quarta-feira, 8 de setembro de 2010

E.J.A alfabetização de qualidade rumo à cidadania plena

Nunca é tarde demais para aprender. Que o diga a aluna da EJA dona Helena Castiglione Cardoso, que no auge dos seus 76 anos, é só alegria. O motivo? As letras, os números e o computador não são mais um mistério na vida dela. O sonho de ler e escrever, que tinha desde menina, só foi realizado há dois anos, quando passou a freqüentar as aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido pela Prefeitura de Araçatuba. Helena disse: _ “Gosto demais de estudar. Sento na primeira fila e presto atenção a tudo o que a professora fala. Não perco um dia de aula, só quando estou doente”. As aulas são diversificadas e significativas aos educando.



O diálogo e a cidadania se encontram com êxito nas experiências destes educando. A primeira manifestação disso é a mudança de referencial colocado para os educando, que passam a ver a Escola além do espaço físico existente e de seu corpo de professores. A segunda é a eficácia do diálogo numa perspectiva libertadora como instrumento de formação da cidadania. Os alunos participam do Orçamento participativo, ouvindo as colocações do nosso Prefeito Cido Sério com atenção.



O diálogo assume importância central e pode contemplar tanto a troca de saber de cada pessoa, bem como os saberes do grupo. Isto como um lugar de aprendizado, de um saber histórico acumulado, que jogará um grande papel na formação de indivíduos que intervenham em toda sociedade, de forma esperançosa e positiva.



A cidadania pode ser construída a partir da formação humana renovada que se materializa na ampla possibilidade que o educando passa a ter quando está diante de sua realidade. O fato de encontrar novas palavras e seus novos códigos derivados de suas próprias palavras e experiências permitem que consiga realizar uma leitura do mundo com um valor mais próximo dos seus interesses. Há um saldo muito positivo nessas experiências da incorporação de seus integrantes na vida ativas de suas comunidades.Aluna da E.J.A Rosa Maria Alves da Silva de 50 anos expõem aos componentes da mesa os problemas mais graves enfrentados na comunidade.

Como educadora da EJA estou comprometida em formar pessoas aptas a viver a plenitude de seus direitos e deveres na sociedade. Os alunos da E.J.A hoje são cidadãos ativos e comprometidos com a sustentabilidade do planeta.

E.M.E.B Profª Maria de Freitas Souza.
Professora: Eliana dos Santos Bacaneli

0 comentários: