quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Profissionais da Educação participam de curso na Folha da Região

Na última semana, 20 profissionais da Rede Municipal de Educação Infantil de Araçatuba concluíram um curso ministrado pela jornalista Ayne Regina Gonçalves Salviano, na sede do jornal Folha da Região. O Projeto “Jornal e Educação” foi dividido em quatro encontros entre os meses de junho e agosto. O Projeto tem como objetivo, incluir o jornal nas atividades desenvolvidas com os alunos. O curso aconteceu nas quartas-feiras, das 18h às 20h e teve um resultado muito significativo para quem participou.

Durante as reuniões, as profissionais tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Folha da Região e o processo pelo qual o jornal passa, desde a redação até a impressão. No segundo encontro, a jornalista fez uma retrospectiva do jornalismo e falou sobre a importância do jornal impresso. No terceiro encontro Ayne explicou os elementos que compõem um jornal, como artigo, reportagem, manchete, olho, chapéu e comentou sobre as editorias. O último encontro foi marcado pela parte prática, onde as profissionais aprenderam atividades variadas para trabalharem com as crianças em sala de aula, levando em conta que os pequenos ainda não sabem ler.

De acordo com a orientadora pedagógica, Roberta Caetano da Silveira, esse projeto foi importante, pois o grupo aprendeu que por meio do jornal, várias atividades podem ser desenvolvidas com as crianças pequenas como recortes, colagens, confecção de bonecos e jogos, cartazes entre outras atividades. “Após esta preparação, dá-se o início às diversificadas ações que serão desenvolvidas pelas profissionais, pois elas se tornarão multiplicadoras desse trabalho nas suas Escolas”, disse.

Participaram da formação oito Escolas Municipais, entre elas: CAIC Profª Ramona M. Coelho, Camila Tomashinsk, Cláudio Evangelista Teixeira, Deodato Isique, Elza Vieira de Brito Zonetti, Profª Enoy Chaves Leone, Profª Mariazinha Miloch e Neyde Simão da Mata. Cada EMEB que participou do Projeto, irá receber as terças-feiras, 20 exemplares do jornal, para serem trabalhados em sala de aula.

Ensino Fundamental

No dia 14 de setembro terá inicio o Projeto Jornal e Educação, voltado aos profissionais da Rede Municipal de Ensino Fundamental. O curso terá duração total de 8 horas, distribuídas em duas horas semanais. O objetivo de incluir o Ensino Fundamental no projeto é oferecer subsídios para utilização do jornal como ferramenta de ensino e aprendizagem. As escolas inscritas na formação também receberão 20 exemplares semanais do jornal.

0 comentários: