quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PARCERIA PROMOVE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Na manhã desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Nestlé, lançou o programa “Nestlé Faz Bem Cuidar”, que consiste na formação de diretores, professores e coordenadores da Educação Infantil sobre temas ligados ao meio ambiente. O curso iniciou hoje (14) e segue até amanhã, das 8h30 às 17h30, no Grêmio da Nestlé. Estiveram presentes o prefeito municipal Cido Sério, a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, os consultores da Nestlé Roque Antônio Soares Jr e Gabriela Raggio e profissionais da SME.


A secretária Beatriz abriu o evento explicando que o programa é voltado aos alunos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba. “As crianças pequenas precisam participar de ações como esta, pois é nessa fase que elas começam a formar opiniões; despertar neles a conscientização desde cedo é fundamental”, explica a secretária.



O prefeito Cido Sério agradeceu a Nestlé pela parceria e elogiou a SME pelo trabalho realizado. “A Nestlé faz produtos para que as crianças cresçam fortes e esta parceria trará grande contribuição para que elas cresçam conscientes”, disse o prefeito. “É preciso um planeta saudável e é por isso que o governo municipal, junto com as secretarias de Educação e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolve projetos sobre meio ambiente”, finaliza.


O consultor da Nestlé Roque Antônio Soares Jr destacou que o objetivo principal desse programa é formar cidadãos preocupados com o meio ambiente. “A Nestlé se preocupa com futuro das crianças e através desse programa nós buscamos desenvolver uma política de sustentabilidade, além da formação de seres humanos conscientes, e foi exatamente isso que eu encontrei nas Escolas Municipais de Araçatuba, crianças preocupadas com futuro”, disse.



NESTLÉ FAZ BEM CUIDAR

O Programa Nestlé Faz Bem Cuidar atua no desenvolvimento rural e na educação ambiental com foco na preservação da água. Com esse compromisso, o Programa da Fundação Nestlé Brasil produziu um conjunto de cartilhas para ajudar os educadores na importante tarefa da educação ambiental. A cartilha apresenta brinquedos e brincadeiras que pertencem à cultura das crianças do Brasil e são apenas sinais da imensa riqueza dos movimentos experimentados na convivência entre crianças e natureza. Todas as educadoras da rede que participaram do evento receberam o material pedagógico.

A proposta do projeto é despertar um compromisso em relação às questões ambientais, destacando os temas água, coleta seletiva de lixo, desmatamento, aquecimento global entre outros. Este processo é realizado por meio da capacitação dos educadores das escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Consultores contratados pela Fundação Nestlé Brasil são os responsáveis pela metodologia de transmissão dos conceitos de preservação ambiental para os educadores participantes e consequentemente para as crianças, adolescentes, suas respectivas famílias e comunidade em geral.

0 comentários: