terça-feira, 28 de setembro de 2010

PALESTRAS EDUCATIVAS NA SEMANA DO TRÂNSITO

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que este ano levantou a discussão sobre a importância do cinto de segurança e o uso das cadeirinhas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) organizou palestras em quatro escolas municipais. As secretarias municipais de Segurança, Educação, Cultura e Comunicação Social participaram da ação de conscientização, que também visa conquistar multiplicadores das informações dentre as crianças.

Alunos das escolas Anna dos Santos Barros, Professora Egles Gabas de Carvalho, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei e Professor Antônio Rodrigues Neto receberam as orientações sobre trânsito, nos dias 22 e 24. Nas palestras foram enfocados direitos e deveres do cidadão, regras e procedimentos no trânsito. Em seguida, eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

Na manhã de sexta-feira (24), a guarda municipal Elaine Cristina Gonçalves Rodrigues palestrou para os alunos da EMEB Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei. Ela falou sobre as regras básicas de trânsito e a prevenção de acidentes, enfocando os usos corretos das cadeirinhas e do cinto de segurança. “Nosso objetivo é que eles sejam multiplicadores, levando as informações para casa e cobrando dos pais atitudes corretas”, explicou.

A GM Samara Eliza Keiel Bueno desenvolveu a abordagem na EMEB Antônio Rodrigues Neto, no Bairro Clóvis Picoloto, também na sexta-feira. Ela e Elaine Cristina são as responsáveis pela elaboração e execução das palestras, que foram realizadas no dia 22 nas escolas Anna dos Santos de Barros, no Jardim Pinheiros e Egles Gabas de Carvalho, no Bairro Vista Verde. Quase 800 alunos do primeiro ano à quarta série, com idades entre seis e dez anos participaram.

A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira acredita que essas palestras são fundamentais para que os alunos cresçam conscientes e se tornem motoristas responsáveis. “Quando a criança conhece as regras básicas de trânsito, com certeza chamará a atenção do motorista caso ele cometa alguma infração”.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana Paulo Arcanjo da Cruz, “o evento foi bem desenvolvido e os resultados são satisfatórios, porque as crianças assimilam as informações com facilidade e demonstraram interesse no assunto. Essa foi uma ação de relativa abrangência, mas já estamos pensando em outras campanhas educativas pontuais. O Governo Municipal tem esse compromisso com educação no trânsito”.

0 comentários: