terça-feira, 21 de setembro de 2010

Escola Municipal comemora aniversário com sarau literário

Alunos da Escola Municipal José Machado Neto no bairro São José, comemoram na última sexta-feira (17), o aniversário de 19 anos da EMEB com um sarau literário. O sarau, que reuniu pais e alunos, teve como objetivo socializar as produções escrita desenvolvidas pelos alunos, além de aproximá-los do universo da leitura. Recitações de poesias, leituras compartilhadas, produções e exposições de poesias foram apresentadas no evento.



O sarau literário é um projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa, que teve início em maio, e foi direcionada aos alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental. Para Olimpíada, cada aluno escreveu uma poesia com o tema “O lugar onde eu vivo”. A partir daí a equipe da EMEB José Machado Neto, decidiu realizar o sarau literário, como uma oportunidade dos alunos apresentaram suas poesias. Além dos alunos da 4ª série, participaram também alunos do 3º ano e 3ª série, declamando poesias de poetas consagrados como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Patativa do Assaré, Cecília Meireles e poesias próprias.



A professora Eliane Rita Marsola, explicou que os alunos tiveram toda uma preparação antes da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Antes da Olimpíada, os alunos estudaram e analisaram vários poemas conhecidos, para que pudessem escrever sobre o tema proposto “o lugar onde eu vivo”, além de realizarem oficinas, o resultado ficou maravilhoso, por isso nós apresentamos hoje no sarau”, disse.




Durante o evento o chefe de divisão de coordenação e pesquisa de novas tecnologias da Secretaria Municipal de Educação professor Antônio Luceni, conversou com os alunos sobre a importância da leitura e da poesia e recitou alguns versos para os alunos. Entre eles do poeta José Paulo Paes, que morou em Araçatuba. A coordenadora da EMEB Heleni Serafim Pereira Teixeira, classifica o sarau literário como um resgate da poesia. “É importante despertar nos alunos o gosto pela leitura, pois ler alimenta a alma, e através do sarau, os alunos aprendem a escrever suas poesias e também conhecem um pouco sobre a história de poeta conhecidos”, explicou.



“Palavras são um brinquedo que nunca fica velhos, quanto mais as crianças usam as palavras, mais elas se renovam”
José Paulo Paes, poeta araçatubense

0 comentários: