quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FORMAÇÃO DE PROFESSORES É TEMA DO ENCIC

O prefeito Cido Sério e a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira participaram de mesa redonda na abertura do 3º Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica (ENCIC), no Unicolégio, em companhia do diretor geral da escola, Joaribes Torquato. O objetivo do evento é estimular a integração científica e cultural entre discentes, docentes e pesquisadores nos polos de Educação a Distância do Centro Universitário Claretiano. Unicolégio é polo de Araçatuba.

Beatriz Nogueira destacou conceitos para o tema “Formação contínua na escola: a voz do professor” a partir da concepção inicial para construção do Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, que é o conceito de criança. Segundo ela, “o sistema de ensino (particular, estadual, municipal) é responsável por estimular e dar suporte a esse processo de formação do professor, que é o responsável, por sua vez, a orientar a criança para que construa o próprio universo. É preciso extinguir o fosso que existe entre teoria e prática, contribuindo para a reconstrução da escola. O nosso projeto pedagógico contempla ações que garantem esse permanente aprendizado: grupos de estudo, com Equipe de Orientação Pedagógica, projetos especiais, parcerias com outras instituições de ensino, participações em congressos e cursos, viagens culturais”.

O tema “Formação de professores na Rede Municipal de Ensino” foi desenvolvido pelo prefeito Cido Sério. “As mudanças de paradigmas são quase imperceptíveis. E a educação é a possibilidade real para transformar a vida da pessoa. Por isto, o professor precisa ter as percepções de que a mudança ocorre e que fruto dará aquela semente. É responsabilidade dele orientar sobre a escolha do caminho. Uma desatenção pode fazer com que o caminho da criança se encontre com o dele de maneira trágica, no futuro. Para nós, do Poder Público, educação tem que expressar a máxima do amor. Por isso, os investimentos são efetivos para essa formação permanente, principalmente porque todos nós estamos aqui para aprender, inclusive a perceber o outro humano com fraternidade, solidariedade e justiça”, sentenciou o prefeito.

Para o diretor Joaribes Torquato coube o tema “Parceria no ensino a distância: uma gestão educacional a partir de mudança paradigmática”. Ele apontou a velocidade das transformações do conhecimento, especialmente a partir da internet e da globalização e questionou: como educar o homem nessa velocidade e com tantos conhecimentos? E respondeu: “as mudanças provocam novos paradigmas e obrigam os gestores públicos e privados a repensar a escola e a formação, para gestão da aula. Nós interferimos na construção dos destinos das pessoas. Por isto, a educação permanente deve ser um compromisso dos educadores, pois teremos parcela de responsabilidade nos caminhos e descaminhos desses destinos. É fundamental entender que, com essa velocidade, o professor presencial é mediador e não mais transmissor”.

Após a abertura, participantes assistiram a duas palestras: Fracasso escolar: um desafio a vencer, com a psicopedagoga Kátia Regina Pires Calciollari e Inclusão da pessoa portadora de necessidade no mercado de trabalho, com Edilene Costa. Diretoras e professoras da Secretaria Municipal de Educação também participaram do ENCIC, realizado pelo Centro Universitário Claretiano no sábado (28). Apresentações de trabalhos sobre Educação, Administração e Tecnologia, exposição e atividades culturais constaram da programação específica para alunos.

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