quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Preocupação com o Meio Ambiente é tema de Conferência na Rede Municipal

Teve início no mês de agosto a I Conferência Infantil para o Meio Ambiente nas Escolas Municipais de Araçatuba. O Projeto é voltado às Escolas de Ensino Fundamental, porém algumas Escolas de Educação Infantil manifestaram o interesse de realizar a Conferência com os pequenos. Foi o caso das EMEBs CAIC Profª Ramona Coelho e Maria Aparecida Pimentel Ferraz. A iniciativa do projeto é da Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Participação Cidadã.

A Conferência na EMEB CAIC Profª aconteceu no dia 27 de agosto e os alunos apresentaram 15 propostas para melhorar o Meio Ambiente além de buscarem informações e participarem ativamente de procedimentos e ações que contribuem com a preservação do planeta,



“Sendo a preservação da natureza e da própria espécie humana um compromisso, a criança não está excluída dessa tarefa, iniciativas como a educação ambiental coloca meninas e meninos em contato com o conhecimento sobre a natureza, seus ciclos e funções, é importante conhecermos melhor o meio ambiente para podermos adotar práticas que auxiliem o planeta em sua luta pela sobrevivência”, disse a coordenadora Maria Ângela de Paula.



Sexta-feira (3), foi o dia da EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz realizar a Conferência. Os alunos aprenderam a importância da coleta seletiva de lixo, da água e atitudes simples que ajudam na conservação do Meio Ambiente, como fechar a torneira enquanto escovam os dentes, apagar as luzes e desligar o ventilador quando sair do local,separar o lixo doméstico entre outras coisas.


A diretora da EMEB Ana Cláudia Denadai Ribeiro, destacou a importância do Projeto para as Escolas de Educação Infantil. “O tema Meio Ambiente, sempre fez parte do nosso plano de ensino e nós pudemos perceber que as crianças pequenas têm capacidade para repassar as informações recebidas aos pais e cobrar atitudes corretas, fazendo com que isso vire um hábito”, explicou a diretora.


Na ocasião as professoras também apresentaram a música “herdeiros do futuro”, que fala dos cuidados com o lugar que vivemos e preparam uma gincana, onde as crianças recolhiam os materiais recicláveis do chão e depositavam em caixas de coleta seletiva de lixo, separando vidro, papel, plástico e metal. Dessa forma as crianças aprendem a separar o lixo tanto na Escola como nas suas casas.

0 comentários: