objetivo promover acessibilidade às pessoas com surdez, para que possam ser atendidas por pessoas capacitadas na língua de sinais. Todo o material utilizado foi fornecido pelo Governo Municipal e os resultados surpreenderam a professora.

0 comentários: