quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESCOLA MUNICIPAL HOMENAGEIA CECÍLIA MEIRELES

Conhecida por explorar simbolismos complexos, porém frequentemente simples na forma, Cecília Meireles encanta crianças, jovens, adultos, idosos, leitores comuns e intelectuais das academias. Sua obra é dotada de sensibilidade feminina e musicalidade, característica do Simbolismo (período literário que vai de 1983 a 1922 no Brasil), e trata de temas como a transitoriedade da vida, o amor, a efemeridade do tempo, o infinito, a natureza, a criação artística. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.

Para homenagear esta grande brasileira, nascida no Rio de Janeiro (1901 – 1964), a Escola Municipal Anna dos Santos Barros preparou um Sarau Literário que teve como tema a obra de Cecília Meireles. Cada turma declamou e encenou um poema, enquanto as professoras contaram fatos da trajetória da poetisa, que também escreveu contos, crônicas e literatura infantil. O prefeito Cido Sério, acompanhado da secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, e da vereadora Durvalina Garcia (PT), participou de todo o evento, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 31.

Na abertura, Cido Sério disse às crianças e aos pais, que encheram o pátio da Escola, que todos os dias lê uma poesia logo pela manhã. “Ler uma poesia me dá tranquilidade, paz, que é tudo o que a gente precisa pra sair de casa e ter um bom dia de serviço”, disse o prefeito, que declamou o poema “Motivo” para os presentes.

APRESENTAÇÕES

Ora declamando, ora encenando, as apresentações encantaram os pais, que registraram cada movimentação no palco. Com o poema “As meninas”, as alunas da 2ª série vestiram-se para interpretar a bela Arabela, a sábia menina Carolina e Maria, que com voz de amizade sempre dizia “bom dia”. A apresentação tirou risos do público, que também se emocionou com o tom saudosista do belo poema infantil. Já na apresentação do poema “O vestido de Laura”, os três babados, todos bordados, foram feitos no palco durante a declamação feita pelos alunos da 3ª série.

Uma aluna da Educação Especial também participou do Sarau. Enquanto os alunos da 3ª série declamaram e encenaram o poema “A Bailarina”, ela traduzia para Libras, a linguagem de sinais. Rebeca Tauane do Amaral foi a intérprete, enquanto Giovana Marchioli foi a bailarina. Para a vereadora Durvalina Garcia, “esta foi uma tarde para lavar a alma”.

O Governo Municipal incentiva o envolvimento dos pais na rotina das crianças nas escolas. A participação aproxima a família e fortalece o vínculo da criança com seu local de ensino, o que promove melhor qualidade no aprendizado.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo..
Só faltou a foto da aluna realizando a interpretação do poema em lnígua de sinais.
Afinal é inclusão.....